06/04/2023

Qualidade da Banda Larga Fixa
Qualidade Pesquisa de Satisfação Geral Reclamações
Nesta página: Indicadores de qualidade das operadoras de Serviço de Comunicação Multimídia.

 

Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida SCM e SMP da ANATEL em 2022

A ANATEL divulgou a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida para o ano de 2022. Nesta pesquisa foi utilizado um novo regulamento de satisfação e de qualidade percebida para a telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por Assinatura. (Resolução 654/2015).

 

Satisfação Geral com a Prestadora

(0 = Totalmente Insatisfeito; 10 = Totalmente Satisfeito)

 

 

Banda Larga Fixa - Média Satisfação Geral

 

 

Operadora 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022
Gigabyte - - - - - - - 8,25
Unifique - - - 7,64 8,02 7,76 7,94 8,18
Brisanet - - 7,28 7,89 7,47 7,73 7,66 8,14
Algar 7,03 6,76 6,39 6,89 6,86 7,13 7,00 7,35
MOB - - - - - - 7,34 7,32
Vivo 6,27 6,13 6,38 6,48 6,78 6,80 7,00 7,32
Valenet - - - - - - - 7,31
Oi 5,88 5,62 5,67 5,88 6,02 5,78 6,82 7,03
TIM 7,93 7,56 7,54 7,24 6,96 6,91 6,99 7,00
Claro 6,91 6,74 6,43 6,62 6,81 6,52 6,75 6,76
Sky 5,74 5,81 5,38 5,87 5,99 6,08 6,21 6,50
Sercomtel 7,56 7,58 6,87 6,83 6,69 6,65 - -
Hughes - - - 6,19 5,66 4,86 - -
Copel - - - 8,35 7,97 - - -
Cabo 7,81 7,92 7,64 7,45 - - - -
Multiplay - - - 7,17 - - - -
Média Geral 6,58 6,26 6,23 6,43 6,63 6,51 6,88 7,07

 

Percentual de Indicadores com Cumprimento de Metas por Operadora

O monitoramento da qualidade da banda larga fixa, é feito pela Anatel, através de indicadores operacionais das prestadoras não classificadas como de pequeno porte. Conforme revogação feita no Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), encontram-se em vigor 8 indicadores conforme foi estabelecido pelo Regulamento de Gestão da Qualidade do SCM (RGQ-SCM), aprovado pela resolução 574, de 28/10/2011.

 

Regulamento de Gestão da Qualidade

 

Indicadores de Qualidade Meta
SCM5 Garantida de Velocidade Média Contratada ≥ 80%
SCM6 Latência Bidirecional ≥ 95%
SCM7 Variação de Latência ≥ 95%
SCM8 Taxa de Perda de Pacotes ≥ 95%
SCM9 Taxa de Disponibilidade ≥ 95%
SCM10 Taxa de Atendimento pelo Atendente em Sistemas de AutoAtendimento ≥ 85%
SCM11 Taxa de Instalação do Serviço ≥ 95%
SCM13 Taxa de Tempo de Reparo ≥ 95%

 

Grupo 2019
Claro 90,0%
Sky 81,2%
Vivo 79,8%
Oi 70,1%
TIM 42,1%

Fonte: Anatel.

 

 

 

 

 

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