Cultivando talentos em TIC
Investimentos em TIC têm relação direta com o PIB das nações. Por isso, a Huawei tem se esforçado para fortalecer o ecossistema digital e apoiar o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Um componente imprescindível na estruturação desse ecossistema é a qualificação de talentos e, por isso, a empresa estabeleceu a capacitação como um dos tópicos mais importantes de Responsabilidade Social Corporativa.
Programas
O Seeds for the Future é um dos programas da Huawei para capacitar jovens estudantes de universidades parceiras. O programa iniciou com o treinamento em tecnologias avançadas na sede da Huawei, em Shenzhen, na China. Hoje, no Brasil, o Seeds for the Future evoluiu para se tornar a marca integral das ações de capacitação em TIC da Huawei, mas já foi implementado em 131 países e regiões.
Desde que foi realizado pela primeira vez em 2008, o Seeds For The Future já soma a participação de 9.000 estudantes. Desde 2020, por conta da pandemia, é realizado de forma remota, o que permite a ampliação do número de vagas. Para a edição de 2022, 100 alunos foram selecionados entre quase 600 candidatos de todo o país. Este ano, a organização do Seeds for the Future separou 50% das vagas para candidaturas femininas, fomentando a equidade de gênero para o futuro do mercado de telecomunicações.
Em 2018 o Brasil foi o primeiro país a participar do ICT Competition, campeonato mundial que testa os conhecimentos técnicos dos estudantes de Engenharia de Telecomunicações e cursos correlatos. Após fazerem as provas teóricas, os estudantes têm a oportunidade de ir para a China e competir com estudantes do mundo inteiro. Em 2022, 130 equipes internacionais de 43 países e regiões foram declaradas as vencedoras na sexta edição da competição, que atraiu 150 mil estudantes de mais de 2 mil universidades em 85 países e regiões do mundo, e incluiu três categorias: Prática, Inovação e Indústria. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) venceu pela segunda vez consecutiva a grande final global do Huawei ICT Competition 2021-2022.
Vocação em conectar pessoas com educação
A Huawei tem ativamente contribuído para o fortalecimento do ecossistema de TIC no Brasil. As parcerias realizadas para implementação de tecnologias de infraestrutura de banda larga têm beneficiado a população e a área acadêmica. A empresa assinou um memorando de entendimento com o Ministério da Educação (MEC) para promover a colaboração estratégica em programas de capacitação profissional, certificação técnica e recomendações de políticas públicas, visando dar apoio à expansão da infraestrutura tecnológica e oportunidades de emprego na área de tecnologia. Em 2022, a Huawei e o MEC oficializaram um acordo que se materializa na plataforma MECPlace do governo federal. A plataforma tem o intuito de reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos. A Huawei disponibilizará na plataforma MECPlace duas soluções para que as instituições de ensino possam se associar. São elas: ICT Academy e StorySign.
Certificação no Brasil
Uma pesquisa da Brasscom identificou que o Brasil tem um gap de talentos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação e que 797 mil profissionais serão necessários até 2025. Com a rapidez da transformação digital e da inovação tecnológica global, essa necessidade do mercado brasileiro tende a aumentar. Pensando nisso, a Huawei tem criado cursos específicos no Brasil para atender essa demanda.