Huawei

Huawei lança SingleRAN Pro para enfrentar os desafios 5G e criar um mundo digital inteligente

 

A Huawei lançou na véspera do Huawei Global Analyst Summit 2018 a solução SingleRAN Pro, orientada para conectividade 5G. O objetivo é ajudar as operadoras a enfrentarem os desafios da era 5G e a construírem um mundo digital inteligente e totalmente conectado. A solução conta com três recursos em destaque: 2G, 3G, 4G e 5G em uma única rede, arquitetura ágil para diversos serviços e um sistema de gerenciamento inteligente automático.

 

No caminho rumo ao 5G, as operadoras não podem se dar ao luxo de menosprezar seus três desafios principais: como implantar rapidamente redes 5G com o melhor custo-benefício, como alocar de forma flexível os recursos de rede 5G para maximizar o valor da rede e como gerenciar de forma eficiente as cada vez mais complexas redes com custos reduzidos de operação e manutenção (O&M).

 

A recém-lançada solução SingleRAN Pro resolve especificamente esses desafios de três formas.

 

5G All-in-One: Uma rede que suporta a 5G enquanto permanece compatível com as plataformas 2G, 3G e 4G

 

A plataforma unificada de hardware suporta a implantação rápida e eficiente de redes 5G ao mesmo tempo em que permanece compatível com 2G, 3G e 4G. A mais recente melhoria maximiza a eficiência dos recursos e garante que os investimentos das operadoras estejam prontos para o futuro. A all-in-one 5G leva o compartilhamento de recursos de hardware de RF e multi-RAT baseband da SingleRAN a um novo patamar. Enquanto a SingleRAN conta com a multi-RAT, esta nova solução possui uma antena multicanal multibanda e unidade de RF.

 

Os produtos da série Massive MIMO são projetados especificamente para atender diversos cenários de grande capacidade. Além disso, plataformas de hardware altamente integradas como as BBUs são apresentadas não só para acelerar o lançamento do 5G, mas também para maximizar substancialmente o espaço nas instalações. Essas novas plataformas também ajudam a reduzir o consumo geral de energia e os custos com manutenção.

 

"A Huawei lançou a solução SingleRAN em 2007, durante os estágios iniciais da implantação 4G em larga escala. A abordagem all-in-one é uma excelente resposta para a implantação da rede multi-RAT, além de ajudar a reduzir significativamente o CAPEX das operadoras", disse o Dr. Peter Zhou, chefe do departamento de marketing das soluções wireless da Huawei. "O lançamento da SingleRAN Pro é o resultado da inovação contínua combinada com uma ampla experiência de centenas de implantações de rede ao longo da última década. A Huawei está ansiosa para trabalhar com as operadoras e parceiros globais, além dos parceiros da indústria, para abraçar os futuros desafios e oportunidades da era 5G".

 

Nuvem Móvel: Uma arquitetura de rede móvel que suporta múltiplos serviços das operadoras

 

A arquitetura da nuvem móvel cobre três aspectos. Primeiro, a arquitetura da rede é cloudificada. As operadoras podem usar o mesmo conjunto de software para a implantação da estação base distribuída (DRAN), a implantação da estação base centralizada (CRAN) e a implantação dividida CU-DU.

 

Segundo, os recursos do espectro são cloudificados. A CloudAIR é utilizada para permitir a rápida alocação do espectro sob demanda. Isso acelera a introdução de tecnologias de ponta e aumenta a eficiência espectral.

 

Terceiro, as capacidades da interface aérea são cloudificadas. O fatiamento da rede permite interfaces e redes sob medida para uma ampla gama de serviços.

 

A nuvem móvel garante a utilização eficiente de recursos, a implantação da estação base sob demanda e o fornecimento de serviços ágeis. Esses três recursos permitirão que as redes das operadoras hospedem um crescente número de serviços de diferentes indústrias verticais ao mesmo tempo em que maximizam o retorno dos investimentos (ROI) dos clientes.

 

Automação: Um sistema de rede wireless inteligente marcado pelo gerenciamento automático

 

A era 5G apresenta desafios de O&M sem precedentes às operadoras. O gerenciamento dos recursos de rede está mais complexo do que nunca devido à coexistência de múltiplos RATs e vários serviços. Enquanto isso, a garantia de uma QoS diferenciada para os serviços verticais emergentes da indústria é outra questão importante que as operadoras precisam resolver.

 

A indústria da banda larga móvel (MBB) está passando por profundas mudanças à medida que a 5G se aproxima. O lançamento do tráfego MBB criou um ciclo de negócios positivo para a indústria, permitindo que as operadoras descubram modelos de negócios favoráveis para novas rodadas de crescimento. A ascensão da Internet das Coisas (IoT) está criando centenas de bilhões de novas conexões. Enquanto isso, os segmentos habilitados pela rede MBB, como a Internet de Veículos (IoV, na sigla em inglês) e VR/AR, estão experimentando mudanças estruturais com infinitas oportunidades de crescimento e novos serviços.

 

A SingleRAN Pro fornece redes wireless inteligentes com otimização de rede, O&M automática e habilitação da capacidade de rede, todas baseadas na AI. Esta solução simplifica a O&M da rede e estimula o desenvolvimento da O&M inteligente. Ela também libera o potencial latente das redes, permitindo novos avanços de desempenho. A solução possibilita muitos novos recursos e oferece soluções automatizadas para problemas que vão além das capacidades humanas. O que antes era considerado impossível agora é possível.

 

Sobre a Huawei

 

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país desde 1999, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.