03/09/2013
Telefones Celulares: Vendas no Mundo
Nesta página: Vendas de telefones celulares no Brasil e no Mundo. informações sobre vendas trimestrais dos principais fornecedores de Telefones Celulares do Mundo.
Segundo dados do IDC, o mercado de telefones celulares cresceu 1,1% no segundo trimestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 15,4 milhões de unidades. O desempenho positivo foi puxado pelas vendas de smartphones, que cresceram 110,1%, chegando a 8,3 milhões de unidades. Em contrapartida, os celulares tradicionais apresentaram retração de 36,6% (7,1 milhões).
Com estes resultados, as vendas de smartphones superaram as de celulares tradicionais pela 1ª vez no Brasil, representando 54% da base.
Do total de 8,3 milhões de smarphones vendidos no segundo trimestre, 90% rodavam o sistema operacional Android. Os dados da IDC apontam também um significativo aumento da quantidade de celulares inteligentes com mais de um chip, que há um ano representavam 15% do mercado e hoje correspondem a mais de 40%.
O preço médio dos smarphones, que estava em torno de US$ 316 no primeiro trimestre, caiu para US$ 240, o que explica em parte a explosão de vendas.
Vendas no Brasil
Fonte: IDC
No 2 º trimestre do ano foram embarcados 432,1 milhões de telefones celulares, sendo 237,9 milhões smartphones, ante 407,7 milhões de unidades embarcadas no 2T12, sendo 156,2 milhões smarthones.
O mercado de telefonia móvel mundial foi impulsionado principalmente pelas vendas de smartphones no mundo, que representaram 55,1% da base no 2T13.
A Samsung, novamente o grande destaque do trimestre, manteve-se na ponta da tabela com 113,4 milhões de unidades vendidas durante o 2T13.
A Apple vendeu 31,2 milhões de Iphones no 1T13, representando um crescimento de 20% nas vendas se comparado ao mesmo período do ano anterior.
A Nokia que desde 2011 enfrente a transição do sistema operacional Symbian para Windows Phone reportou queda de 27% nas vendas. Está queda deve-se principalmente a alta concorrência de modelos com outros sistemas operacionais.
A Samsung deteve 26,2% da quota de mercado seguida por Nokia (14,1%), Apple (7,2%), LG (3,7%), ZTE (3,5%), Sony Mobile (2,2%), RIM (1,6%) e Outras (41,4%).
Vendas (Unit shipments)
* Baseados na estimativa de Outros do IDC;
Market Share (unidades)
* Baseados na estimativa de Outros do IDC; Inclui Huawei, HTC e Sony Mobile.
Vendas no Mundo (Gartner)
Vendas mundiais para usuários finais
Fonte: Gartner
* Inclui Sony Ericsson.
Receita Líquida da Venda de Telefones Celulares
RIM
Os valores acima se referem às vendas realizadas pelos vendors (unit shipments). O Gartner divulga uma estimativa das vendas para usuários finais.
* Resultados após aquisição pelo Google
** A partir do 3T12 a Receita de telefones celulares da Apple não inclui vendas de serviços para iPhone.
Nokia
Samsung
LG
ZTE
Apple
HTC
Motorola
Huawei
Alcatel
Sony Ericsson
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares