São Paulo, 30 de maio de 2023 - A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, acaba de lançar duas soluções baseadas em F5G e voltadas para provedores de internet. Trata-se do 50 GPON e do Wi-Fi Premium, que otimizam o gerenciamento e aprimoram a qualidade da rede de banda larga doméstica.
O lançamento aconteceu na Abrint 2023, evento que reuniu o mercado de internet na semana passada, em São Paulo. Em sua palestra, Lucas Mattos, diretor de Vendas da Huawei Brasil, afirmou que as “novas soluções melhoram a experiência do usuário, reduzem os custos operacionais e permitem um significativo aumento de receitas”.
50 GPON
A rede de banda larga baseada no acesso por fibra óptica tornou-se uma importante estratégia para os provedores de internet. É um investimento único com benefícios a longo prazo, que suporta 100 Mbit/s para gigabit, ao mesmo tempo em que se adequa ao contínuo aumento da capacidade da banda.
A nova solução é resultado de um intenso processo de padronização. As operadoras de telecomunicações e seu ecossistema de fornecedores de equipamentos e componentes chegaram a um consenso sobre o 50 GPON como a plataforma de desenvolvimento de banda larga de próxima geração.
A tecnologia foi padronizada pela ITU-T em setembro de 2021. A Huawei participou ativamente da formulação dos padrões e cooperou com mais de 20 operadoras em todo o mundo com a verificação das soluções 50 GPON, estabelecendo a base para a aceleração de seu uso comercial.
O 50 GPON oferece três benefícios principais. Primeiro, permite a reutilização da rede de distribuição óptica (ODN), que representa mais de 70% do investimento, reduzindo a necessidade de novos gastos com a adoção da solução. Segundo, a tecnologia é compatível com GPON e XG(S)-PON, permitindo uma atualização suave. Terceiro, os custos apropriados podem ser usados para abater o investimento inicial.
O produto da Huawei atende a esses três requisitos por meio de inovação exclusiva. É também a primeira solução comercial do setor em conformidade com o ITU-T. Seu valor principal está na economia gerada pelo reaproveitamento também dos terminais de rede óptica (ONT) e das unidades de rede óptica (ONU), abrindo caminho para que os provedores acelerem sua implantação.
Wi-Fi Premium
Com o rápido desenvolvimento da banda larga, a taxa de cobertura e as demandas por melhores acessos também estão aumentando. O serviço de banda larga está mudando do valor gerado pelo consumo para o valor gerado pela experiência. Segundo estatísticas, 90% dos terminais domésticos acessam a rede por Wi-Fi. E 78% dos usuários estão dispostos a pagar um pouco mais por uma experiência melhor.
No entanto, os provedores carecem de dados mais precisos sobre os perfis de seus usuários. Como resultado, o sucesso dos novos serviços é de apenas 5%. Além disso, em termos de garantia da experiência do usuário, a rede doméstica é uma caixa preta, difícil de administrar, com cerca de 90% dos problemas detectados após a reclamação do cliente. Em muitos casos, é necessária a visita de um técnico à residência, o que aumenta o OPEX.
Para resolver esses problemas, a Huawei oferece o Wi-Fi Premium. Essa solução usa o iMaster NCE para coletar, analisar e monitorar big data, fornecendo aos ISPs importantes meios de diagnóstico. O primeiro é a análise de terminais, redes e gargalos na rede doméstica, tornando o suporte mais eficiente e os custos mais baixos. O segundo é a visualização remota e a capacidade de gerenciamento à distância. O iMaster NCE pode localizar e corrigir falhas com precisão, garantindo o serviço sem interrupções. Atualmente, a solução Wi-Fi Premium é utilizada comercialmente por mais de 50 operadoras em todo o mundo e gerencia mais de 20 milhões de residências.
“A Huawei quer ajudar seus parceiros a construir um futuro baseado em fibra óptica em que todos - usuários e provedores - ganham”, finalizou Lucas Mattos.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.