03/01/2020

Qualidade Fixa - Desempenho (IDA)

 

Qualidade Fixa Reclamações Desempenho (IDA) Dados Históricos

Nesta página: Índice de Desempenho no Atendimento (IDA) aos consumidores a partir das solicitações feitas à Central de Atendimento da Anatel.

 

Novo indicador para medir a qualidade do atendimento ao usuário

Anatel adotou em 03 de Janeiro de 2009 este novo critério de medição do desempenho. As prestadoras partem de uma nota 100 e perdem pontos pelos desvios em relação a metas de desempenho.

O Índice leva em consideração a capacidade da prestadora de atender as demandas no prazo de cinco dias, de diminuir a quantidade de reclamações, de reduzir pendências e de evitar reincidências. Assim, quanto melhor o desempenho no atendimento às metas estabelecidas pela Anatel, maior o índice obtido pela prestadora.

As Metas atuais foram revisadas em Janeiro de 2011.


Desempenho no Atendimento Telefonia Fixa - Local (2019)

 

Apresenta-se a seguir o ranking de desempenho no atendimento ao usuário.

 

Operadoras Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out
Algar 94,9 98,2 100,0 100,0 99,8 100,0 93,9 99,5 100,0 97,8
Claro 82,7 89,2 85,5 92,4 92,0 94,9 92,5 89,7 95,4 97,3
Sercomtel 91,6 86,9 0,0 82,0 92,4 100,0 92,7 100,0 81,2 76,3
Vivo 61,3 69,0 94,7 66,6 64,3 73,8 63,1 68,5 70,2 65,0
Oi 38,1 49,7 89,5 39,2 29,2 51,0 38,5 41,8 51,3 49,8
TIM 13,3 28,4 68,3 27,6 26,6 49,1 40,8 44,1 47,9 47,2

 

Desempenho no Atendimento Telefonia Fixa - Local (2018)

 

Apresenta-se a seguir o ranking de desempenho no atendimento ao usuário.

 

Operadoras Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Embratel 89,6 93,1 91,6 92,4 92,3 91,0 88,1 92,9 95,6 93,6 89,7 93,8
Algar 100,0 100,0 100,0 94,2 88,3 100,0 100,0 99,7 100,0 99,1 99,7 92,9
Sercomtel 28,4 42,8 24,5 30,8 94,2 0,0 0,0 92,7 82,8 88,9 82,6 88,2
Telefônica 71,5 77,7 69,2 71,4 74,1 96,3 95,5 72,6 68,2 68,2 73,1 75,7
Oi 37,4 54,9 47,5 48,5 52,6 91,5 89,2 44,6 51,7 40,4 52,0 48,9
TIM 42,6 50,4 33,0 35,6 39,5 73,7 68,7 29,1 22,8 17,5 14,2 31,5

 

Desempenho no Atendimento Telefonia Fixa - Local (2017)

 

Apresenta-se a seguir o ranking de desempenho no atendimento ao usuário.

 

Operadoras 2017
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Algar 100 100 100 100 100 94,83 100 100 100 100 100 100
Embratel 86,69 86,41 86,29 92,61 87,06 89,63 88,94 82,84 89,01 87,57 89,56 91,58
Sercomtel 91,67 70,63 70,97 76,8 69,4 72,72 92,59 76,82 71,63 79,55 28,43 65,89
Vivo 64,33 72,12 66,66 78,28 70,31 72,12 74,01 69,38 76,51 73,66 71,54 78,63
TIM 31,8 40,08 31,81 46,42 21,07 18,45 44,59 37,31 48,41 40,05 42,62 36,4
Oi 26,04 29,60 17,23 42,15 30,69 41,99 33,17 17,18 38,09 33,71 37,36 55,42

 

 

Desempenho no Atendimento Telefonia Fixa - Local (2016)

 

Apresenta-se a seguir o ranking de desempenho no atendimento ao usuário.

 

Operadoras
2016
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Embratel 81,30 83,76 79,02 89,46 89,71 83,95 89,56 86,62 87,87 87,34 88,42 89,11
Vivo 48,20 54,14 47,76 62,77 61,46 61,30 66,38 56,89 62,00 64,12 69,33 71,21
TIM 76,10 69,20 58,61 60,25 54,52 43,16 30,18 26,65 27,58 40,80 30,76 31,62
Oi 0,00 0,00 0,00 6,14 12,76 21,71 30,13 20,29 32,04 41,98 28,75 29,76
GVT* 77,8 75,57 71,36 - - - - - - - - -
Algar 100 100 100 100 100 99,53 100 94,49 100 100 100 100
Sercomtel 89,88 85,99 87,93 97,53 100 79,81 79,94 84,48 100 78,53 85,57 72,97

*Os dados da GVT foram incorporados aos dados da Vivo a partir de abr/16.

 

 

Metas

 

  Telefonia Fixa - Local Telefonia Fixa - LDN
Meta histórica Meta Meta histórica Meta
Índice de
Reclamação
0,726/1.000 acessos 0,360/1.000 acessos 0,047/1.000
documentos de cobrança
0,030/1.000
documentos de cobrança
Reincidência 11% 8% 11% 8%
Pendência 3% 1% 3% 1%
Resolução
no prazo
72% 85% 72% 85%

 

 

No Teleco:

Grau de Satisfação com as Operadoras

Reclamações no Procon

Comentário: As metas de qualidade estão sendo cumpridas?

Tutorial: Qualidade no SMP

 

 

 

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