COMUNICADO À IMPRENSA

Consolidando a infraestrutura digital

A Huawei ajuda a América Latina a alcançar um desenvolvimento digital e sustentável

 

Daniel Zhou, presidente da Huawei para a América Latina e Caribe. Divulgação: Huawei

Barcelona, Espanha, 27 de fevereiro de 2024 – Durante a 18ª versão do Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, a Huawei reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando na construção da infraestrutura digital na América Latina e no Caribe, promovendo ainda mais a transformação digital e o desenvolvimento sustentável na região, visando alcançar uma maior conectividade. Ao mesmo tempo, reiterou o seu objetivo de proteger o ambiente natural e possibilitar que mais pessoas aproveitem os benefícios da tecnologia digital.

Daniel Zhou, presidente da Huawei para a América Latina e Caribe, destacou que a nova geração de tecnologias de informação e comunicação, como 5G e 5.5G, é o primeiro passo para alcançar a transformação digital e atualizar o setor. A transformação digital está acelerando na América Latina e encontra-se em um período crítico em termos de implantação de redes de quinta geração. Nesse sentido, as prioridades da Huawei na América Latina são fornecer produtos e soluções de infraestrutura de TIC líderes em tecnologia seguros e confiáveis, promover conectividade inclusiva e permitir que as pessoas aproveitem serviços de rede convenientes e de alta qualidade.

“Esperamos trabalhar com parceiros locais para impulsionar ainda mais o processo de transformação digital na América Latina através da inovação tecnológica contínua e dar uma maior contribuição para o desenvolvimento da economia digital local”, disse Zhou.

Durante um encontro com a imprensa da região presente no MWC, o executivo sênior destacou que, na era da economia digital, o cultivo e desenvolvimento de talentos digitais é particularmente crítico. Por esta razão, Daniel Zhou Huawei destacou o compromisso da Huawei em continuar promovendo ativamente programas de talentos digitais na América Latina e no Caribe. Até o momento, a empresa já trabalhou com mais de 20 ministérios e 400 universidades para fornecer formação em competências em TIC a mais de 2.400 pessoas.

Ao longo do ano passado, a Huawei se desenvolveu de forma constante na América Latina e continua comprometida com a construção da infraestrutura de TIC e com a promoção de uma conectividade mais ampla na América Latina. Por exemplo, cooperando com operadoras locais para implantar a estação rádio base 5G mais meridional do mundo, no Chile, e conectar a rede a áreas remotas. No campo da transformação digital, com mais de 7.400 parceiros, a transformação digital do setor vem sendo promovida, incluindo projetos de agricultura inteligente no Brasil e na Jamaica. Além disso, a Huawei cooperou com governos e organizações não governamentais no México, Chile, Colômbia e Equador através do projeto TECH4ALL para proteger o ambiente natural e a biodiversidade local através do uso de tecnologias de informação e comunicações.

 

Sobre a Huawei 

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.