18/06/2021
Satélites de Comunicações no Brasil
Nesta página: O que são satélites de comunicações, e sua regulamentação no Brasil.
O que são "Satélites de Comunicações"?
São satélites colocados em órbita da terra com a missão de transportarem repetidores de sinais de telecomunicações.
A comunicação entre Estações de Telecomunicações localizadas em dois pontos da terra (Estações Terrenas) pode ser estabelecida se ambas as estações tiverem visada direta para o satélite.
Os satélites podem transportar vários repetidores, também chamados de tranponders. Podem possuir também diferentes antenas e frequências.
Ferramenta cálculo enlaces via satélite
(Colaboração Christian Rodrigues)
https://github.com/cfragoas/Satlink
Tutorial no Teleco
Comunicação Via Satélite
Satélites Geostácionários
A maior parte dos satélites de comunicações são Geoestácionários (GEO). Estes satélites orbitam ao redor da terra na mesma direção e velocidade de rotação da terra. Desta forma, eles parecem estar estacionários em relação a um ponto específico da terra, o que permite a utilização de antenas fixas apontadas para o satélite. A órbita geoestácionária está localizada na linha do equador a uma altitude de 35.786 Km.
A União Internacional de Telecomunicações (UIT) dividiu o espaço geoestacionário em 180 posições orbitais, cada uma separada da outra de um ângulo de 2°. O Brasil pleiteou posições orbitais junto à UIT, que se encontram designadas para uso dos operadores detentores do direito de exploração de satélite brasileiro.
Frequências de satélites geoestácionários no Brasil
A Polarização para os enlaces de subida é vertical e para os enlaces de descida horizontal. (Ato 66.458 de 14/08/07)
Outros tipos de Satélites
Existem ainda satélites em óbitas médias (MEOS), de 8 a 20 mil Km de altitude, e em óbitas baixas (LEOS), de 500 m a 3 mil Km de altitude. Estes satélites possuem órbitas elípticas e se movem em relação à terra o que implica na utilização de antenas móveis ou frequências mais baixas. Estes satélites tem sido utilizados em comunicações móveis por permitirem a utilização de terminais potência de transmissão por estarem mais próximos da terra.
Regulamentação
O satélite de comunicações não é um serviço de comunicações. Ele é utilizado como meio de transporte de sinais de telecom por prestadoras que possuem licenças para prestar serviços de telecomunicações como:
Para que um satélite seja utilizado por uma prestadora de serviços de telecom no Brasil é necessário, que a Anatel lhe confira o direito de exploração de satélite brasileiro ou estrangeiro. O satélite brasileiro é aquele que ocupa uma posição orbital alocada pela UIT para o Brasil. A tabela a seguir apresenta a regulamentação deste processo.
Eutelsat: www.eutelsat.com
Inmarsat: www.inmarsat.com
Intelsat: www.intelsat.com
Globalstar: www.globalstar.com.br
Hispamar: www.hispamar.com.br
Loral Skynet do Brasil: www.loralskynet.com
Nahuelsat: www.nahuelsat.com
Newskies: www.newskies.com
Panamsat: www.panamsat.com
Satmex: www.satmex.com.mx
SES: www.ses-americom.com
Starone: www.starone.com.br
Telesat: www.telesat.ca
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares