16/04/06
Resenha do Livro
BWA/WiMAX Brazilian Market Analysis
Novo estudo de mercado preparado por Eduardo Prado e Adlane Fellah e publicado pela Maravedis.
Existirão 768 mil assinates de Acessos Banda Larga Wireless/ WIMAX no Brasil em 2010, dos quais dois terços serão WIMAX, de acordo com o último relatório da em presa Maravedis, intitulado “BWA/WiMAX Brazilian Market Analysis”.
Este novo relatório elaborado por Eduardo Prado e Adlane Fellah, apresenta os mercados de banda larga wireless e WIMAX no Brasil e a atividade regulatório desenvolvida no país. As principais conclusões do relatório são apresentadas a seguir.
Aproximadamente 70% dos assinantes de WIMAX serão usuários móveis residenciais. O WIMAX fixo será utilizado pelo mercado corporativo e por pequenas e médias empresas (SME).
Os autores prevêem que as empresas mais ativas neste cenário serão as concessionárias de telefonia fixa como Telemar, Brasil Telecom, Embratel e Telefonica. Estão todos aguardando a licitação das bandas em 3,5 GHz que deve ocorrer em 2006. Mudanças na regulamentação devem viabilizar a banda de 2,5GHz para o WIMAX em 2007.
O mercado de equipamentos para BWA/WIMAX no Brasil em 2010 é estimado em US$ 300 milhões.
O relatório ressalta ainda que o mercado brasileiro é muito sensível à preço, e que demandará terminais (CPEs) de baixo custo.
Segundo Eduardo Prado a tendência das grandes operadoras é de esperar pela versão móvel do WIMAX para se comprometer com a implantação de suas redes.
Para mais informações consulte www.maravedis-bwa.com.
Eduardo Prado
eprado@brasilecia.com
ou
Adlane Fellah, Senior Analyst Landline: +1 (786) 347-5580 Mobile: +1 (514) 823-4096 afellah@maravedis-bwa.com
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares