13/04/08
Rádio Digital no Brasil
Nesta página: Sistemas de rádio digital existentes e sua implantação no Brasil.
O que é?
Na radiodifusão tradicional (rádios AM e FM) a informação é transmitida na forma de sinais analógicos. Com o rádio digital os sinais de áudio são digitalizados antes de serem transmitidos, o que torna possível obter uma melhor qualidade de som e aumentar o número de estações. As rádios AM passariam a ter uma qualidade de som semelhante às rádio FM e as FM uma qualidade semelhantes aos CDs.
Sistemas existentes
Os sistema de rádio digital podem ser classificados em duas categorias:
Os sistemas de rádio digital utilizam OFDM, sistema de multiplexação em que a banda de operação é sub-dividida em várias sub-portadoras que podem se sobrepor. Os dados são transmitidos em paralelo utilizando uma ou mais sub-portadoras. Este método de transmissão é muito eficiente em canais de banda larga, característica explorada por sistemas como o Eureka 147 que não precisam se limitar às bandas dos canais AM e FM.
Os sistemas IBOC apresentam um menor custo de implementação e a vantagem do usuário continuar sintonizando o seu rádio nas mesmas frequências das estações AM e FM atuais. Em qualquer sistema será necessário adquirir um receptor de rádio digital.
Para mais informações consulte:
Rádio Digital
Juarez Quadros do Nascimento
Digital Audio Broadcasting
Gilmar Gomes da Cruz Jr.
Novos receptores e chips para HD Radio
Flávio Archangelo
Comentários dos leitores sobre o IBOC
Comentários dos leitores sobre o DAB
ibiquity
HD radio alliance
FMeXtra da Digital Radio Express
DRM World DMB (antigo World DAB Forum)
Implantação de Rádio Digital no Brasil
A Anatel e emissoras de rádio do Brasil demonstram uma preferência por sistemas em que o sinal digital compartilha o mesmo canal do sinal analógico, devido ao seu menor custo de implementação.
Para avaliar os sistemas existentes a Anatel autorizou que as emissoras AM e FM realizassem testes para avaliar o desempenho dos sistemas e a compatibilidade como os sistemas analógicos existentes.
A Faculdade de Tecnologia da UNB e a Radiobrás estão realizando testes com o sistema DRM (Europeu) para rádios AM, as demais emissoras de rádio AM e FM estão realizando os testes com o Sistema iBiquity (Americano).
A prioridade da Anatel é definir o sistema a ser utilizado pelas rádios AM, que passariam a ter uma qualidade de áudio próxima à das rádios FM.
Em 07/03/07 foi colocada em consulta pública (771) proposta de critério e procedimentos para avaliação do AM IBOC. A consulta pública terminou em 24/04/07. Mais detalhes.
Em 14/03/07 foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria do Minicom que cria o Conselho de Rádio Digital com 26 representantes de vários setores.
Em 21/12/08 o jornal Estado de Minas publicou um artigo do ministro das comunicações, Hélio Costa, no qual são apresentadas questões relativas aos sistemas de tramissão de rádio digital. Citando fontes como a revista Radio World e artigos dos jornais Wall Street Journal e The Guardian, o ministro expõe as dificuldades de implantação do rádio digital nos Estados Unidos e Europa. Entre os pontos abordados estão o alto custo dos receptores (o mais barato custa cerca de US$ 80,00), problemas na qualidade de transmissão e baixa adesão da população.
De acordo com Hélio Costa esses problemas encontrados em outros países estão sendo observados pelo governo para a implantação do rádio digital no Brasil. O ministro cita ainda testes realizados na cidade de São Paulo pela Universidade Mackenzie. Os testes demostraram que o sistema americano IBOC, em ondas médias, apresenta problemas de programação, com áreas de sombra maiores que as apresentadas atualmente pelo sistema analógico. O sistema DRM anunciou recentemente que está trabalhando na possibilidade de transmissão FM, no mesmo canal.
(Leia o artigo do ministro Hélio Costa no site Caros Ouvintes.)
Em 14/08/12 o Minicom revogou a Portaria anterior e, através de nova Portaria criou o Conselho Consultivo de Rádio Digital com 19 representantes de orgãos e entidade públicas federais, de entidades do setor de radiodifusão e de entidades representativas do setor industrial, com o objetivo de assessorar o Ministro de Estado das Comunicações na implantação do Rádio Digital no Brasil.
Escolha do Sistema
O IBOC é o sistema preferido pelos radiodifusores de AM/FM. O DRM pode ser adotado para OC.
Consulte os Comentários dos leitores sobre o IBOC
Consulte os Comentários dos leitores sobre o DAB
Apresentação de Ara Apkar Minassian da Anatel
Rádio Digital (Anatel)
Metodologia de Teste preparada pela UNB
Testes de Rádio Digital
Apresenta-se a seguir as autorizações para execução de Serviço Especial para Fins Científico ou Experimentais dadas pela Anatel para testes de Rádio Digital no Brasil.
A Radiobras e a UNB estão utilizando o sistema DRM, as demais o IBOC.
Clique na data para ver o relatório final.
Rádios AM
Ondas Médias
* autorização prorrogada por mais 1 ano.
Ondas Curtas
Rádios FM
SOMPUR São Paulo Radiodifusão LTDA.
Teste IBOC
Sistema Clube de Comunicação LTDA.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares