Huawei recebe alunos vencedores de programa de intercâmbio em São Paulo
Grupo de estudantes participou de diferentes atividades tecnológicas e culturais a convite da empresa

 

São Paulo, 31 de outubro de 2022 – A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, convidou estudantes que participaram do Seeds for the Future 2022, programa de intercâmbio global destinado a universitários, para apresentar suas instalações na cidade de São Paulo. A edição brasileira do programa foi realizada de forma remota em setembro com cem estudantes de todo país.

O grupo convidado foi vencedor da competição Tech4Good, promovida pela Huawei durante a edição remota do Seeds for the Future 2022, com objetivo de estimular e promover a vivência tecnológica e descobrir novos talentos com projetos que buscam resolver, por meio da tecnologia, questões sociais ou ambientais existentes, e que premia inovações propostas para solucionar problemas sociais.

Letícia Correa, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Gabriel Machado, da Universidade de São Paulo (USP); Carolina Moreira, da Faculdade Maurício de Nassau; Mylena Farias, da Universidade de Brasília (UNB); e Jhonatan da Silva, da Faculdade Cruzeiro do Sul – UDF, foram convidados devido ao projeto vencedor para inclusão social de pessoas com deficiência auditiva.

A visita do grupo a São Paulo ocorreu nos dias 26 a 28 de outubro. Os alunos chegaram no período da manhã à capital paulista e, à tarde, puderam conhecer o Centro de Inovação para Tecnologia 5G (EITC) da Huawei, onde conheceram diferentes aplicações que a nova geração de tecnologia móvel pode realizar.

No dia seguinte, os alunos puderam conhecer o Museu de Artes de São Paulo (MASP) como parte do intercâmbio cultural, também promovido pelo Seeds for the Future. Durante a tarde, os alunos foram até Sorocaba (SP), onde conheceram o Armazém Inteligente e Conectado da Huawei, que utiliza a tecnologia 5G em sua operação para aumentar a produtividade.
Na manhã do último dia de atividades, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar o projeto vencedor do Tech4Good para o CEO da Huawei Brasil, Mr. Sun Baocheng. Durante o encontro, o presidente da empresa pôde dar sua opinião e dicas sobre a solução. Para encerrar as atividades, os alunos conheceram o Open Lab, espaço que mostra outras aplicações de 5G e inovações tecnológicas promovidas pela Huawei.

“A Huawei está há 24 anos atuando pelo desenvolvimento tecnológico do Brasil. O Seeds for the Future é uma iniciativa das iniciativas da companhia para o desenvolvimento de talentos no mercado de TIC, que hoje possui um grande déficit de mão-de-obra e precisa de pessoas qualificadas”, comenta Mariani Passos, gerente de P&D e Ecossistema da Huawei Brasil.

Sobre o Seeds for the Future

O Seeds for the Future é uma das principais iniciativas da Huawei para desenvolver o mercado de TIC no Brasil e no mundo. É um programa de intercâmbio global destinado a estudantes universitários, que tem como objetivo inspirar jovens ao redor do mundo a construírem um futuro melhor se inspirando nas novas tecnologias. Desde 2020, por conta da pandemia, é realizado de forma remota, o que permite a ampliação do número de vagas. Para a edição de 2022, 100 alunos foram selecionados entre quase 600 candidatos de todo o país. Este ano, a organização do Seeds for the Future separou 50% das vagas para candidaturas femininas, fomentando a equidade de gênero para o futuro do mercado de telecomunicações.

 
Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.