Banda Larga

02/03/2007

Tecnologias de Suporte

 

Redes Locais Modelo OSI Endereçamento IP PLC

Nesta página: O modelo de referência Open systems interconection (OSI) para a arquitetura de um protocolo de comunicação de dados entre dois computadores.

 

 

O modelo de referência Open systems interconection (OSI) foi desenvolvido pela ISO como um modelo para a arquitetura de um protocolo de comunicação de dados entre dois computadores. Ele é composto de sete camadas apresentadas na Tabela.


Camada (Layer)
Função
7
Aplicação
(Application)
Camada que fornece aos usuários acesso ao ambiente OSI e provê sistemas distribuídos de informação.
6
Apresentação
(Presentation)
Camada responsável por prover independência aos processos de aplicação das diferenças na representação dos dados (sintaxe).
5
Sessão
(Session)
Camada que provê a estrutura de controle para a comunicação entre as aplicações. Estabelece, gerencia e termina conexões (sessões) entre aplicações.
4
Transporte
(Transport)
Camada responsável pela transferência de dados entre dois pontos de forma transparente e confiável com funções como controle de fluxo e correção de erro fim a fim.
3
Rede
(Network)
Camada que fornece para as camadas superiores independência das tecnologias de transmissão e comutação usadas para conectar os sistemas. Responsável por estabelecer, manter e terminar conexões.
2
Enlace de dados
(Data Link)
Camada responsável pela transmissão confiável de informação através do enlace físico. Envia blocos de dados (frames) com o necessário controle de erro e de fluxo.
1
Física
(Physical)
Camada responsável pela transmissão de uma seqüência de bits em um meio físico. Trata das características mecânicas, elétricas, funcionais e procedurais para acessar o meio físico.

 

 

Tutoriais no Teleco:

O Modelo OSI de Interconexão de Sistemas Abertos