Huawei Day 0 Green Forum:
"TIC verde para um mundo verde"

 

São Paulo, 29 de junho de 2021 – Na véspera do início oficial do MWC Barcelona 2021, durante o Day 0 Green Forum da Huawei, o presidente da empresa na Europa Ocidental, David Li, afirmou que a empresa apoia fortemente as ambições verdes da União Europeia (UE) para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.


O fórum deste ano se concentrou em como a indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está adotando o Acordo Verde da UE e como as tecnologias digitais estão contribuindo para o desenvolvimento sustentável na região, por meio de estudos de caso sobre estratégias de rede de telecomunicações verdes e os principais desafios que as operadoras enfrentam ao tentar alcançar a neutralidade de carbono.


Em seu discurso no evento, Li se concentrou em como a indústria de TIC pode usar serviços de telecomunicações digitais verdes para apoiar seus clientes. "Estamos apoiando outras indústrias a reduzirem sua pegada de carbono por meio de tecnologia. Chamamos essa capacitação de TIC de nossa 'marca de carbono'. A pegada de carbono da indústria de TIC é responsável por apenas 2% das emissões totais. Mas as soluções de TIC podem ser usadas para reduzir as emissões globais totais em até 20%".


Ele também mencionou que a Huawei acredita no uso de bits para gerenciar watts. Os bits são as unidades básicas de informação digital e os watts as unidades básicas de energia. Usar bits para gerenciar watts é usar tecnologias digitais para obter um gerenciamento de energia mais eficiente. "A integração de tecnologias digitais e de energia nos permite usar novos avanços tecnológicos em Inteligência Artificial, conectividade e computação em nuvem para digitalizar a indústria de energia".



David Li, Presidente da Huawei na Europa Ocidental, fez um discurso de boas-vindas no fórum
 

 

Muitas outras partes interessadas proeminentes da indústria presentes no evento também falaram sobre a importância crítica das TIC nos planos verdes da região. Susana Solís Pérez, membro do Parlamento Europeu, disse que "praticamente, todos os setores podem se beneficiar de soluções digitais", e Carina Lopes, chefe da Digital Future Society da Mobile World Capital Barcelona, disse que "alcançar emissões de carbono zero não é suficiente. O setor de TIC e telecomunicações tem o poder de liderar e transformar radicalmente a nossa sociedade".

 

O chefe de ação climática da GSMA, Steven Moore, destacou que as operadoras dependem de energia verde para ajudar a atingir as metas em outros setores. "Nossa mensagem aos governos: não podemos mudar para energias renováveis por conta própria”.


A CTO da Orange Espanha, Monica Sala, comentou que planejam alcançar a própria neutralidade de carbono do Orange Group de 2040, reduzindo o consumo de energia da rede, aumentando o uso de energia renovável em suas redes e confiando mais na economia circular. Da mesma forma, a Telefónica planeja alcançar emissões líquidas zero até 2025. O Diretor de Transformação Operacional do Grupo Telefónica, Juan Manuel Caro Bernat, explicou que “reduziremos nossa pegada de carbono o máximo possível além do cenário de 1,5°C. E neutralizaremos o restante das emissões por meio de projetos de absorção de CO2".


Outros participantes do setor também falaram no evento sobre como as tecnologias avançadas de TIC estão mudando o jogo em vários setores. A Diretora Geral da Vantage Towers Spain, Blanca Ceña, falou sobre como eles estão usando a tecnologia Digital Twins para reduzir drasticamente a necessidade de visitas aos locais de torres. “Acreditamos que o 5G será uma mudança radical, para a sociedade e para a Europa".


James Crawshaw, analista principal de operações do provedor de serviços & TI da Omdia Informa Tech, explicou como a redução de carbono é o novo foco para a indústria de TIC: "A redução de carbono se torna o novo foco - a indústria deve economizar energia e reduzir as emissões de carbono. Do ponto de vista da economia de energia, o foco está mudando da redução do consumo absoluto de energia para a redução do consumo de energia e aumento da eficiência de utilização de energia. Do ponto de vista da redução de carbono, a emissão de carbono por unidade de serviço de dados está se tornando uma nova medida para o “verde” da rede e uma definição aplicável é necessária para permitir uma melhor gestão do roamap para redução de carbono".


As operadoras de telecomunicações são defensoras de esforços globais de sustentabilidade há muito tempo, com o setor móvel sendo o primeiro vertical da indústria a se comprometer com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em 2016. Um trabalho significativo na transformação de redes ainda é necessário para que elas atinjam suas metas de carbono zero, e o anúncio de hoje da Huawei reafirma seu compromisso em apoiar este processo.


O MWC Barcelona 2021 acontece de 28 de junho a 1º de julho em Barcelona, Espanha. A Huawei apresentará seus produtos e soluções no Stand 1C50 no Hall 1 da Fira Gran Via. Para obter mais informações, visite: https://carrier.huawei.com/en/events/mwc2021

 

Sobre a Huawei

 

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.