Huawei e parceiros latino-americanos promovem a formação de talentos digitais e a sustentabilidade

 

Barcelona, Espanha, 27 de fevereiro de 2024 – Durante o MWC Barcelona 2024, a Huawei, junto com a UNESCO, agências governamentais, grupos de reflexão e parceiros em sustentabilidade da América Latina, organizou uma mesa redonda com a mídia para discutir o papel da tecnologia digital na formação de talentos e na proteção do meio ambiente. A discussão teve como objetivo encorajar a sociedade e os setores produtivos a colaborar na promoção do desenvolvimento sustentável e na diminuição do chamado abismo digital com o uso da tecnologia.

Durante a conferência, o Governo do Estado de Yucatán, no México, a agência de inovação C Minds, o Sistema Nacional de Áreas de Conservação da Costa Rica (SINAC) e a Diretoria de Tecnologia e Inovação do Ministério da Educação e Ciência do Peru, parceiros da Huawei no projeto TECH4ALL, discutiram o potencial da tecnologia para proteger os ecossistemas bem como para melhorar as competências digitais das populações.

 

 

Claudia Uribe, diretora da Representação da UNESCO para a Educação na América Latina, reconhece que a região hoje enfrenta desafios fundamentais, como a falta de recursos e deficiências no ensino. “É muito bom ver a Huawei compartilhar uma visão comum com a UNESCO sobre a formação de talentos digitais e a redução do abismo digital. Como exemplo, posso citar o projeto Digi School, no Chile, que promove a transformação digital da educação básica, fornecendo aos professores dos ensinos fundamental e médio as competências necessárias em TIC através de equipamentos profissionais e orientação técnica”, explicou.

César Funes, vice-presidente de Relações Institucionais da Huawei para a América Latina e Caribe, destacou que o desenvolvimento de talentos digitais é um motor para a transformação digital, o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. “Como empresa focada na inovação, a Huawei está disposta a fazer mais para diminuir o abismo digital e colaborar com múltiplos stakeholders para resolver o desafio da escassez de talentos em TIC na América Latina”, afirmou.

James McBreen, diretor sênior da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), destacou a importância do projeto da Huawei chamado Tech4Nature, focado na preservação ambiental. A iniciativa utiliza uma série de tecnologias inovadoras e soluções digitais, como computação em nuvem, big data e inteligência artificial, que auxiliam na tomada de decisões sobre conservação eficaz de espécies ameaçadas e dos seus habitats. “Convidamos parceiros do setor de TIC, ambientalistas, comunidades locais e legisladores da América Latina a se unirem à iniciativa Tech4Nature. Queremos alcançar a meta global de efetivamente preservar pelo menos 30% dos biomas e da água até 2030”, disse.

Joyce Liu, diretora do Escritório do Programa de Inclusão Digital TECH4ALL da Huawei, disse que “através do uso inteligente da tecnologia e da parceria público-privada, acreditamos que a tecnologia digital é um catalisador para acelerar o desenvolvimento sustentável na América Latina e de todo o mundo”.

Tech4Nature é uma colaboração entre a Huawei e a UICN. Foi lançada em 2020 com o intuito de desenvolver soluções de conservação para 300 áreas protegidas em todo o mundo através da aplicação de tecnologias digitais em projetos piloto que visam melhorar a eficiência e os resultados dos trabalhos de preservação.

 

Sobre a Huawei 

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.