Internet das Coisas (M2M)

16/01/2019

O que é Internet das coisas

 

Nesta página: Apresenta o que é IoT

 

O que é Internet das coisas?

 

Existem várias definições para IoT, entre elas:

"IoT permite que objetos sejam detectados e controlados remotamente através de infraestrutura de rede existente, criando oportunidades para a integração direta entre os mundos físico e digital, resultando em maior eficiência, precisão e benefícios econômicos" (5G américas).

A Internet das Coisas (IoT) pode ser vista como uma evolução, para os estágios de otimização e autonomia, da comunicação Máquina-a-Máquina (M2M), mais focada em monitoração e controle,

Objetos conectados são apenas o primeiro passo para uma solução de IoT. A conexão entre “coisas” permitirá a otimização e automação de processos. As maiores transformações virão com os objetos inteligentes que levarão a um ganho brutal de produtividade na economia.

Nos Estados Unidos, por exemplo, grande parte dos automóveis estão saindo da fábrica conectados a um serviço de monitoramento durante o período de garantia. A grande transformação virá, no entanto, com o carro de direção autônoma.

A medida que os processos de uma solução forem automatizados e os objetos se tornarem inteligentes se necessitará cada vez menos intervenção humana, o que causará um grande impacto na produtividade. (Porter, 2014).

A figura a seguir apresenta uma representação dos blocos principais que compõe uma solução de IoT.

 

 

A internet da coisas integra vários segmentos onde a comunicação entre objetos tem recebido os mais varados nomes ( M2M, Telemática,...).

Entre estes segmentos destacam-se:

Cada um destes segmentos pode ser dividido em subsegmentos. A indústria, por exemplo, pode ser dividia em:

 

Precisa de ajuda para sua solução de IoT? Mande um email para teleco@teleco.com.br