26/04/2024

Qualidade TV por Assinatura
Qualidade Pesquisa de Satisfação Reclamações

Nesta página:Ranking de Reclamações de Serviço de TV por assinatura. Fonte: Anatel.

 

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel (Mensal)

Apresenta-se a seguir o ranking de reclamações na Central de atendimento da Anatel em 2024.

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel - 2024

Operadoras
Jan Fev
Claro 0,74 0,71
Vivo 0,57 0,51
SKY 0,4 0,39
Oi 0,39 0,37
Unifique 0,15 0,04
Total 0,57 0,55

 

Problemas mais reclamados - Fev/24

 

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel - 2023

 

Operadoras
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Nov
Valenet - - - - - - - 0,8 0,40 0,81
Claro 0,75 0,71 0,84 0,70 0,75 0,65 0,66 0,67 0,61 0,70
Vivo 0,72 0,53 0,60 0,43 0,36 0,45 0,40 0,47 0,48 0,52
SKY 0,23 0,21 0,23 0,20 0,23 0,43 0,45 0,44 0,41 0,38
Oi 0,39 0,32 0,38 0,28 0,32 0,30 0,31 0,34 0,28 0,29
Unifique - 0,02 0,12 0,02 0,02 0,04 - 0,04 0,04 -
Total 0,46 0,41 0,48 0,40 0,43 0,51 0,52 0,53 0,49 0,53

Nota: Não foram divulgados valores para outubro e dezembro de 2023.

 

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel - 2022

Operadoras
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Vivo 1,34 1,06 1,09 0,84 0,73 0,67 0,75 0,69 0,62 0,60 0,62 0,93
Claro 0,85 0,70 0,96 0,85 1,00 0,86 0,80 0,90 0,84 0,77 0,73 0,70
SKY 0,86 0,60 0,61 0,48 0,54 0,55 0,47 0,51 0,50 0,49 0,51 0,42
Oi 0,59 0,51 0,55 0,42 0,41 0,37 0,34 0,38 0,34 0,33 0,28 0,33
Total 0,83 0,66 0,79 0,65 0,73 0,66 0,61 0,67 0,63 0,60 0,57 0,57

 

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel - 2021

Operadoras Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
SKY 1,38 1,11 1,29 1,05 0,99 0,82 0,76 0,83 0,79 0,64 0,56 0,80
Vivo 1,38 1,41 1,88 1,47 1,32 1,14 1,24 1,14 1,00 0,98 0,84 0,74
Claro/NET 1,08 1,01 1,22 0,93 0,89 0,92 0,81 0,77 0,69 0,67 0,68 0,70
Oi 1,10 0,99 1,26 1,16 1,12 1,07 0,55 0,55 0,46 0,49 0,49 0,49
Total 1,20 1,07 1,31 1,04 0,99 0,93 0,77 0,77 0,69 0,65 0,62 0,69

 

 

Reclamações por 1000 assinantes na Anatel - 2020

Operadoras Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
SKY 2,09 1,75 1,82 1,80 1,88 1,99 1,81 1,74 1,62 1,61 1,43 1,49
Vivo 1,90 1,72 1,74 1,49 1,73 1,68 1,93 1,73 1,65 1,56 1,42 1,36
Oi 1,91 1,48 1,55 1,46 1,45 1,49 1,63 1,47 1,25 1,35 1,23 1,14
Claro/NET 1,46 1,29 1,53 1,88 1,87 1,77 1,63 1,45 1,42 1,30 1,16 1,12
Algar 1,35 1,06 1,22 0,89 1,27 1,40 7,43 6,37 3,83 5,40 320,0 -
Total 1,74 1,48 1,64 1,78 1,82 1,80 1,71 1,57 1,48 1,43 1,28 1,26

 

 

TV por Assinatura 2015 2016 2017 2018 2019
Total 2,56 2,31 2,16 1,83 1,87

 

 

Operadoras
2014 2015 2016
Oi TV 2,65 3,88 4,06
Claro TV 0,98 1,97 2,44
SKY 1,79 4,25 2,96
NET 1,01 1,49 1,73
Vivo 2,53 1,85 1,47
GVT * 2,03 1,62 -
Algar TV 0,61 0,46 0,60
Viacabo* 0,51 0,44 -

*Os dados da GVT foram incorporados aos dados da Vivo a partir de abr/16 os dados da ViaCabo não foram divulgados em ago/16.

Solicitações registradas na Anatel por Operadora

 

Solicitações Registradas na Anatel

Abaixo o total de solicitações registradas na Anatel por meio do Sistema de Suporte do Atendimento aos Usuários. Os registros são divididos em quatro grupos: denúncia, reclamação, sugestão e pedido de informação. 98% dos registros referem-se a reclamações.

 

 

Operadora 2019 2020 2021 2022 ∆Ano
Claro  177.620 36 71.530 64.499 -9,83%
SKY 118.784 96.564 47.214 27.548 -41,65%
Vivo 35.284 25.307 17.260 10.324 -40,19%
Cabo Telecom 66 36 10 35 250,00%
Algar 1.143 621 41 54 31,71%
OI 32.144 27.009 21.868 - -
Outros 1.843 132.604 1.021 14.749 1344,56%
Total 366.884 282.177 158.944 117.209 -26,26%

 

 

 

 

Relatório de Acompanhamento dos planos para melhoria da TVA

A Anatel publicou o primeiro o relatório de acompanhamento dos Planos de Ação das Prestadoras de TV por Assinatura.

Os planos de ação exigidos das prestadoras têm por objetivo melhorar a qualidade dos serviços de TV por Assinatura e, consequentemente, reduzir a quantidade de reclamações em pelo menos 35,21% até dezembro de 2013.

 

 

Planos de Ação das prestadoras para diminuição das reclamações na Anatel

A Anatel realizou entre 27/09 e 04/10/12 reuniões com as principais prestadoras te TV por Assinatura visando à redução dos índices de reclamações que estão acima da meta de 0,65 Reclamações na Anatel por 1000 Assinantes.


Os planos de ação apresentados pelas prestadoras foram divulgados pela Anatel no dia 28/11/2012. O objetivo é que a meta seja atingida até dezembro de 2013.

 

 

Qualidade

 

A Anatel aprovou em jul/05 o plano de metas de qualidade da TV por assinatura composto por 10 indicadores:

O Conselho Diretor da Anatel fixou, através do ato 920 de 19/02/08, publicado em 22/02/08, prazo final de 90 dias para que as prestadoras de serviço de TV por Assinatura comprovem a certificação de seus métodos de coleta, consolidação e envio dos indicadores de qualidade.

 

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