Torcedores no Estádio Más Monumental: o futebol não mudou, mas a forma de vivenciá-lo evoluiu
30 de agosto de 2023 - O Estádio Más Monumental, a sede do time de futebol mais famoso da Argentina - CA River Plate -, foi totalmente reformado e agora conta com infraestrutura Wi-Fi 6 da Huawei, anunciou a empresa na última semana. A Huawei é líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes.
Inaugurado em 1938, o Más Monumental foi gradualmente ampliado e atualizado ao longo das décadas. Foi palco dos Jogos Pan-Americanos de 1951, da Copa do Mundo de 1978, quando a Argentina foi campeã, e de incontáveis eventos esportivos e musicais.
Em 2020, quando a Covid obrigou a suspensão dos campeonatos e dos shows, o River Plate aproveitou a oportunidade para promover uma grande reforma. Isso incluiu o acréscimo de cerca de 12 mil lugares, tornando-o o maior estádio da América do Sul em capacidade de público, além de melhorias na infraestrutura básica e na qualidade das instalações. No topo da lista, a conectividade sem fio.
O desafio foi o de modernizar a infraestrutura para acompanhar a crescente demanda por serviços de dados. “Se houver uma emergência e você precisar receber uma ligação, mas não houver sinal, o que você faz?”, pergunta Carlos de la Fuente, sócio do River Plate.
A mídia tinha dificuldades para trabalhar. “O maior desafio que enfrentamos depois de tirar a foto certa é conseguir transmiti-la”, diz Amilcar Orfali, fotógrafo profissional do River Plate. “Se não tenho como transmitir os dados, o trabalho fica pela metade”, revela.
Hoje em dia, dezenas de milhares de pessoas se reúnem e todas esperam ao mesmo tempo o suporte de uma boa rede. Walter Lanosa, gerente geral do River Plate, observa que os torcedores aproveitam os jogos de maneira diferente por causa da tecnologia. “O conceito de espetáculo não se limita apenas aos 90 minutos da partida”, afirma.
As instalações foram reabertas em junho e o público notou imediatamente a óbvia transformação da experiência de Wi-Fi. Ela agora permite que grandes multidões se conectem à internet simultaneamente.
Solução da Huawei garante a estabilidade da conexão
O River Plate comparou os resultados dos testes de rede de vários fornecedores e escolheu o AirEngine Wi-Fi 6 da Huawei por seu desempenho incomparável. A Huawei projetou uma rede composta por 389 pontos de acesso. A cobertura é abrangente, estendendo-se até aos túneis utilizados pelos jogadores.
A solução permite acesso rápido, estável e suave à rede sem fio. Ela adota um algoritmo líder mundial em escalonamento, que agrupa os usuários com base na duração da ocupação do canal, bem como a prioridade dos serviços, melhorando a utilização da interface aérea e permitindo que mais usuários acessem simultaneamente a rede sem qualquer congelamento de imagem.
A Huawei instalou centenas de roteadores Wi-Fi 6 sem fio em todo o estádio
“A arquitetura de soluções Wi-Fi para ambientes como um estádio de futebol é um processo complexo”, observa German Gomez, gerente de soluções de rede IP da Huawei na América Latina. “O que acontece quando você concentra muitas pessoas em um só lugar é que as soluções de comunicação geralmente não são projetadas para uma densidade tão alta de usuários”. “Nosso desafio foi garantir o adensamento massivo de dispositivos, melhorando a experiência dos usuários que agora podem compartilhar sua experiência em tempo real”, finalizou.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.