Huawei

Capacitação de Talentos de TIC

 

Cultivando talentos em TIC


Investimentos em TIC têm relação direta com o PIB das nações. Por isso, a Huawei tem se esforçado para fortalecer o ecossistema digital e apoiar o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Um componente imprescindível na estruturação desse ecossistema é a qualificação de talentos e, por isso, a empresa estabeleceu a capacitação como um dos tópicos mais importantes de Responsabilidade Social Corporativa.


Programas


O Seeds for the Future é um dos programas da Huawei para capacitar jovens estudantes de universidades parceiras. O programa iniciou com o treinamento em tecnologias avançadas na sede da Huawei, em Shenzhen, na China. Hoje, no Brasil, o Seeds for the Future evoluiu para se tornar a marca integral das ações de capacitação em TIC da Huawei, mas já foi implementado em 96 países e regiões. Até o momento, mais de 50 estudantes brasileiros já participaram do programa. Ao todo, já foram atendidos 20.000 estudantes de 280 universidades ao redor do mundo.


Não para por aí! Em 2018 o Brasil foi o primeiro país a participar do ICT Competition, campeonato mundial que testa os conhecimentos técnicos dos estudantes de Engenharia de Telecomunicações e cursos correlatos. Após fazerem as provas teóricas, os estudantes tem a oportunidade de ir para a China e competir com estudantes do mundo inteiro.  

 

Vocação em conectar pessoas com educação


A Huawei tem ativamente contribuído para o fortalecimento do ecossistema de TIC no Brasil. As parcerias realizadas para implementação de tecnologias de infraestrutura de banda larga têm beneficiado a população e a área acadêmica. A empresa assinou um memorando de entendimento com o Ministério da Educação (MEC) para promover a colaboração estratégica em programas de capacitação profissional, certificação técnica e recomendações de políticas públicas, visando dar apoio à expansão da infraestrutura tecnológica e oportunidades de emprego na área de tecnologia. Em 2016, a Huawei e o MEC também assinaram uma carta de intenções para estimular a realização de projetos educacionais para jovens e adultos no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC).


Certificação no Brasil


Uma pesquisa da Brasscom identificou que o Brasil tem um gap de talentos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação e que 750 mil profissionais serão necessários nos próximos quatro anos. Com a rapidez da transformação digital e da inovação tecnológica global, essa necessidade do mercado brasileiro tende a aumentar. Pensando nisso, a Huawei tem criado cursos específicos no Brasil para atender essa demanda.