Shenzhen, China, 31 de julho de 2020 – A Huawei, líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), promoveu nesta semana o Better World Summit, evento no formato online que ocorreu entre 27 e 30 de julho.
Em seu discurso, a vice-presidente sênior e diretora do conselho corporativo da Huawei, Catherine Chen, propôs que os órgãos reguladores de telecomunicações em muitos países e indústrias trabalhem juntos para enfrentar os desafios que surgiram com a pandemia, de modo a criar um futuro mais inclusivo para todos.
Recuperação econômica a partir da tecnologia
Nos últimos 30 anos, as tecnologias avançaram rapidamente, tornando a vida e o trabalho das pessoas muito mais fáceis. A pandemia revelou, no entanto, que a infraestrutura digital não acompanhou o andamento dos desenvolvimentos tecnológicos. Segundo a International Telecommunication Union (ITU), mais da metade da população mundial ainda não tem acesso à Internet nem acesso a outras tecnologias digitais. À medida que as economias dos países recuam, os governos aumentam a preocupação com as estratégias de recuperação econômica.
"Prevemos um futuro mais conectado, inteligente e inovador. Acima de tudo, devemos garantir que a tecnologia proporcione cada vez mais inclusão, sustentabilidade e melhoria para todos", disse Catherine.
Na China, por exemplo, o plano de nova infraestrutura do governo reservou mais de 1 trilhão de yuans para investimento em tecnologia 5G nos próximos cinco anos. Espera-se que a economia digital da China aumente em 15,2 trilhões de yuans e aumente a recuperação econômica local.
A União Européia, por sua vez, também anunciou um pacote de 1,1 trilhão de euros para a recuperação econômica.
"O suporte a políticas governamentais, juntamente com a transformação digital ativa em todos os países fará com que a tecnologia beneficie todos os setores da economia", destacou a executiva da Huawei.
Capacitação de talentos
Fazendo referência ao recente relatório do Banco Mundial sobre a crescente lacuna entre a economia digital global em rápido crescimento e a falta de habilidades digitais, Catherine Chen destacou que a Huawei tem como principal programa de inclusão o “Seeds for the Future”, lançado em 2008 para desenvolver talentos locais em TIC.
“O programa já beneficiou mais de 30 mil estudantes de mais de 400 universidades em 108 países e regiões. Devido à pandemia, estamos movendo o programa para o formato online e abrindo-o para uma quantidade maior de estudantes”, afirmou.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.