Qualidade

17/01/2020

Reclamações ao Procon-SP

 

Procon SP Procon BR Consumidor Dados Históricos

Nesta página: Reclamações aos Procons

PROCON-SP

 

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, disponibiliza em seu site www.procon.sp.gov.br o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas de 2015 e anos anteriores, listando as empresas reclamadas para consultas.

 

 

 

RANKING DE ATENDIMENTOS E RECLAMAÇÕES EM 2019

No acumulado de 2019 as operadoras de telecomunicações voltaram a liderar o ranking de atendimentos e reclamações no Procon-SP.

Em 2019 foram registradas 96.321 ocorrências. As três primeiras colocadas são Vivo com 30.753, Claro com 27.662 e TIM com 22.842. A Oi ficou em 13º lugar com 5.393 reclamações. Nextel ficou em 23º do ranking com 2.605.

As principais queixas dos consumidores foram sobre cobranças indevidas e/ou abusivas.

 

RECLAMAÇÕES FUNDAMENTADAS 2018

 

 

Em 2018, foram registrados 741.555 atendimentos, entre consultas, orientações e atendimentos preliminares, aos Procons integrados ao Sistema.

A tabela a seguir demonstra o ranking geral das empresas mais reclamadas do setor de telecomunicações.

 

 

Posição Empresa 2014 2015 2016 2017 2018
TIM 1.397 2.351 1.676 1.759 2.325
Vivo 4.482 3.901 4.022 4.081 2.279
Grupo Claro 3.749 5.883 4.704 3.008 2.069
Sky 1.367 2.731 1.533 1.004 1.349
13º Oi 1.911 1.388 1.088 905 845
35º Nextel 235 634 556 618 185

 

O Segmento de Telecomunicações foi o mais reclamado em 2017, no total foram 11.264 reclamações no ano. Os serviços de telefonia fixa e móvel, TV por assinatura e internet foram os assuntos mais reclamados no Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas.

 

Posição Segmentos Mais Reclamados 2015 2016 2017
Telecomunicações 15.626 12.686 11.264
Instituições Financeiras 7.785 6.695 7.383
Móveis 2.163 - 2.389
Seguros - - 2.055
Aparelho Celular 3.321 3.931 4.002