21/02/2025

Qualidade
Sumário Pesquisa de Satisfação Geral Reclamações

Nesta página: Evolução das Reclamações por Serviço, Interações dos usuários com a Anatel. Links para todas as páginas que compõe a seção de qualidade dos vários serviços de Telecomunicações.

 

Reclamações por 1000 assinantes - Dez/24

 

Serviço Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Banda Larga Fixa 1,15 0,71 0,75 0,82 0,75 0,67 0,73 0,68 0,72 0,75 0,70 0,73
Celular 0,24 0,22 0,24 0,26 0,25 0,23 0,24 0,24 0,24 0,25 0,22 0,23
Telefonia Fixa 0,65 0,50 0,49 0,52 0,46 0,44 0,49 0,45 0,40 0,43 0,40 0,39
TV por Assinatura  0,57 0,55 0,56 0,64 0,59 0,59 0,65 0,63 0,66 0,71 0,63 0,63

 

Solicitações Registradas na Anatel

Abaixo o total de solicitações registradas na Anatel por meio do Sistema de Suporte do Atendimento aos Usuários. Os registros são divididos em quatro grupos: denúncia, reclamação, sugestão e pedido de informação. 98% dos registros referem-se a reclamações.

 

 

Solicitaçoes Registradas na Anatel (Milhares)

 

Serviço 2020 2021 2022 2023 ∆Ano
Celular Pós-Pago 964,7 805,8 664,3 474,8 -28,5%
B. Larga Fixa 764,1 560,0 439,2 379,7 -13,5%
Celular Pré-Pago 438,6 313,7 265,6 210,1 -20,9%
STFC 499,8 389,9 235,1 161,1 -31,5%
SeAC 282,2 158,9 117,2 80,5 -31,3%
Total 2.949,3 2.228,4 1.721,4 1.306,2 -24,1%

 

 

 

No Teleco:

Reclamações Registradas na Anatel por Operadora

Telefonia Celular

Telefonia Fixa

Banda Larga

TV por Assinatura 

 

Cumprimento de Metas

 

Enquanto não são divulgados os resultados do novo ciclo do RQUAl, a ANATEL continua acompanhando a qualidade dos serviços de Banda Larga Fixa, Telefonia Móvel, Telefonia Fixa e TV por Assinatura, monitorando os indicadores de desempenho operacional das prestadoras segundo as antigas resoluções.

Todos os indicadores possuem uma meta associada, que deve ser alcançada pela prestadora.Os indicadores para o SCM, SMP e STFC estão estabelecidos nos Regulamentos de Gestão da Qualidade, anexos, respectivamente, à Resolução nº 574/2011, à Resolução nº 575/2011 e à Resolução nº 605/2012. Já os indicadores para o  STVA estão estabelecidos no Plano Geral de Metas da Qualidade, anexo à Resolução nº 411/2005.

 

Serviço 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
TV por Assinatura   84,9% 89,2% 89,1% 90,4% 89,5% 89,8% 90,3%
Telefonia Fixa 74,7% 73,2% 72,8% 77,5% 78,6% 75,2% 74,9%
Banda Larga 70,2% 67,3% 59,5% 63,3% 64,7% 73,8% 77,1%
Celular 80,4% 80,0% 79,7% 80,9% 81,1% 83,4% 84,3%

 

 

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