Huawei Digital Power e REVO Energia inovam no Brasil com modelo ‘Energy as a Service’

‘Energia como Serviço’ é direcionada para empresas, setor rural e residências; Usuário poderá ter 20% de economia na conta de energia já no primeiro mês

 

São Paulo, 28 de março de 2024 – A Huawei Digital Power, unidade de negócios de energia solar da multinacional líder em tecnologia e dispositivos inteligentes, se uniu à REVO Energia para levar ao mercado a oferta de energia como serviço, também conhecida como Energy as a Service – EaaS.

Com o objetivo de democratizar o uso de energias renováveis e acelerar o processo de transição energética em todo o Brasil, as empresas oferecem o serviço de EaaS para clientes de baixa tensão, ou seja, que possuem conta de energia de até R$15 mil. Os clientes, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, passam a gerar sua própria energia em casa, no próprio estabelecimento e em sua propriedade rural, por exemplo, utilizando equipamentos tecnológicos de última geração da Huawei.

No novo modelo, a expectativa é que os clientes que aderirem ao serviço possam economizar até 20% em suas contas de energia já no primeiro mês. Ao final do contrato, em média de dez anos, toda a usina instalada passa a ser do cliente.

Segundo Silvio Antunes, head de Canais da REVO Energia, a solução é pioneira no Brasil. “O Energy as a Service é um modelo de solução de energia fotovoltaica inovador, oferecido por meio da tecnologia, garantia, expertise e qualidade da Huawei. Esse tipo de serviço já é comum na Europa e nos Estados Unidos. Se usarmos como exemplo um comércio como uma padaria com conta de consumo de energia de R$8 mil por mês, em média, será possível essa padaria economizar até R$20 mil em um ano”, explica.

Para Rômulo Horta, Diretor de Canais da Huawei Digital Power, a solução tem grande potencial de alcance e pode ser uma oportunidade para acelerar a transição energética, aumentando a utilização de energia fotovoltaica no Brasil.

“Essa pode ser uma solução para as pequenas e médias empresas que querem economia de energia sem se preocupar com a geração de energia do equipamento. A REVO utiliza os mais tecnológicos e eficientes inversores do mercado com tecnologia Huawei. Buscamos parceiros que tenham esse objetivo de acelerar a transição energética para oferecer um serviço inovador e de qualidade para seus clientes. Essa também é uma forma de aumentar o nível de utilização de energia solar no Brasil e contribuir com o meio ambiente”, afirma.

Em fevereiro, a Huawei Digital Power e a REVO Energia realizaram evento no armazém inteligente da Huawei, em Sorocaba (SP) para apresentar o Programa de Relacionamento do Parceiro Revo – PROREVO, que oferece ao parceiro da Revo o novo modelo de negócio.

Para Rômulo Horta, aumentar o uso de energia verde é essencial e urgente, já que a demanda global de energia deve crescer em 58% até 2040, 2% ao ano, segundo o Bloomberg NEF (BNEF) que disponibiliza dados dos mercados de energia. “Enfrentamos um desafio por energia como nunca visto antes. Enquanto as reservas de combustíveis fósseis se esgotam, nossa demanda por energia cresce. Nos próximos 20 anos vamos consumir quase 36% a mais de energia. Precisamos mudar essa realidade o quanto antes”.

 

Sobre a REVO Energia

A REVO Energia foi criada no modelo Energy-as-a-Service e oferece ao cliente final uma maneira de economizar na conta de luz por meio de um modelo REVOLUCIONÁRIO no mercado brasileiro. O foco é oferecer ao cliente final a oportunidade de gerar energia solar sem realizar qualquer investimento e, assim, gerar mais benefícios e menores custos. A operação incorpora enorme experiência e conhecimento do setor por meio da expertise da REVO Energia e parceiros estratégicos que possuem vasto histórico de atuação no Setor de Energia Renovável.

 

Sobre a Huawei 

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.