Barcelona, Espanha, 27 de fevereiro de 2023 - O presidente da Huawei Carrier Business Group, Li Peng, fez um discurso de abertura hoje no MWC Barcelona 2023 sobre como reimaginar os negócios 5G, reforçar a cobertura 5G e reinventar as tecnologias 5G. Em seu discurso, Li Peng apresentou informações sobre a experiência do usuário e o desenvolvimento recente do 5G. Ele disse que o setor precisa trabalhar em conjunto para acelerar a prosperidade da nova geração de tecnológica de conectividade móvel.
Li Peng, presidente da Carrier Business Group da Huawei, faz um discurso de abertura na reunião de cúpula do GSMA
Acelerar a prosperidade do 5G por meio da inovação ininterrupta
O 5G se desenvolveu rapidamente desde que entrou em uso comercial há três anos. Até o final de 2022, mais de 1 bilhão de usuários de 5G haviam assistido à transmissões em alta definição dos principais eventos esportivos internacionais e mais de 10 milhões de residências já contavam com acesso à banda larga 5G. "O 5G levou apenas três anos para alcançar o progresso que o 4G teve em cinco anos. Desse ponto de vista, o 5G já alcançou o sucesso", disse Li Peng.
No entanto, a cobertura 5G ainda mostra grandes diferenças entre regiões e países. Alguns consumidores esperam uma experiência melhor, enquanto a transformação digital do setor industrial exige mais. “Para alcançar maior sucesso do 5G, o setor precisa reimaginar os negócios 5G, reforçar a cobertura e reinventar as tecnologias 5G”, observou Li Peng.
Reimaginar os negócios 5G para impulsionar a inovação centrada na experiência
O verdadeiro valor do 5G está enraizado no desejo natural das pessoas por melhores experiências. Uma pesquisa recente descobriu que a dopamina que o cérebro humano produz ao assistir a um vídeo HD de três minutos é igual à quantidade produzida durante uma corrida de 30 minutos.
À medida que os recursos da rede melhoram, os usuários podem assistir vídeos em maior definição e de mais pontos de vista, criando um novo padrão para experiências de próxima geração. 70% dos usuários já estão dispostos a pagar por melhores experiências 5G. Isso significa que as operadoras podem adotar o modelo de rede como serviço (NaaS) para promover um ecossistema mais próspero de aplicativos e conteúdo 5G.
Com capacidades de rede mais fortes, as operadoras também poderão expandir ainda mais os mercados de uso doméstico e de PMEs. Ainda existem 200 milhões de cabos de banda larga coaxiais de cobre que precisam urgentemente de atualização em todo o mundo e mais de 60 milhões de PMEs desejam acesso a serviços de linhas dedicadas. Uma operadora europeia já havia alcançado um Net Promoter Score (NPS) acima de 90% e aumentou sua ARPU (Receita Média por Usuário) em mais de 60% ao fornecer 5G FWA (Acesso Fixo sem Fio).
Reforçar a cobertura 5G para proporcionar melhores experiências a mais usuários
A cobertura 5G mais ampla está ajudando as operadoras a monetizar melhor a experiência. Isso é bem evidenciado pelas 20 principais operadoras do mundo em implantação de rede 5G, que alcançaram ARPU e crescimento de receita significativamente maiores do que a média global no ano passado.
As operadoras globais estão pensando mais em como estender a cobertura 5G de áreas externas para áreas internas e de áreas urbanas para áreas suburbanas e rurais. Ao aumentar a cobertura das estações rádio base 5G e permitir que os sinais penetrem em mais paredes e edifícios, eles podem ajudar mais usuários a aproveitar melhores experiências.
Reinventar as tecnologias 5G para novos avanços na capacidade e cobertura da rede
A inovação nos equipamentos de estação rádio base 5G também seria necessária para fornecer uma cobertura mais profunda. Nessa linha, em 2022, a Huawei lançou o MetaAAU, sua AAU (unidade de processamento ativo de antenas) de terceira geração para estações rádio base 5G. Comparado com sua contraparte da geração anterior, o MetaAAU oferece capacidade e cobertura cerca de 30% maiores, tornando-o uma escolha privilegiada para operadoras que buscam uma cobertura 5G mais profunda.
Este ano, a Huawei também lançou seu Meta BladeAAU, permitindo uma implantação simplificada de redes 2G, 3G, 4G e 5G em um único poste.
De 5G a 5.5G: capacidades 10 vezes maiores para oportunidades 100 vezes maiores
Pensando no futuro, as operadoras líderes agora trabalham em estreita colaboração com o 3GPP para avançar o padrão 5G e dar o salto para 5.5G.
O 5.5G se expandirá no 5G, mas será mais rápido, mais automatizado e mais inteligente, e oferecerá suporte a mais bandas de frequência.
O 5.5G fornecerá recursos de rede 10 vezes maiores, o que se traduzirá em 100 vezes mais oportunidades. Vídeo com ponto de vista livre, nuvem corporativa, redes privadas móveis, IoT passiva e detecção e comunicação integradas se desenvolverão rapidamente graças a esses avanços no 5G.
Ao final de seu discurso, Li Peng enfatizou que todos os parceiros do setor precisarão trabalhar juntos e inovar sem parar para acelerar esse salto na prosperidade do 5G.
Huawei no MWC 2023
O MWC Barcelona 2023 acontece de 27 de fevereiro a 2 de março em Barcelona, na Espanha. A Huawei apresenta seus produtos e soluções no estande 1H50 no Fira Gran Via Hall 1. Juntamente com operadoras globais, profissionais do setor e formadores de opinião, mergulhamos em tópicos como sucesso comercial 5G, oportunidades com 5.5G, desenvolvimento verde, transformação digital e nossa visão de usar o plano de negócios GUIDE para estabelecer as bases para o 5.5G e aproveitar o sucesso do 5G para uma prosperidade ainda maior. Para mais informações, visite: https://carrier.huawei.com/en/events/mwc2023.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, conforme a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.