14/03/2025

Qualidade da Banda Larga Fixa
Qualidade Pesquisa de Satisfação Geral Reclamações
Nesta página: Indicadores de qualidade das operadoras de Serviço de Comunicação Multimídia.

 

Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida SCM e SMP da ANATEL em 2024

A ANATEL divulgou a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida para o ano de 2024. Nesta pesquisa foi utilizado um novo regulamento de satisfação e de qualidade percebida para a telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por Assinatura. (Resolução 654/2015).

 

Satisfação Geral com a Prestadora

(0 = Totalmente Insatisfeito; 10 = Totalmente Satisfeito)

 

 

Banda Larga Fixa - Média Satisfação Geral

 

 

Operadora 2020 2021 2022 2023 2024
BR SUPER - - - 8,26 8,65
Tely - - - - 8,15
Unifique 7,76 7,94 8,18 8,10 8,13
Ligga - - - 7,03 7,90
Brisanet 7,73 7,66 8,14 8,24 7,74
GB Online - - - 8,09 7,69
Vero - - - 7,86 7,69
Vivo 6,80 7,00 7,32 7,76 7,84
PROXXIMA - - - 7,73 7,44
Oi 5,78 6,82 7,03 7,38 7,33
Algar 7,13 7,00 7,35 7,20 7,29
Valenet - - 7,31 7,20 7,23
Claro 6,52 6,75 6,76 7,13 7,05
TIM 6,91 6,99 7,00 7,32 6,69
Sky 6,08 6,21 6,50 7,15 -
Gigabyte - - 8,25 - -
MOB - 7,34 7,32 - -
Sercomtel 6,65 - - - -
Hughes 4,86 - - - -
Média Geral 6,51 6,88 7,07 7,43 7,49

 

Percentual de Indicadores com Cumprimento de Metas por Operadora

O monitoramento da qualidade da banda larga fixa, é feito pela Anatel, através de indicadores operacionais das prestadoras não classificadas como de pequeno porte. Conforme revogação feita no Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), encontram-se em vigor 8 indicadores conforme foi estabelecido pelo Regulamento de Gestão da Qualidade do SCM (RGQ-SCM), aprovado pela resolução 574, de 28/10/2011.

 

Regulamento de Gestão da Qualidade

 

Indicadores de Qualidade Meta
SCM5 Garantida de Velocidade Média Contratada ≥ 80%
SCM6 Latência Bidirecional ≥ 95%
SCM7 Variação de Latência ≥ 95%
SCM8 Taxa de Perda de Pacotes ≥ 95%
SCM9 Taxa de Disponibilidade ≥ 95%
SCM10 Taxa de Atendimento pelo Atendente em Sistemas de AutoAtendimento ≥ 85%
SCM11 Taxa de Instalação do Serviço ≥ 95%
SCM13 Taxa de Tempo de Reparo ≥ 95%

 

Grupo 2019
Claro 90,0%
Sky 81,2%
Vivo 79,8%
Oi 70,1%
TIM 42,1%

Fonte: Anatel.

 

 

 

 

 

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