Huawei anuncia MoU com Secretaria de Educação de Minas Gerais e CONIF
Memorando de Entendimento promove capacitação de professores e alunos no mercado de Tecnologias da Informação e Comunicação

 

São Paulo, 29 de maio de 2023 - A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes assinou, na tarde de segunda-feira, 29, dois Memorandos de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a Secretaria de Educação do Governo do Estado de Minas Gerais para o desenvolvimento conjunto de ações de capacitação em TIC nas escolas e faculdades do estado e com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (CONIF), voltado para a rede federal.

O primeiro MoU foi assinado por Wesley Wang, Presidente de Enterprise Business Group da Huawei, e pelo Superintendente da Escola de Formação de Minas Gerais, Weynner Lopes Rodrigues. Os objetivos são fomentar o treinamento de jovens em diferentes áreas profissionais e oferecer oportunidades de inserção no mercado de trabalho, capacitando 70 mil professores da rede estadual de Minas Gerais. “O estado é o primeiro do Brasil no qual a Huawei ICT Academy ultrapassa os muros da universidade para habilitar professores de ensino médio para que possam impactar alunos, melhorando a qualidade de ensino no Brasil”, disse Victor Montenegro, Gerente de Talentos e Ecossistema da Huawei Brasil.

“Essa parceria com a Huawei representa mais oportunidades para o nosso corpo docente. Esses cursos vêm para somar a formação do professor como um todo. Nós trabalhamos com o processo de formação integral e integrada não só do estudante, mas de todos os atores que trabalham na educação”, disse o Superintendente da Escola de Formação de Minas Gerais, Weynner Lopes Rodrigues. “O projeto inicial visa disponibilizar os cursos em nosso ambiente virtual de aprendizagem, o que permitirá a formação de nossos professores, tornando-os educadores capacitados para atuarem na formação de nossos estudantes que vão para o mercado de trabalho”, explicou.

O segundo memorando, assinado também pelo executivo da Huawei e por Maria Leopoldina Veras Camelo, Presidente do CONIF e Reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, também pretende fomentar o treinamento de professores, mas para toda a rede de institutos federais. “Estamos falando de um conselho que reúne mais de 40 instituições federais de ensino no Brasil, que visa promover o ensino tecnológico e contribuir com políticas públicas de educação. Uma parceria como essa vem para elevar o patamar da Huawei ICT Academy”, complementa Montenegro.

Para o CONIF, a iniciativa está de acordo com seu propósito. De acordo com Maria Leopoldina, “nós precisamos estar antenados com o mundo do trabalho. Você tem um público muito jovem que tem como expectativa ter uma formação diretamente relacionada com o mercado de trabalho”.

O MoU ainda prevê uma plataforma para treinamento dos professores, servidores e alunos da rede de institutos federais, que poderão utilizá-la quando quiserem. “A assinatura deste MoU vem exatamente para expandir ações que já existem em algumas das nossas instituições. A ideia é que toda a rede federal possa desfrutar dessa oportunidade”, completa Camelo.

 

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.