Carlos Roseiro fala sobre os usos do FWA 5G no Fórum de Operadoras Inovadoras
São Paulo, 24 de março de 2023 - O FWA, ou Fixed Wireless Access, é uma tecnologia que permite a conexão 5G sem fio por meio de ondas de rádio transmitidas para residências ou estabelecimentos comerciais e industriais.
A tecnologia não é nova, porém, tem sido apontada como uma excelente alternativa de conectividade ultrarrápida em lugares distantes, nos quais o cabeamento por fibra óptica pode ser custoso. No entanto, mesmo nos grandes centros, o FWA pode ser uma alternativa.
Por isso, quando perguntado sobre a escolha entre FWA e fibra óptica, Carlos Roseiro, diretor de Soluções Integradas da Huawei, responde: “depende”. E depende de quê?
“Quando olhamos os números no Brasil, encontramos 27 milhões de residências que ainda não estão conectadas”, explica. “Aí perguntamos: onde estão essas casas? Cerca de 40%, ou 11 milhões, estão nas cidades com menos de 30 mil habitantes. Nos municípios com população acima deste número, são 16 milhões”.
“Partindo desses dados, as operadoras regionais precisam investir na cobertura 5G e, parece óbvio, incluir o FWA”, diz.
“Normalmente, em situações de baixa densidade populacional e grande área geográfica, é possível que dois ou três sites cubram a localidade sem a necessidade de cabeamento”.
“À medida em que um operador regional consegue uma certa escala de assinantes, ele alcança um ponto de equilíbrio e o FWA começa a valer a pena. É apenas uma questão de custo-benefício”, afirma.
“Já nos grandes centros, não haverá um cenário greenfield, ou seja, completamente FWA 5G sem concorrência”.
“Constatamos, no entanto, que mesmo nas grandes cidades há vários micro cenários onde o FWA é uma solução como, por exemplo, em pequenos comércios ou em processos do sistema bancário que precisam de uma tecnologia complementar”.
“No caso das residências em grandes centros, o FWA pode ser a solução em prédios, por exemplo, onde já não é possível passar cabos, mesmo a fibra óptica. Nesse caso, é uma alternativa viável”, aponta.
Carlos Roseiro participou da sexta edição do Fórum de Operadoras Inovadoras, que aconteceu em São Paulo, no dia 23 de março, com organização dos veículos Mobile Time e Telesíntese.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, conforme a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.