Buenos Aires, Argentina, 28 de junho de 2023 - A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, assinou acordo de licença de patentes com a Quality Tech, indústria argentina do segmento metal-mecânico voltado para telecomunicações.
O acordo concede licenças sobre patentes da Huawei relacionadas a produtos de Rede de Distribuição Óptica (ODN) para a Quality Tech e seus clientes. É o primeiro licenciamento da Huawei com uma empresa latino-americana.
Com o contrato, a Quality Tech passa a fornecer aos seus clientes acesso à implantação da tecnologia ODN da Huawei, com segurança comercial e jurídica, em operações de telecomunicações por fibra óptica.
Por sua vez, a Huawei, ao investir cerca de 25% de sua receita anual em P&D, oferece aos seus parceiros produtos revolucionários com tecnologias de ponta, como a tecnologia ODN.
“A Huawei possui diversos tipos de patentes relacionadas à ODN, que podem melhorar a eficiência dos serviços e reduzir o custo total de propriedade (TCO) de 15 a 30% durante sua implantação”, disse Wu Zhijian, Head do Departamento de Direitos de Propriedade Intelectual da Huawei para o continente americano.
“A Huawei sente-se muito feliz por fechar este acordo de licença com a Quality Tech, que deve ajudar as operadoras a construir redes de infraestrutura 10G PON e acelerar a transformação digital das sociedades locais”, acrescentou Wu.
Fernando Guerra, Diretor Executivo da Quality Tech, afirmou: "Estamos muito satisfeitos por este acordo com a Huawei, que fortalece a presença e o desenvolvimento da Quality Tech e abre grandes oportunidades para projetos conjuntos de longo prazo".
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.