Energia sustentável da Huawei tem impacto equivalente ao plantio de 200 milhões de árvores
Huawei ajudou a gerar 300 bilhões de kWh de energia verde, reduzindo as emissões de dióxico de carbono em 148 milhões de toneladas

 

São Paulo, 26 de fevereiro de 2021 – A Huawei, líder mundial em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tem como objetivo tornar o mundo totalmente conectado, inteligente e, também, sustentável. Por isso, sua atuação no setor de energia é concentrada em soluções cada vez mais eficientes. A comprovação deste compromisso veio com o anúncio de que seus equipamentos fotovoltaicos geraram mais de 160 gigawatts de energia em mais de 60 países, atendendo a setores como educação, saúde, esportes, transporte, agricultura, pecuária e pesca e manufatura moderna. A revelação aconteceu antes do Mobile World Congress em Xangai, realizado de 23 a 25 de fevereiro.


A empresa ajudou a produzir 300 bilhões de kWh de energia verde, reduzindo as emissões de dióxido de carbono em 148 milhões de toneladas, o que equivale ao plantio de mais de 200 milhões de árvores.


No Brasil, a venda de inversores da Huawei começou em 2017 e até agora já chega a 3.3 GW. A geração de energia é cerca de 5 bilhões de quilowatts-hora por ano, o que reduz as emissões de dióxido de carbono em 2,6 milhões de toneladas a cada ano, equivalente a plantação de 3,3 milhões de árvores.


Em setembro de 2020, a Huawei ajudou a maior usina fotovoltaica individual do mundo em Hainan, província de Qinghai, a se conectar com sucesso à rede, estabelecendo uma referência para o desenvolvimento global de energia limpa.


Soluções inteligentes e sustentáveis para cidades inteligentes


Em Xangai, a Longyang Road Station atende as linhas 2 e 7 do metrô, com trens que entram e saem todos os dias. O que muitas pessoas não sabem é que a estação possui uma "usina elétrica oculta". Uma vista de cima revela um telhado coberto por painéis solares, constantemente gerando energia limpa e verde para o metrô.

 
O projeto de energia fotovoltaica da estação Longyang Road foi construído pela Shanghai Metro New Energy Company. A capacidade instalada total do projeto é de 3,66 megawatts, e o rendimento médio anual de energia é de cerca de 3,4 milhões de kWh. Isso equivale a economizar cerca de 1.200 toneladas de carvão padrão por ano, uma redução de 3.390 toneladas nas emissões de dióxido de carbono. A área total do projeto fotovoltaico no telhado é de 50.000 metros quadrados. Quase 13.000 módulos FV de 280 W estão instalados.

 
A energia gerada é alimentada em uma subestação integrada, fornecendo energia para o metrô próximo. A usina fotovoltaica gera energia suficiente para alimentar trens de oito vagões na Linha 2 para viajar cerca de 200.000 quilômetros, o equivalente a mais de 1.560 viagens de ida e volta. Este é um excelente exemplo de aplicação "PV + metro", em que a energia verde pode alimentar o transporte verde, ajudando Xangai a atingir sua meta de carbono antes do prazo.

 
Compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU


Com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas (ONU), o tema das tecnologias digitais que facilitam o desenvolvimento sustentável tem atraído muita atenção. Em 22 de fevereiro, na véspera do Mobile World Congress 2021 em Xangai, a Huawei, o Global System for Mobile Communications Association (GSMA) e o Centro de Pesquisa de Economia Ambiental da Universidade de Fudan realizaram em conjunto o fórum "Conectado para Prosperidade Compartilhada". Ministros de vários países compartilharam seus pensamentos e ideias sobre este tema.