Huawei participa da Intersolar South America 2018 com nova solução fotovoltaica conectada e pronta para o 5G

São Paulo, 28 de agosto de 2018 – A Huawei participa da Intersolar South America, maior exposição dedicada ao segmento energético, que acontece até 30 de agosto em São Paulo. Como líder global da indústria de células fotovoltaicas inteligentes, a empresa demonstra a nova solução “FusionSolar Smart PV”, que une a expertise da Huawei em tecnologias da informação, redes e painéis fotovoltaicos, acumulada em 20 anos de pesquisa e desenvolvimento, a uma solução inteligente que pode ser integrada a módulos fotovoltaicos bifaciais.


Este ano, a Huawei traz para a América Latina o Huawei FusionSolar Smart PV para o sistema de módulos bifaciais. A solução FusionSolar Smart PV oferece uma experiência superior aos clientes por meio de um gerenciamento preciso de energia, com um sistema inteligente e de fácil instalação. A solução agrega também recursos de big data, inteligência artificial e internet das coisas, além de já estar preparada para funcionar nas futuras redes 5G. Com a integração das tecnologias inteligentes, agora é possível monitorar os painéis e otimizar a captação de energia remotamente, aumentando as taxas de entrega de carga, aproveitando melhor os fotoperíodos e diminuindo a necessidade de manutenção e de vistorias técnicas.


“Esta linha de inversores da Huawei traz para a indústria fotovoltaica um pouco do know-how da empresa em telecomunicações e TIC. É como se conseguíssemos trazer para o mercado de energia solar toda a nossa capacidade de automação e gerenciamento inteligente”, afirma Bruno Guerra, Gerente de Vendas dos Inversores Solares da Huawei para o Brasil. “Na prática, o que conseguimos entregar aos nossos clientes é uma solução completa de big data, o que resulta em mais geração de energia, menores custos de manutenção e sensores mais precisos que conseguem compilar e compartilhar mais dados com nossa plataforma de monitoramento inteligente.”


Com dois filamentos conectados em um MPPT (monitor de ponto de potência máxima), os inversores minimizam a perda de rendimento causada pela incompatibilidade do módulo fotovoltaico, entregando ainda mais rendimento. A proteção IP65, sem fusível, com projeto de resfriamento natural, faz com que as plantas inteligentes funcionem mesmo em condições climáticas extremas: altas temperaturas, umidade, altitude, frio extremo, areia, sol e neblina. Essa tecnologia ainda maximiza o investimento dos clientes durante o ciclo de vida das fontes.


O Smart IV Curve Diagnosis da Huawei entrega diagnósticos online de toda a planta fotovoltaica, em qualquer lugar do mundo. Isso permite que 17 tipos de falhas no módulo PV sejam detectadas remotamente, eliminando a necessidade de inspeções no local e reduzindo significativamente os custos com O&M (operação e manutenção). A missão da FusionSolar é aumentar a eficiência do gerenciamento por meio de um O&M visível e online para que inspeções ao vivo e substituições desnecessárias sejam coisa do passado. Para telhados comerciais (1.000Vdc), o portfólio do SUN2000-65KTL-M0, SUN2000-60KTL-M0, SUN2000-36KTL e SUN2000-8/12/17/20KTL pode atender totalmente diversos tipos de aplicações, minimizando o custo de energia.



Outra novidade apresentada pela Huawei no evento é a solução “Fusion Solar Utility Smart PV” . Desenvolvido para espaços públicos, a Huawei apresenta o SUN2000-100KTL-H1 (1.500V). A eficiência do inversor na Europa chegou a 98,8% alcançando registros máximos de até 99%. Com seis rastreadores de ponto de potência máxima (MPPTs, na sigla em inglês), ele poderia reduzir as oscilações e aumentar o rendimento em mais de 2%. Os painéis de 1.500V funcionam com rendimentos mais altos, O&M inteligente e menos BOS (recursos de equilíbrio). O sistema de gerenciamento e acompanhamento online dispensam a presença física de técnicos. Além disso, a tecnologia PLC substitui os cabos de comunicação RS485, garantindo uma comunicação segura e confiável da planta energética. Ao integrar a solução Huawei Fusion Solar Smart PV baseada no SUN2000-105KTL-H1, as plantas PV bifaciais podem aumentar o rendimento energético em até 22% em comparação com as plantas PV monofaciais. 

 

 

Maiores rendimentos, O&M inteligente e Capex equivalentes são algumas das características da solução Huawei Smart PV, que garantem maior confiabilidade e benefícios finais para comerciantes e instaladores de plantas fotovoltaicas. O Smart PV lidera a indústria e começa a mudar de inversores centrais para inversores string.


Comprometida com a criação de soluções eficientes e cofiáveis de energia solar, a empresa contribui também para a construção de uma base para o mundo fotovoltaico digital. A Huawei desenvolve essas tecnologias para a construção de fontes solares conectadas entregando um ecossistema inteligente. Estes recursos garantiram que a empresa fosse eleita por três anos consecutivos como a empresa global número 1 no fornecimento de inversores, de acordo com os relatórios de 2018 da IHS Markit e da GTM Research.


A Huawei atua como uma parceira estratégica de seus clientes por conta de sua filosofia de trabalho e a mais avançada tecnologia, além de entregar soluções conectadas de energia na América Latina e alavancar, com isso, o progresso da indústria na região, um importante mercado para a Huawei. Prova disso, é o crescente número de inversores presentes na região: entre os maiores mercados temos: Argentina (380MW), Brasil (180MW) e Chile (35MW). Com a chegada da era “smart”, tecnologias como o 5G, a Internet das Coisas, computação em nuvem e a inteligência artificial vão acelerar também a transformação digital da indústria energética.

 

Sobre a Huawei

 

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial. No Brasil há 20 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.