Huawei ICT Academy e a missão de formar profissionais em TIC
Com vídeo institucional, Huawei mostra a força de seu programa educacional que já capacitou 550 mil profissionais

 

Brasília, 28 de abril de 2023 - Com o objetivo de contribuir com a formação profissional e o desenvolvimento tecnológico no Brasil, a Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, mantém, desde 2013, o programa educacional ICT Academy. Agora, os resultados desse esforço podem ser acompanhados em um vídeo institucional especial.

O ICT Academy é uma plataforma online, com mais de 250 cursos. Entre eles, há disciplinas como Inteligência Artificial, cloud, 5G, datacom e cibersegurança, apoiados por ferramentas de simulação e laboratórios virtuais. A participação é gratuita e está vinculada à universidades, que indicam os alunos para o programa.

Para a diretora da Agência de Inovação da Universidade do Estado do Mato Grosso, Jussara de Araújo, as capacitações são ótimas ferramentas de formação. “Destaco também as iniciativas hands on, que permitem a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos e os treinamentos em soft skills a partir de competições gamificadas. Trata-se de uma riqueza de experiências que preparam o aluno de graduação para o mercado de trabalho de forma holística”, avalia.

“Com o programa ICT Academy, a Huawei ajuda universidades a fornecer treinamentos em tecnologia digital”, diz Victor Montenegro, gerente de Ecossistema e de Talento Brasileiro da Huawei.

Segundo dados recentes, o Brasil pode enfrentar um apagão de mão de obra na área de Tecnologia da Informação, fundamental para o desenvolvimento do país como nação digital e conectada. “A ICT Academy é a contribuição da Huawei para resolver este problema”. Nos últimos 10 anos, foram capacitadas mais de 550 mil pessoas e, atualmente, 200 universidades brasileiras participam da iniciativa.

“Se considerarmos que 95% do mercado de TIC no Brasil passa pela Huawei, precisamos colaborar com as instituições brasileiras nesse processo de transformação digital. Por isso, trabalhamos para levar educação para jovens de todo o Brasil”, avalia.

No mundo, a Huawei mantém parcerias com 2.181 universidades e faculdades em todos os 170 países onde atua. Mais de 130.000 alunos são treinados a cada ano globalmente.

Para participar da Huawei ICT Academy, instituições de ensino, faculdades e universidades, com cursos de graduação nas áreas de tecnologia, engenharia e TIC, devem visitar o site do MECPlace, do Ministério da Educação. “Por meio da parceria firmada com o Ministério, integramos o ICT Academy com a plataforma MECPlace, onde é possível fazer a adesão rápida e fácil ao programa”, explica Victor.

Para conhecer mais sobre a ICT Academy, assista ao vídeo.

 

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.