Huawei propõe cooperação rumo a uma economia digital inclusiva
Proposta por uma "responsabilidade compartilhada" por parte dos órgãos reguladores de telecomunicações foi feita por Catherine Chen, diretora do conselho corporativo da Huawei

 

Shenzhen, China, 31 de julho de 2020 – A Huawei, líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), promoveu nesta semana o Better World Summit, evento no formato online que ocorreu entre 27 e 30 de julho.


Em seu discurso, a vice-presidente sênior e diretora do conselho corporativo da Huawei, Catherine Chen, propôs que os órgãos reguladores de telecomunicações em muitos países e indústrias trabalhem juntos para enfrentar os desafios que surgiram com a pandemia, de modo a criar um futuro mais inclusivo para todos.

 
Recuperação econômica a partir da tecnologia


Nos últimos 30 anos, as tecnologias avançaram rapidamente, tornando a vida e o trabalho das pessoas muito mais fáceis. A pandemia revelou, no entanto, que a infraestrutura digital não acompanhou o andamento dos desenvolvimentos tecnológicos. Segundo a International Telecommunication Union (ITU), mais da metade da população mundial ainda não tem acesso à Internet nem acesso a outras tecnologias digitais. À medida que as economias dos países recuam, os governos aumentam a preocupação com as estratégias de recuperação econômica.


"Prevemos um futuro mais conectado, inteligente e inovador.  Acima de tudo, devemos garantir que a tecnologia proporcione cada vez mais inclusão, sustentabilidade e melhoria para todos", disse Catherine.


Na China, por exemplo, o plano de nova infraestrutura do governo reservou mais de 1 trilhão de yuans para investimento em tecnologia 5G nos próximos cinco anos. Espera-se que a economia digital da China aumente em 15,2 trilhões de yuans e aumente a recuperação econômica local.


A União Européia, por sua vez, também anunciou um pacote de 1,1 trilhão de euros para a recuperação econômica.


"O suporte a políticas governamentais, juntamente com a transformação digital ativa em todos os países fará com que a tecnologia beneficie todos os setores da economia", destacou a executiva da Huawei.

 
Capacitação de talentos


Fazendo referência ao recente relatório do Banco Mundial sobre a crescente lacuna entre a economia digital global em rápido crescimento e a falta de habilidades digitais, Catherine Chen destacou que a Huawei tem como principal programa de inclusão o “Seeds for the Future”, lançado em 2008 para desenvolver talentos locais em TIC.


“O programa já beneficiou mais de 30 mil estudantes de mais de 400 universidades em 108 países e regiões. Devido à pandemia, estamos movendo o programa para o formato online e abrindo-o para uma quantidade maior de estudantes”, afirmou.

 

Sobre a Huawei

 

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.