São Paulo, 24 de setembro de 2020 – Na primeira fase do projeto, a Huawei planeja capacitar mais de 600 profissionais, formar 48 novos instrutores e instalar 12 laboratórios preparados para a prática de instalação de rede de fibra ótica, em parcerias com instituições das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A iniciativa é parte da estratégia da Huawei em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura de 5G no Brasil e o aumento de empregabilidade.
A fibra se tornará a principal tecnologia de acessos de banda larga fixa no Brasil, de acordo com pesquisa da consultoria Teleco, que também avaliou o estágio atual e a lacuna de profissionais técnicos que instalam fibra de provedores de internet. Em média, mais de 50% dos provedores de internet de banda larga em todas as regiões do país enfrentam grande dificuldade em encontrar profissionais para instalar redes de fibra. Em regiões como Norte e Nordeste esse número pode chegar a 62%, e no Sudeste e Sul pode chegar a 47%.
Em 2018, os provedores de internet contavam com 40,8 mil técnicos instaladores de fibra, sendo 36,2 mil técnicos da própria equipe e o restante de terceiros. Os demais utilizaram cerca de 30 mil instaladores de fibra, sendo 80% de terceiros.
Na primeira fase: mais de 600 novos profissionais, 48 instrutores e 12 laboratórios de prática
O objetivo da Huawei é formar pessoas aptas para o trabalho, independentemente da idade. O programa contemplará três partes: Fundamentos sobre redes de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e fibra; Instalação de redes de fibra - teoria e prática; e, por fim, avaliação e certificação. “Queremos ter certeza de que os profissionais estão prontos para atender às necessidades de forma prática. Por isso vamos montar 12 laboratórios, no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, para treinar mais de 600 pessoas e formar 48 novos instrutores. Sabemos que equipamentos e estruturas específicas são necessários para transmitir esse tipo de treinamento de maneira adequada. É preciso prática para aprender”, explicou a gerente de capacitação da Huawei Brasil, Camila Borges.
Principais descobertas sobre a lacuna de mão de obra especializada
A Teleco realizou mais de 400 entrevistas com gerentes e representantes de RH de empresas provedoras de internet banda larga em todas as regiões do país, com margem de erro de +/- 4,6%. Entrevistas qualitativas também foram conduzidas com as maiores empresas do ramo.
Entre as principais constatações:
“Sabemos que essa capacitação profissional é fundamental em todos os lugares e principalmente em regiões como a Amazônia e Nordeste. A tecnologia, inovação e capacitação profissional da população são fundamentais para proporcionar uma vida melhor às pessoas”, ressaltou Camila Borges, gerente de Capacitação da Huawei no Brasil.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.