Shenzhen, China, 31 de maio de 2023 - A Huawei realizou, no dia 27 de maio, a final global da ICT Competition 2022-2023, encerrando a sétima edição da competição e a primeira presencial desde 2019. A iniciativa contou com as presenças de 146 equipes de 36 países, incluindo seis brasileiras. Antes da final, mais de 120.000 estudantes de mais de 2.000 universidades em 74 países ao redor do mundo participaram das etapas regionais. No Brasil, foram 90 instituições.
“As equipes brasileiras trouxeram projetos nas trilhas de nuvem, computação e redes. Todas alcançaram o pódio e ficaram entre as três melhores em suas categorias”, informou Victor Montenegro, gerente de Ecossistema e de Talento Brasileiro da Huawei. “Os resultados são excelentes e mostram que o estudante brasileiro compete de igual para igual entre os melhores do mundo”, afirmou.
A classificação dos times brasileiros foi a seguinte:
Redes 2o. lugar: Instituto Federal do Tocantins (IFTO) 3o lugar: Instituto Federal do Ceará (IFCE)
Computação 2o. lugar: Universidade do Estado do Ceará (UECE)
Nuvem 2o. lugar: Universidade Federal da Paraíba (UFPB) 3o. lugar: Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Além deles, duas equipes se destacaram entre as mais inovadoras:
2o. lugar: Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com projeto de techcare 3o. lugar: Universidade Federal do Tocantins (UFT), com projeto de mobilidade urbana
A ICT Competition é uma iniciativa da Huawei e visa fomentar o desenvolvimento de talentos na área de TIC. As equipes são formadas por estudantes de cursos de engenharia e de computação que participaram de atividades como provas, palestras e apresentações de projetos, analisados por especialistas. Os vencedores recebem incentivos para continuarem suas pesquisas. Nesta edição, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Pesquisa da Huawei em Shenzhen e de realizar muitos contatos e networking.
Xiao Haijun, presidente de Vendas e Desenvolvimento de Parceiros Globais da Huawei Enterprise Business Group, disse: "O talento e as habilidades computacionais são a base para o desenvolvimento da economia digital. A Huawei busca levar educação em TIC para escolas em todo o mundo. Queremos construir 7 mil Huawei ICT Academies até 2026, treinar mais de um milhão de alunos por ano e melhorar consideravelmente a alfabetização digital e as habilidades dos alunos de modo a construir um mundo digital mais dinâmico e inclusivo”, anunciou.
“A ICT Competition foi criada em 2015 para oferecer aos estudantes de tecnologia e engenharia oportunidades de participarem de uma competição global que visa promover e difundir conhecimentos nas áreas de tecnologias disruptivas como cloud computing, redes e inteligência artificial”, descreveu Victor Montenegro.
Stefania Giannini, Diretora-Geral Adjunta de Educação da UNESCO, disse que a Huawei ICT Competition não apenas melhora as habilidades computacionais dos alunos, mas também fomenta a criação de soluções viáveis para o desenvolvimento sustentável. Ela expressou que a UNESCO apoia totalmente os esforços da Huawei no setor educacional em prol da conectividade global e da inclusão digital.
Segundo dados recentes, há carência de mão de obra na área de Tecnologia da Informação em todo o mundo, fundamental para o desenvolvimento da economia digital. Só no Brasil, estima-se que serão necessários mais de 750 mil profissionais nos próximos anos. “Com a ICT Competition, a Huawei busca estimular o desenvolvimento de novos talentos, essenciais para a geração de novos negócios e de empregos melhores e mais qualificados”, explica Montenegro.
Vicky Zhang, vice-presidente do Departamento de Comunicações Corporativas da Huawei, ressaltou a participação feminina no evento. "A Huawei criou o Women in Tech Award para incentivar participantes do sexo feminino, promovendo a igualdade de gênero na indústria de TIC e a inclusão social. Este ano, a proporção de concorrentes do sexo feminino na final global ultrapassou 21%, um aumento de 8% em relação à edição de três anos.
A Huawei ICT Academy e a ICT Competition são plataformas para estudantes universitários de todo o mundo estudarem, aprenderem, competirem e se comunicarem uns com os outros sobre as mais avançadas tecnologias. Até o final de 2022, a Huawei celebrou parcerias com 2.200 universidades e ajudou a treinar mais de 200 mil alunos por ano. Desde o seu lançamento em 2015, mais de 580 mil estudantes de 85 países participaram das atividades dessas plataformas. No Brasil, esse número chega a 30 mil estudantes.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.