04/11/2024
Nesta página: Apresenta o que é M2M e a evolução dos acessos M2M no Brasil.
M2M (Machine-to-Machine) refere-se à comunicação de máquina para máquina. Esta tecnologia vai além da conexão ponto-a-ponto, podendo interligar sistemas de rede, tanto com fio quanto sem fio, a dispositivos remotos.
Na comunicação M2M ocorre a transferência e utilização de dados, em tempo real, via redes fixas ou móveis, oriundos de equipamentos/terminais remotos para o monitoramento, medição e controle dos mesmos.
M2M possibilita o funcionamento de diversos serviços, como: rastreamento automatizado de veículos (AVL), serviços públicos, serviços financeiros (ATM’s e POS), segurança patrimonial, telemetria, automação industrial, gerenciamento de trânsito, smart meetering (medidores inteligentes), smart grid (redes de energia elétrica inteligentes), distribuição de petróleo e derivados, Agrobusiness e meio ambiente, saúde e outros.
O M2M tem sido considerado um subconjunto da Internet das coisas onde não existe intervenção humana na comunicação.
A partir de agosto de 2014, a Anatel passou a classificar os terminais M2M móveis em duas categorias de acessos:
Os terminais M2M Especial pagavam o valor reduzido de Fistel até 2020 (tabela a seguir) e foram desonerados a partir de 2021. Os terminais M2M padrão pagam o valor normal.
A Lei nº 14.108 de 16.12.2020 ( “Lei de Desoneração de IoT “) estebeleceu o Fistel "zero" para IoT.
Ela altera as Leis nos 12.715, de 17 de setembro de 2012 e 9.472, de 16 de julho de 1997, para dispor sobre os valores da Taxa de Fiscalização de Instalação, da Taxa de Fiscalização de Funcionamento, da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública e da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) das estações de telecomunicações que integrem sistemas de comunicação máquina a máquina e sobre a dispensa de licenciamento de funcionamento prévio dessas estações.
Quantidade de Terminais de Dados M2M IoT após incorporação da Oi Móvel (Mais Detalhes)
Nota: Estão incluídos os Terminais de Dados M2M IoT.
Quantidade de Terminais de Dados M2M IoT
Tutoriais no Teleco:
M2M I
M2M II
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares