São Paulo, 28 de fevereiro de 2023 - A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, lança soluções de redes de fibra óptica de ultra velocidade e apresenta histórias de sucesso com o 5G ao redor do mundo durante o Mobile World Congress 2023 (MWC).
Nesta edição do congresso, a fibra óptica tem sido o centro das atenções de fabricantes e de operadoras. “Essa tecnologia é a melhor opção para o desenvolvimento de redes de informação mais ecológicas e de baixo carbono”, conta Carlos Lauria, diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da Huawei. A fibra óptica se destaca principalmente por sua eficiência energética, que contribui para uma infraestrutura mais sustentável de telecomunicações.
Uma das diversas soluções lançadas pela multinacional nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, foi pensada para acompanhar a era do F5G, como são chamadas as redes fixas de 5G. Assim, a série FTTR (fiber-to-the-room) da Huawei foi atualizada em design, taxa, cobertura, roaming, simultaneidade e serviços, garantindo a competitividade às operadoras, melhorando a experiência dos usuários e promovendo novas oportunidades de negócios.
A Huawei também apresentou uma nova geração da tecnologia Passive Optical Network (PON), que contribui com a evolução da rede e acelera a jornada para o 10 gigabit, dez vez mais do que a média atual dos sistemas. A PON pode ser utilizada em redes metropolitanas WDM e possui uma arquitetura mais simples.
A Gigabit Optical Network (rede óptica de gigabit) também é foco da Huawei no MWC 2023. Buscando acelerar sua adoção nos próximos anos, a Huawei apresenta soluções dessa tecnologia. No futuro, com sua popularização, a Gigabit Optical Network deve atingir os 10 gigabit onipresentes. As principais operadoras e líderes do setor se uniram para construir a Green Gigabit All-Optical Network, e consultorias especializadas estimam que essa nova rede pode gerar um mercado avaliado em US$ 1 trilhão.
Durante todo o MWC 2023, será possível ver outros casos de uso da infraestrutura de telecomunicações em diferentes áreas, como soluções para cidades, a série FTTR para residências, pequenas e microempresas, entre outros. “Com uma comunicação mais ágil e colaborativa, setores importantes como educação, saúde, indústria, agricultura, transporte e logística estão passando por mudanças que criarão novas oportunidades para as empresas e pessoas”, complementa Lauria.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, conforme a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.