05/05/2022
Nesta página: Evolução das Reclamações por Serviço, Interações dos usuários com a Anatel. Links para todas as páginas que compõe a seção de qualidade dos vários serviços de Telecomunicações.
A Res. nº 717 de 23/12/2019 estabeleceu o Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações - RQUAL, e revogou a resoluções anteriores.
Foi instituído um "Selo de Qualidade Anatel" que será obtido a partir de 3 índices:
Índice de Reclamações do Usuário (IR): constituído pela agregação dos indicadores de Reclamação dos Usuários na Anatel.
Índice de Qualidade do Serviço (IQS): índice constituído pela agregação de indicadores de qualidade estabelecidos no Anexo I do Regulamento, e que representa o nível de qualidade efetivamente entregue aos consumidores pelas prestadoras.
Índice de Qualidade Percebida (IQP): índice constituído das notas resultantes da Pesquisa de Qualidade Percebida da Anatel. Mais detalhes em: Pesquisa de Satisfação Geral
O primeiro ciclo avaliativo se iniciou em 01/03/2022 e cntará com a participação das seguintes prestadoras: Claro, Oi, TIM, Vivo, Sky, Algar, Conectcor, Mob Telecom, Unifi que, GB Online e TCM Telecom. As cinco primeiras são participantes obrigatórias e as demais aderiram ao RQUAL para o referido ciclo. A participação das Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) é facultativa.
No Teleco:
Qualidade do atendimento ao usuário (IDA)
Celular
Telefonia Fixa
Banda Larga
TV por Assinatura
No dia 26 de junho de 2015, a Anatel promoveu o lançamento do aplicativo "Anatel Consumidor", que permite o registro e acompanhamento, em celulares e tablets, de reclamações contra as prestadoras de telecomunicações. A ferramenta também permite o envio e acompanhamento de sugestões e solicitações de informações. Dúvidas sobre os direitos do consumidor podem ser sanadas na seção "Perguntas Frequentes".
O app, que está disponível para os sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone, pode ser baixado nas lojas de aplicativos de forma gratuita.
Segunda a Anatel, a intenção é que a internet seja, nos próximos anos, o principal canal de atendimento da Agência, substituindo a Central de Atendimento Telefônico da Agência que, até maio deste ano, foi o canal pelo qual foram registradas 63% das reclamações contra prestadoras de Telecomdo Brasil.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares