ABGD lança Road Show Huawei Solar
O projeto, que vai passar por mais de 50 cidades brasileiras, em 15 estados, visa qualificar profissionais e estimular iniciativas empreendedoras com energias renováveis.

 

São Paulo, 26 de abril de 2021 – No próximo mês, a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) vai dar a partida em um projeto de tirar o fôlego: o Road Show Huawei Solar, uma unidade móvel totalmente adaptada para cursos de qualificação, com sala de aula, espaço para workshops e uma casa com cozinha e lavanderia, totalmente equipada, abastecida por um sistema de microgeração distribuída on-grid e off-grid real, que será utilizada para as atividades demonstrativas.


A iniciativa, cujo principal patrocinador é a Huawei, também tem o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) e de outras empresas do mercado de energia solar, que levará cursos básicos sobre instalação de sistemas fotovoltaicos para mais de 50 cidades, percorrendo os principais estados do Brasil. A partida está prevista para o dia 3 de maio.


Energia solar significa maior capacidade de produção, energia limpa 24h, custos otimizados, inteligência, eficiência e segurança – essa é a mensagem que a Huawei quer levar a todas as paradas do Road Show juntamente com a ABGD e oferecer uma experiência imersiva ao público visitante. Na casa cenário, o participante poderá ver de perto a solução fotovoltaica inteligente da Huawei para residências, que garante 24 horas de energia limpa, estável, mais barata e sem impactar na rotina e qualidade de vida de seus moradores.


“Imagine uma solução única com base em Inteligência Artificial que garanta o fornecimento de energia limpa dia e noite, de forma muito intuitiva, eficiente e econômica para ambientes residenciais, comerciais e industriais. Isso não é tendência, é hoje tranquilamente possível”, afirma Fábio Mendes, diretor de Canais da Huawei para a América Latina.


O projeto tem três objetivos: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para a geração de energia; qualificar, com uma sala de aula itinerante, profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e levar conhecimento para regiões de difícil acesso. "Nossa ideia é contemplar no roteiro as principais capitais e cidades importantes identificadas no trajeto, promovendo a energia solar fotovoltaica na prática", comenta Carlos Evangelista, presidente da ABGD.


"Preparamos um curso com carga horária de 8 horas, que inclui noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas", adianta Evangelista. A expectativa da ABGD é capacitar mais de 2 mil pessoas ao longo do trajeto, que prevê um circuito de 12 meses na estrada.


Além dos aspectos técnicos, o curso aborda diversas etapas do processo de comercialização de sistemas fotovoltaicos e promove o empreendedorismo. Evangelista destaca que a energia renovável pode ser um fator impulsionador na retomada econômica como um todo. "Ao fortalecer o mercado de sistemas fotovoltaicos de uma região, você oferece a residências e estabelecimentos comerciais uma possibilidade de economizar na tarifa de energia, e, aliado a isso, dinamiza a economia e gera vários empregos", ressalta o presidente da ABGD.


Na casa cenário dentro do caminhão, com cozinha e lavanderia equipadas e alimentadas por energia solar fotovoltaica, demonstra-se como é na prática, no dia a dia, um ambiente cuja eletricidade é gerada ali mesmo, com a luz do sol.


"Ao longo do trabalho da ABGD, identificamos muitas dúvidas na população em relação à complexidade e viabilidade de instalar um sistema fotovoltaico, bem como da garantia de abastecimento de energia", explica Evangelista. O executivo destaca que na unidade móvel será possível derrubar mitos em relação à geração distribuída.


Priscila Carazzatto, Diretora Comercial da ABGD, acrescenta: “A ABGD tem buscado cada vez mais promover o desenvolvimento de negócios no setor de geração distribuída de energia elétrica. O Road Show HUAWEI Solar traz cobertura nacional e uma grande oportunidade de mostrar um sistema off grid em pleno funcionamento. Vamos poder fornecer meios para incentivar a geração de empregos em um setor em franco crescimento. Estamos falando de um desenvolvimento sustentável do setor, um dos princípios de atuação da ABGD, cujo histórico tem sido este: aliar crescimento econômico, qualificação profissional e benefícios ambientais em projetos transformadores”, finaliza.

Carazzatto adianta que a ABGD já está formatando a segunda fase do projeto, que será um barco itinerante FV navegando no rio Purus (afluente do rio Amazonas), levando treinamento e capacitação para as populações ribeirinhas da Amazônia, além de divulgar e disponibilizar todas as políticas públicas voltadas para energias renováveis e aplicáveis na Amazonia Legal.


Como visitar e participar


A visita ao caminhão, que também contará com a exibição de vídeos sobre energia renovável, será aberta ao público e organizada conforme os protocolos de segurança e distanciamento social estabelecidos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. A ABGD tem o apoio de um infectologista para elaborar um protocolo próprio para o Road Show HUAWEI Solar, que contará com sanitização constante do ambiente, distanciamento entre os participantes, distribuição de duas máscaras para cada aluno e álcool em gel.


Para realizar o curso, é necessário se inscrever pelo site www.roadshowhuaweisolar.com.br e levar 1 kg de alimento não perecível no dia do treinamento. A ABGD também vai convidar empresas locais para contribuir com doações de alimentos, que serão entregues a uma instituição da própria cidade em que a unidade está presente.

 

Sobre a Huawei

 

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.