16/02/2024
Nesta página: Informações da Telecom Italia, principal operadora de Telecom da Italia.
A Telecom Italia (TI) é a principal operadora de Telecomunicações da Itália tendo sido privatizada em 1997. Em 2003 passou a se denominar Telecom Italia S.p.A.
A Pirelli foi a principal acionista da TI até abril de 2007, quando a Olímpia, controladora da Telecom Itália, foi vendida por EUR 4,1 bilhões para um um consórcio (Telco) composto por: Telefonica (42,3%), Generali (28,2%), Mediobanca (10,7%), Intesa (10,7%) e família Benetton (8,2%). Este grupo passou a ter 23,6% da Telecom Italia. A operação foi concluída em 25/10/07, após a aprovação da Anatel no Brasil.
Em Mar/08 o consórcio Telco aumentou sua participação na Telecom Italia de 23,6% para 24,5%. O Mediobanca adquiriu 121,5 milhões de ações da Telecom Italia por EUR149,8 million.
Em Set/13 a Telefônica fechou uma acordo, sujeito a aprovação dos órgão reguladores da Itália, Brasil e Argentina, para aumentar sua participação no consórcio Telco indo dos atuais 46% para 66%.
A entrada da Telefonica na Telecom Itália
Como a Telefonica é controladora da Vivo e com sua entrada na Telecom Italia poderia vir a participar do controle da Tim, esta operação teve que ser analisada pela Anatel, que aprovou a operação em 23/10/07 com restrições. Esta restrições deverão ser incorporadas a um novo acordo de acionistas a ser submetido à aprovação da Agência no prazo de trinta dias. A operação ainda será analisada pelo CADE.
O objetivo da Anatel é que Vivo e Tim Brasil se mantenham independentes, com personalidade jurídica, diretoria e plano de negócios próprios. Não poderá haver, portanto, fusão, superposição de licenças, imposições tecnológicas de uma empresa sobre a outra, ou acordos mercadológicos entre elas. Vivo e Tim terão um prazo de 6 meses para submeter à Anatel proposta que garanta a desvinculação total entre elas. (Veja as restrições).
Com a aprovação da Anatel a operação para a entrada da Telefonica na Telecom Italia foi concluída em 25/10/07.
Em 31/07/2008 O conselho diretor da Anatel aprovou o acordo de acionistas firmado pela Telefonica e Telecom Italia que, no entender da agência, cumpriu os condicionamentos por ela impostos para impedir a concentração no mercado brasileiro de telefonia celular.
Resultados Anuais
Consolidado
Receita Líquida do Grupo
* inclui eliminações
Nota: A partir de 2010 os resultados não consideram a Telecom Argentina.
A Telecom Italia possuía operações no Peru, Chile e Venezuela que foram vendidas:
Em Abril/07 o governo da Bolívia anunciou a nacionalização parcial da Entel Bolívia.
Na Telefonia Fixa a Telecom Itália possui uma participação na Telecom Argentina.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares