20/02/2019
Nesta página: Dados operacionais e econômicos anuais da Vivo móvel, incluindo quantidade de Celulares, ARPU, MOU, Churn, SAC, Empregados, Receita, Margem EBITDA, EBIT, Lucro e Investimentos.
Empresa
A Vivo é uma empresa do Grupo Telefonica, que adquiriu a participação da Portugal telecom na operadora em 2010.
Cobertura
A Vivo passou a ter cobertura nacional em 2009, utilizando as frequências na Banda L adquiridas no leilão de sobras em 2007 (mais detalhes) para atender o Nordeste e a região de Franca (SP).
Tecnologia
Leilão 4G
Nos dias 12 e 13 de junho/2012, a Anatel realizou um leilão para a venda das faixas de frequência de 2,5 GHz nacionais atreladas à faixa de 450 MHz, no qual a Vivo foi vencedora do lote “X”, banda de 20 + 20MHz, pelo valor de R$1,05 bilhão, montante a ser refletido no Capex no momento da assinatura dos termos.
A Companhia incrementará sua capacidade de prestação de serviço com tecnologia de quarta geração (4G) em todo o território nacional e passará a operar na faixa de frequência de 2,5 GHz. Além da faixa de 2,5 GHz, o lote arrematado inclui a faixa de 450 MHz para as áreas rurais do interior dos estados de Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe, áreas de grande interesse da Companhia devido à alta densidade e renda per capita nessas regiões, possibilitando a maximização de retorno sobre os investimentos.
A tecnologia principal da Vivo era o CDMA, mas ela implantou uma rede GSM que entrou em operação em 2007 e se tornou a tecnologia dominante em 2008.
O WCDMA/HSDPA é a tecnologia adotada para 3G (mais detalhes), apesar dela possuir uma rede EVDO com cobertura limitada e que deve ser descontinuada no futuro.
Histórico da Vivo
A Vivo foi formada em dezembro de 2002 como uma joint venture controlada pela Telefonica (50%) e Portugal Telecom (50%) (PT) a partir de 7 prestadoras de celular nas Bandas A e B.
Estas prestadoras correspondiam a 5 companhias listadas nas bolsas de valores de São Paulo e Nova Iorque: Telesp Celular Participações S.A., inclui Global Telecom; Tele Centro Oeste Participações S.A., inclui NBT; Tele Leste Celular Participações S.A.; Tele Sudeste Celular Participações S.A. e Celular CRT Participações S.A.
Em 2007 a Vivo adquiriu a Telemig Celular assumindo o seu controle em Abr/08. Consulte para resultados anuais da Telemig.
Em abril de 2011 a Vivo Participações passou a ser uma subsidiária integral da Telesp S. A. (mais detalhes).
A Telefonica acertou com a Portugal Telecom (PT), em 27 de julho de 2010, a compra da participação da PT na Vivo por 7,5 bilhões de euros.
A Anatel concedeu, em 23 de setembro de 2010, anuência prévia para esta aquisição impondo, no entanto, os seguintes compromissos para a Vivo/Telefonica:
As empresas deverão enviar relatórios periódicos para o acompanhamento do cumprimento destes compromissos.
Em 27/09/10 a Telefonica efetuou o pagamento da primeira parcela (4,5 bilhões de euros), sendo o restante a ser pago em 30/12/10 (1,0 bilhão de euros) e em 31/10/11 (2,0 bilhões de euros).
A Telefonica passa então a ser a controladora da Vivo podendo promover a integração de suas operações fixas e móveis no Brasil.
A Telefonica realizou em 18/03/2011 um leilão (OPA) para aquisição das ações ONs da Vivo pelo
preço equivalente a oitenta por cento (80%) do valor pago à Portugal Telecom.
Neste leilão, a Telefonica adquiriu através de sua subsidiária SP Telecomunicações Ltda, um total de 10.635 mil ações ordinárias da Vivo Part., representando 7,75% do capital ordinário da empresa, por R$ 1.265 milhões.
A composição acionária da Vivo Participações passou a ser a apresentada a seguir.
.
Histórico da aquisição
O processo se inciou em 2007 com a Telefonica fazendo as seguintes propostas para a PT:
A última proposta da Telefonica foi aprovada por 74% dos acionistas presentes em assembléia geral da PT realizada em 30/06/10, mas foi vetada pelo Governo Português que possui uma "Golden Share" na PT que lhe dá este direito.
No dia 8 de julho o Tribunal da União Européia julgou ilegal a "Golden Share" do Governo Português na PT. Com isto as negociações entre PT e Telefonica foram retomadas.
No dia 16 de julho venceu a validade da proposta feita pela Telefonica em 29/06/10. O Conselho de Administração da PT solicitou uma extensão de prazo de 12 dias, com o que a Telefonica não concordou.
Em 27 de julho de 2010 Portugal Telecom acertou a venda de sua participação na Vivo para a Telefonica por 7,5 bilhões de euros e anunciou um acordo para entrar na Oi.
Consulte o comentário do Teleco
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares