19/11/2018

Fórum Regulatório

Inicial Introdução Material e Métodos Resultados e Discussão Considerações Finais

Nesta Página: Artigo de Luiz Fernando Taboada sobre os desafios regulatórios em telecomunicações.

 

Desafios Regulatórios em Telecomunicações

 

Este artigo apresenta os desafios regulatórios no Brasil neste ano de 2018, com análises sobre o desenvolvimento das telecomunicações e as propostas de alterações nas legislações, tais como novos modelos de outorga, internet das coisas, neutralidade de rede, dentre outros.

 

A evolução tecnológica tem proporcionado, cada vez mais, serviços e produtos, influenciando diretamente toda a sociedade. Porém, o ambiente regulatório ainda apresenta diversas obrigações às operadoras, que podem ser interpretadas como onerosas ou benéficas pelos players de telecomunicações.

 

Este artigo objetiva ressaltar os paradigmas do atual modelo regulatório e suas limitações perante o que está por vir nos meios de transmissões e nos serviços/produtos. Neste ambiente de maior competitividade, os debates entre clientes, operadoras, governos e outros, têm se tornado cada vez mais frequentes e influentes nas tomadas de decisões.

 

As mudanças de paradigmas deverão impactar diretamente no sucesso ou fracasso das propostas apresentadas. Os fatores históricos e sociais não podem ser deixados de lado, principalmente neste momento de transição atual. É necessário agregar todas as necessidades para tornar o ambiente mais democrático e justo.

 

Luiz Fernando Taboada

 

Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Nacional de La Matanza – UNLM (Argentina) com diploma revalidado no Brasil pela Universidade Federal Fluminense – UFF.

Especialização em Abordagem Transdisciplinar Holística pela Faculdade São Judas Tadeu (FSJT).

Engenheiro Eletrônico e de Computação graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista na área de desenvolvimento e gerenciamento de negócios em telecomunicações.

Trabalhou na Cetel, Telerj e Embratel, ocupando diversos cargos gerenciais e executivos.

Professor do Curso de graduação de Engenharia de Telecomunicações da UFF e dos Cursos de pós-graduação de Telecomunicações da PUC-RJ, CEFET e de Telemática da UFF.

Atuou como Coordenador da Graduação do Curso de Engenharia de Telecomunicações da UFF, da Pós-graduação Lato sensu dos Cursos MBA em Serviços de Telecomunicações, Especialização em Comunicações Móveis e MBA em TV Digital, Radiodifusão & Novas Mídias de Comunicação Eletrônica da UFF.

 

Email: taboada.rlk@terra.com.br