Huawei anuncia investimento de US$ 40 milhões em incentivos a parceiros na América Latina
Durante evento em São Paulo, empresa reafirma missão de fomentar inovação na região

 

Tony Sze, Presidente da Huawei Enterprise América Latina

 

São Paulo, 30 de maio de 2023 - Impulsionar o processo de transformação digital em conjunto com os parceiros na América Latina foi um dos destaques da palestra de abertura de Tony Sze, Presidente da Huawei Enterprise América Latina, durante esta segunda-feira, no primeiro dia do Huawei LAC Eco-Connect Summit: Transformação digital, finanças inteligentes, mineração inteligente e estádios inteligentes. Esse é o maior evento para exibição de negócios organizado pela empresa e ocorre anualmente na América Latina e no Caribe.

“Falamos de transformação digital quando falamos sobre o avanço das empresas. Para isso, precisamos de parceiros de diferentes mercados formando um bom ecossistema. Seremos o guia para a transformação digital. Nós disponibilizamos a tecnologia e a plataforma para os parceiros investirem nisso”, afirmou o executivo durante sua apresentação.

Sze também disse que o progresso humano é carregado pela transformação digital, e que, atualmente, a Huawei tem em sua estratégia a missão de investir em inovação para que todos tenham a capacidade de aproveitar essa tecnologia.

 

Receita da unidade de negócios cresceu 38% em 2022

Em 2022, a receita da unidade de negócios de Enterprise — que fornece produtos e soluções de infraestrutura de TIC para clientes corporativos — cresceu 38% na América Latina em comparação ao ano anterior. O foco da Huawei é prover produtos e soluções para carreiras, empresas e consumidores no segmento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Investir em tecnologia é o futuro. E, para isso, a Huawei conta com um diferencial no seu ecossistema: ser integrada. De acordo com Sze, “um bom ecossistema é quando todos estão bem”, isso significa benefícios mútuos e prosperidade em conjunto. Compartilhando, dessa maneira, valor entre todos os parceiros do ecossistema.

Segundo dados do setor, na América Latina há uma penetração de 73% do uso da internet móvel e 58% da banda larga. O e-commerce viu um crescimento de US$ 98 bilhões na pandemia. Por isso, para a Huawei, conectividade é cada vez mais essencial para as pessoas, e a transformação digital é cada vez mais importante para as indústrias e organizações. Segundo o executivo, “a Huawei pretende investir em produtos e tecnologia para impulsionar o desenvolvimento para o futuro”.

 

Exemplos de parcerias para avançar a conectividade no Brasil

O Huawei Latam Eco-Connect Summit também foi uma oportunidade de apresentar o que há de mais novo na transformação digital. A Sonda, empresa de soluções e serviços de tecnologia e parceira da Huawei, apresentou um projeto em conjunto com a multinacional para levar conectividade ao Mato Grosso do Sul. A parceria público-privada entregou serviços de transporte de dados através da construção, operação e manutenção de 7 mil km de fibra óptica de alta capacidade, conectando 79 municípios e todos os órgãos do Estado do Mato Grosso do Sul.

Gustavo Trevisan, Vice-presidente de Serviços de Plataforma Latam & Alianças da Sonda, destaca que para esse projeto, é necessário redundância tripla, para garantir que um desastre não interrompa a conectividade em lugares cruciais para o estado. Além de instalar a fibra, a empresa também está desenvolvendo um centro de operações dedicado à infraestrutura.

 

Futuro da Huawei

Segundo Ricardo Matsui, Vice-Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Parceiros Empresariais do Brasil na Huawei, a América Latina terá diversas oportunidades no segmento comercial, entretanto, não será possível aproveitar isso sem a colaboração dos parceiros.

Por isso, a Huawei elaborou um programa de canais que tem como objetivo trazer as melhores práticas e o que tem de mais recente de tecnologia ao redor do mundo. Dessa forma, por meio da especialização do programa, os parceiros conseguem ser cada vez mais autônomos na promoção de novas soluções. Em 2023, a Huawei Latam irá investir mais de US$ 40 milhões em incentivos a parceiros e já cresceu em 77% o número de parcerias.

Segundo o executivo, “a Huawei tem o compromisso com um ecossistema justo e transparente, e vamos aumentar a rentabilidade, trazer novos parceiros e negócios”.

 

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.