Huawei e OREALC unem forças para fortalecer habilidades digitais dos professores na América Latina e no Caribe
Iniciativa incluirá professores do jardim de infância ao ensino fundamental, a fim de maximizar o uso eficaz das novas tecnologias para o aprendizado; projeto que começa no Chile pretende ser parte de um esforço regional na América Latina e no Caribe

Cidade do México, 26 de novembro de 2022 – O Escritório Regional de Educação para a América Latina e Caribe (OREALC/UNESCO Santiago) e a Huawei, líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), assinaram um documento de colaboração que beneficiará diretamente os professores da região, começando com um projeto-piloto no Chile.

O acordo foi assinado por ambas as partes na quinta-feira, 24, na Cidade do México, durante o LAC ICT Talent Summit. O documento busca desenvolver os conhecimentos e as habilidades dos professores de educação pré-escolar, básica e secundária no uso de novas tecnologias, com foco no modelo educacional híbrido.

O projeto sobre a formação de professores em competências digitais tem como objetivo fornecer ferramentas que lhes permitam maximizar o uso do mundo digital no processo educacional, tanto dentro das salas de aula como à distância, no contexto de que desde o início da pandemia, a educação online tem sido uma alternativa diária.

A UNESCO e a Huawei elaboraram um documento regional para realizar esta cooperação, e o piloto chileno incluirá autoavaliações dos professores para identificar áreas específicas nas quais eles precisam fortalecer suas capacidades. Em uma segunda etapa, serão realizados os cursos e uma avaliação do aprendizado. Espera-se que a iniciativa seja repetida anualmente.

Claudia Uribe, diretora da OREALC/UNESCO, disse que este projeto é um ponto de partida para a iniciativa que poderá ser levada posteriormente a outros países da região e é relevante porque "a integração das TIC nos sistemas educacionais abre muitas possibilidades para avançar na inclusão e na equidade dos sistemas educacionais e proporciona oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos".

A Huawei Chile disponibilizará para este projeto sua experiência em 5G, inteligência artificial e internet das coisas, aproveitando seu conhecimento acumulado em mais de 30 anos de existência.

"Esta aliança busca fortalecer e, em outros casos, desenvolver habilidades tecnológicas dos professores chilenos desde o jardim de infância até o ensino fundamental, para que eles sejam capazes de aproveitar ao máximo as alternativas digitais no ensino", disse Michael Xue, vice-presidente da Huawei América Latina.

O projeto incluirá educadores de estabelecimentos municipais, pessoas físicas subsidiadas e remuneradas e empresas de administração, que poderão ter acesso a cursos gratuitos que serão ministrados em todo o território nacional.

O LAC ICT Talent Summit aconteceu na quinta, 24, e na sexta, 25, e reuniu cerca de 300 estudantes, legisladores, professores universitários, assim como líderes do mundo dos negócios e da academia para discussões sobre o status, desafios e soluções para questões de talento.

Desde os anos 2000, a Huawei vem aumentando constantemente seu investimento em talentos digitais. Na América Latina e no Caribe, a Huawei ajudou a treinar 50.000 talentos nos últimos anos por meio de várias iniciativas e parcerias.

Em 2014, trouxe o programa de intercâmbio Seeds for the Future para a América Latina, começando pela Colômbia e depois expandindo-o para cobrir cerca de 20 países da região. Desde então, concedeu bolsas de estudo a cerca de 1.800 estudantes para obter treinamento intensivo em tecnologias digitais e exposição às últimas tendências do setor digital, além de visitas a lugares que incluem a sede da Huawei em Shenzhen, na China, e outras cidades.

A empresa ainda fez parcerias com cerca de 400 universidades e faculdades na América Latina e no Caribe para estabelecer a Huawei ICT Academy, que recebem a ajuda da Huawei na capacitação para que possam oferecer cursos de treinamento e certificação.

Muitos estudantes da região competiram na Huawei Global ICT Competition e na Developers Competition, e trouxeram para casa medalhas representando suas universidades.

Além disso, a empresa também fez parcerias com organizações internacionais e governamentais em iniciativas de desenvolvimento inclusivo de talentos destinadas a ajudar as mulheres e os desprivilegiados, como a Igual ICT na Argentina.

"Estamos vendo uma economia de digitalização rápida, o que significa que o setor digital não está apenas representando, mas contribuindo e transformando uma proporção cada vez maior da produção econômica geral, e o talento digital é a base da economia digital", disse Xue.

 

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.