Shanghai, China, 28 de junho de 2023 - A Huawei apareceu com força total no MWC Shanghai 2023, com todas as suas atividades focadas no tema “GUIA para um mundo inteligente”. Este ano, as atividades da empresa compreenderam um tour experiencial que levou o público a várias cidades para ver de perto sua tecnologia e negócios, bem como o lançamento de seus mais novos produtos e soluções inovadores para o 5GigaGreen, redes 5G de núcleo inteligente, redes OptiX inteligentes, redes privadas, além de outras soluções inteligentes para a transformação digital.
Nessas atividades, a Huawei também promoveu várias mesas redondas e diálogos com operadoras globais, parceiros do setor e formadores de opinião, e explorou uma variedade de tópicos entre os quais estão acelerar a prosperidade do 5G, avançar na transformação digital inteligente e caminhar rumo à era 5.5G para concretizar negócios, setores e valor social. A empresa diz que seu objetivo é criar valor para os clientes e revitalizar a economia digital por meio da inovação sustentada.
Estandes da Huawei no MWC Xangai 2023
Sabrina Meng, Presidente Rotativa do Conselho de Administração e CFO da Huawei, deu uma palestra intitulada “Abraçando a transformação 5G”. Ela disse: “A infraestrutura digital do futuro mundo inteligente estará profundamente integrada em todos os aspectos de nossas vidas, setores e sociedade. Não estará baseada em avanços em tecnologias individuais, mas sim em sistemas incrivelmente massivos e complexos – uma convergência de vários elementos. Isso exigirá pensamento e design no nível de sistema. Ao assistir a um jogo de xadrez, você pode ver o panorama geral. Mas, ao jogar xadrez, você foca nos detalhes. Da mesma forma, recursos sistemáticos para integrar a tecnologia e o gerenciamento da transformação são essenciais para o sucesso futuro do 5G. Primeiro, vamos falar sobre a integração de diferentes tecnologias. Podemos obter maior sinergia entre nuvem, redes, borda e dispositivos por meio de design sistemático e da inovação em todos os domínios. Quando combinados com otimização em software, hardware, chips e algoritmos, podemos enfrentar os desafios associados ao desenvolvimento de soluções complexas para cenários industriais muito diferentes.
Em seguida, vem a transformação do gerenciamento. A transformação digital e inteligente não é apenas sobre a tecnologia em si. Trata-se mais de transformar sua abordagem de gerenciamento. Tornar-se digital exige redefinir as relações entre pessoas, eventos, coisas e teoria, e adotar uma abordagem de gerenciamento mais aberta e voltada para o futuro para enfrentar os desafios futuros”.
Existem atualmente mais de 1,2 bilhão de usuários de 5G em todo o mundo, e as operadoras que se moveram rapidamente para desenvolver o 5G já estão aproveitando a primeira onda de benefícios. Isso se deve aos crescentes requisitos de rede estabelecidos por novos aplicativos em vários mercados. No mercado de consumo, novos serviços como New Calling, telefones em nuvem e 3D sem óculos exigem taxas de dados mais rápidas e menor latência, enquanto no mercado industrial, o ecossistema RedCap amadureceu, o mercado passivo de IoT está se expandindo e a Internet de Veículos (IoV) exige velocidades de uplink mais altas. Esses aplicativos para todos os cenários deverão resultar em 100 bilhões de conexões. Esses novos modelos de serviços também impulsionarão a atualização do setor, o que criará uma segunda onda de benefícios.
Os serviços 5G comerciais chegaram ao mercado há quatro anos e, desde então, foram introduzidos em mais de 17.000 projetos de rede privada em todo o mundo. Tanto a receita das redes 5G privadas quanto o número de conexões industriais triplicaram. Além disso, muitas operadoras alavancaram CNY10 bilhões de yenes (cerca de R$ 6,6 bilhões) em receitas obtidas com redes privadas 5GtoB para gerar um aumento de CNY100 bilhões (R$ 66 bilhões) em receita DICT de nuvem, armazenamento de dados e serviços de plataforma. Embora muitos serviços 5GtoB tenham sido testados na China, eles se expandiram para outras partes do mundo e foram replicados comercialmente na Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio e África. Esses serviços permitem que os clientes do setor reduzam custos e melhorem a eficiência, ao mesmo tempo em que permitem a transformação digital inteligente em setores como manufatura, portos, minas, campos de petróleo e saúde.
O 5.5G também está se aproximando rapidamente do setor de comunicações. As tecnologias 5.5G deverão melhorar em dez vezes os recursos de rede e criarão 100 vezes mais oportunidades de negócios para as operadoras. No MWC Shanghai deste ano, a Huawei apresentou quatro dos principais recursos de 5.5G – o downlink de 10 Gbit/s, o uplink de 1 Gbit/s, 100 bilhões de conexões e IA nativa. Também está explorando as cinco áreas de conectividade que devem se popularizar com o 5.5G – conectividade de pessoas, coisas, veículos, setores e residências. A Huawei já começou a ajudar várias operadoras em todo o mundo a iniciar a verificação comercial do 5.5G. O setor de 5.5G continuará crescendo rapidamente, já que o primeiro lançamento dos padrões 5.5G deverá ser anunciado no primeiro semestre de 2024 e as tecnologias associadas já testadas terão sido extensivamente verificadas.
O MWC Shanghai 2023 aconteceu de 28 a 30 de junho em Xangai, China. Juntamente com operadoras globais, profissionais do setor e formadores de opinião, mergulhamos em tópicos como acelerar a prosperidade do 5G, caminhar rumo à era 5.5G e transformação digital inteligente. O 5.5G cria um novo valor comercial em áreas como conexão de pessoas, Internet das Coisas (IoT) e Internet de Veículos (IoV), apoiando inúmeros setores à medida que avançam em direção a um mundo inteligente. Para maiores informações, visite: https://carrier.huawei.com/en/events/mwcs2023.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.