Belo Horizonte, 27 de julho de 2023 - O caminhão itinerante 5G Truck, uma iniciativa da Huawei, em parceria com o SENAI CIMATEC, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e o Instituto Iracema (Ceará), estará em Belo Horizonte (MG) de 28 de julho a 1 de agosto, carregado com instalações sobre o 5G e a transformação digital.
“Com esse projeto, a Huawei visa ampliar a disseminação de informações e conscientizar a população sobre a importância das novas tecnologias digitais para o desenvolvimento do país e como elas podem impactar positivamente nas nossas vidas”, explica Tiago Fontes, diretor de Ecossistema e Marketing da Huawei Brasil. A visitação é gratuita e aberta ao público. Além dessa atividade, está prevista também a realização do curso Indústria 5G: Progresso e Evolução, a ser ministrado pelo time do Senai.
O incentivo à formação profissional para o setor de TIC também é o objetivo do projeto. “O Brasil precisa diminuir o déficit de mão-de-obra qualificada de modo a acelerar a transformação digital no país e o 5G Truck é uma contribuição a esse processo. O 5G é a base para um ecossistema de soluções que inclui o cloud computing, a internet das coisas e a inteligência artificial. Quem visitar o 5G Truck poderá ver exemplos dos usos dessas tecnologias na prática”, explica Fontes.
O caminhão conta com sete instalações que mostram como a tecnologia pode mudar setores econômicos, melhorando a eficiência e promovendo novas formas de geração de riquezas, de trabalho e de aprendizado:
"Estamos entusiasmados em colaborar com a Huawei novamente neste projeto revolucionário. O Caminhão 5G, agora em seu segundo ano de operação, leva a experiência da tecnologia de última geração diretamente para as cidades por onde passa. Com essa iniciativa, estamos promovendo a educação e possibilitando que mais pessoas vivenciem as possibilidades transformadoras do 5G. Estamos comprometidos em impulsionar o desenvolvimento tecnológico e capacitar as comunidades para o futuro digital”, diz Luiz Fernando Taboada, gerente executivo do SENAI CIMATEC.
Para o Instituto Iracema, o 5G Truck mostra a importância da inovação na vida das pessoas. "É com imenso prazer que o Instituto Iracema se orgulha em fazer parte deste projeto. Esperamos que este caminhão não alcance somente cidades, mas que garanta que a inovação alcance a mente e o coração de todos aqueles que o encontrarem”, celebra Neyrobson Lima Vasconcelos, diretor administrativo da instituição.
Até março de 2024, o 5G Truck terá passado por 35 cidades. As próximas paradas são: Sorocaba (SP), Joinville (SC), Florianópolis (SC), Gramado (RS), Brasília (DF), Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Toledo (PR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Palmas (TO), São Luís (MA), Teresina (PI), Pereiro (CE), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Vitória da Conquista (BA), Campo dos Goytacazes (RJ), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Campinas (SP).
Com essa iniciativa, a Huawei reforça seu compromisso em capacitar e ampliar a transformação digital no Brasil. “O 5G Truck faz parte da estratégia da Huawei em fomentar a difusão de conhecimentos sobre as novas tecnologias móveis e seus impactos positivos para a economia e para a população. No ano passado, visitamos 16 cidades, percorremos cerca de 30 mil quilômetros e capacitamos mais de 1.300 pessoas. Esse ano, queremos multiplicar esses números”, finaliza Fontes.
Serviço 5G Truck em Belo Horizonte Data: de 28 de julho a 1 de agosto (exceto final de semana) Local: Senai, Rua Santo Agostinho, 1717 Endereço: a confirmar Informações neste link
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.