212/09/2020

Internet no Brasil - Provedores

 

Estatísticas Perfil Usuários Usuários no Mundo Provedores

Nesta página: Definição de provedor de Internet e informações principais Provedores de Internet do Brasil. (Terra, POP, IG, Ibest e UOL).

 

 

No acesso à Internet a partir da residência ou de uma pequena empresa estão envolvidos dois tipos de provedores de serviço:

  • Provedor de acesso à Internet, é provedor de serviços de valor adicionado, que tem a função de conectar um computador (PC por exemplo) à Internet permitindo a navegação na World Wide Web e acesso a serviços como envio e recebimento de e-mail.
  • Provedor de serviço de telecomunicações que fornece a conexão entre a residência (ou escritório) e o local onde estão localizados os servidores do provedor de acesso a Internet. Esta conexão pode ser discada, fornecida pelas operadoras de telefonia fixa, ou Banda larga oferecida por operadoras de SCM.

 

A figura a seguir ilustra o papel dos dois tipos de provedores.

 

 

 

Muitas empresas oferecem os dois serviços como um pacote. Já as operadoras de telefonia fixa são obrigadas a diferenciar os dois tipos de serviço.

 

Provedores de Acesso à Internet

 

Os principais provedores de Internet do Brasil são Terra e o UOL.

 

 

UOL

 

 

www.uol.com.br

 

 

Comentário

 

A UOL decidiu fechar o seu capital e teve seu registro cancelado na CVM em janeiro de 2012. Apresenta-se a seguir os dados divulgados até esta data.

 

 

 

Assinantes UOL

 

 

Audiência

 

Milhões 1T10 2T10 3T10 4T10 1T11 2T11 3T11 ∆Trim ∆Ano
Pageviews 2.189 2.152 2.599 4.200 4.200 4.600 5.400 17,4% 107,8% 
Visitantes Únicos 19,8 29,0 28,3 30,0 31,0 31,6 32,0 1,3% 13,3%

 

 

Milhares 1T10 2T10 3T10 4T10 1T11 2T11 3T11 ∆Trim ∆Ano
Banda larga 1.326 1.300 1.343 1.351 1.379 1.325 1.307 (1,4%) (2,7%)
Adições Líquidas (0) (26) 43 8 28 (54) (18) 66,6% (142,0%)

 

 

 

Milhares 2007 2008 2009 2010 ∆Ano
Discado 717 630 470 390 (17,0%)
Banda larga 973 1.200 1.326 1.351 1,9% 
Total 1.690 1.800 1.796 1.741 (3,1%)

 

 

 

Resultados do UOL

 

 

R$ Milhões 2007 2008 2009 2010 ∆Ano
Receita Bruta 716 802 964 1.121 16,2% 
Assinatura 525 518 524 526 0,4% 
Publicidade e outras 192 284 444 595 34,0% 
Receita Líquida 525 577 719 817 13,6% 
EBITDA 153 123 160 160 0,1% 
Margem EBITDA 29,0% 21,0% 22,0% 20,0% -
Lucro (prejuízo) líquido 109 96 118 97 (17,6%)

 

 

 

R$ Milhões 1T10 2T10 3T10 4T10 1T11 2T11 3T11 ∆Trim ∆Ano
Receita Bruta 251,9 268,7 284,9 315,1 393,5 398,4 405,6 1,8% 42,3%
Assinatura 131,0 129,2 129,8 135,8 132,9 134,0 134,7 0,5% 3,7%
Publicidade/Outras 120,4 139,5 155,1 179,8 260,7 264,4 270,9 2,5% 74,7%
Receita Líquida 183,9 198,4 206,1 228,3 297,4 308,9 312,0 1,0% 51,4%
EBITDA 39,7 44,9 51,1 24,2 82,6 82,8 79,6 (3,8%) 55,9%
Margem EBITDA 21,6% 22,6% 24,8% 10,6% 27,8% 26,8% 25,5% - 2,9%
Lucro líquido 22,6 31,1 40,1 3,5 25,1 47,3 31,7 (33,0%) (21,1%)
Divida Líquida N.D. N.D. N.D. (128,5) (158,1) (238,6) (203,8) 14,6% -

 

 

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