28/03/2024

Qualidade da Banda Larga Fixa
Qualidade Pesquisa de Satisfação Geral Reclamações
Nesta página: Indicadores de qualidade das operadoras de Serviço de Comunicação Multimídia.

 

Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida SCM e SMP da ANATEL em 2023

A ANATEL divulgou a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida para o ano de 2023. Nesta pesquisa foi utilizado um novo regulamento de satisfação e de qualidade percebida para a telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por Assinatura. (Resolução 654/2015).

 

Satisfação Geral com a Prestadora

(0 = Totalmente Insatisfeito; 10 = Totalmente Satisfeito)

 

 

Banda Larga Fixa - Média Satisfação Geral

 

 

Operadora 2019 2020 2021 2022 2023
BR SUPER - - - - 8,26
Brisanet 7,47 7,73 7,66 8,14 8,24
Unifique 8,02 7,76 7,94 8,18 8,10
GB Online - - - - 8,09
Vero - - - - 7,86
Vivo 6,78 6,80 7,00 7,32 7,76
PROXXIMA - - - - 7,73
Oi 6,02 5,78 6,82 7,03 7,38
TIM 6,96 6,91 6,99 7,00 7,32
Algar 6,86 7,13 7,00 7,35 7,20
Valenet - - - 7,31 7,20
Sky 5,99 6,08 6,21 6,50 7,15
Claro 6,81 6,52 6,75 6,76 7,13
Ligga - - - - 7,03
Gigabyte - - - 8,25 -
MOB - - 7,34 7,32 -
Sercomtel 6,69 6,65 - - -
Hughes 5,66 4,86 - - -
Copel 7,97 - - - -
Média Geral 6,63 6,51 6,88 7,07 7,43

 

Percentual de Indicadores com Cumprimento de Metas por Operadora

O monitoramento da qualidade da banda larga fixa, é feito pela Anatel, através de indicadores operacionais das prestadoras não classificadas como de pequeno porte. Conforme revogação feita no Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), encontram-se em vigor 8 indicadores conforme foi estabelecido pelo Regulamento de Gestão da Qualidade do SCM (RGQ-SCM), aprovado pela resolução 574, de 28/10/2011.

 

Regulamento de Gestão da Qualidade

 

Indicadores de Qualidade Meta
SCM5 Garantida de Velocidade Média Contratada ≥ 80%
SCM6 Latência Bidirecional ≥ 95%
SCM7 Variação de Latência ≥ 95%
SCM8 Taxa de Perda de Pacotes ≥ 95%
SCM9 Taxa de Disponibilidade ≥ 95%
SCM10 Taxa de Atendimento pelo Atendente em Sistemas de AutoAtendimento ≥ 85%
SCM11 Taxa de Instalação do Serviço ≥ 95%
SCM13 Taxa de Tempo de Reparo ≥ 95%

 

Grupo 2019
Claro 90,0%
Sky 81,2%
Vivo 79,8%
Oi 70,1%
TIM 42,1%

Fonte: Anatel.

 

 

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Relatório Teleco

 

Adquira já o seu

Enquete

Qual a velocidade de acesso à Internet que seria suficiente para você em sua casa?

  Menos de 25 Mbps
  25 a 50 Mbps
  51 a 100 Mbps
  101 a 250 Mbps
  251 a 500 Mbps
  501 Mbps a 1 Gbps
  1 Gbps

EVENTOS

 

 

 

 

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS

SEÇÃO HUAWEI