Compartilhe:
Siga o Teleco
Compartilhe:
Siga o Teleco
Open RAN e o Poder da Automação
Por Amit Ghadge da Parallel Wireless
Um dos principais benefícios do Open RAN é como ela potencializa a inovação, e a automação é um motor dessa inovação. Ferramentas de automação nativas da nuvem, como Integração Contínua/Entrega Contínua (CI/CD), Provisionamento zero-touch (ZTP), Cloud Automation, Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) permitem a criação de aplicações ágeis, flexíveis, elásticas e eficientes em ambientes modernos e dinâmicos de RAN Aberto. Quando a automação se torna um recurso-chave de uma solução ALL G Open RAN, as Operadoras de Rede Móvel (MNOs) colhem os benefícios não apenas da flexibilidade de escolha e economia de custos, mas também da agilidade, escalabilidade, facilidade de gerenciamento e atualização que vem com a promessa de uma solução Open RAN nativa em nuvem.
Desafios
Atualmente, os MNOs enfrentam muitos desafios de rede, desde economia, cumprimento de contratos de nível de serviço e qualidade de serviço, até lidar com a diversidade e flexibilidade dos fornecedores. As redes Open RAN que utilizam automação abordarão esses desafios e fornecerão inúmeros benefícios para os MNOs.
Automação
A Orquestração e o Gerenciamento Automatizados são a chave para se beneficiar de uma solução Open RAN nativa da nuvem. A automação com ferramentas e tecnologias modernas pode fornecer diversas vantagens e ajudar em diferentes estágios de implantação da rede, desde a preparação até a implantação de uma nova rede ou serviço, depois operar e monitorar a rede após a implantação. A automação também é importante quando se trata de rescisão ou dimensionamento da rede. O diagrama abaixo ilustra as quatro diferentes etapas de implantação de rede ou serviço e os benefícios da automação.
Figura 1 – Etapas da Rede para Automatizar
A seguir, as quatro etapas de automação de rede:
Configuração do ambiente de rede
Ao configurar o ambiente de rede, a automação em nuvem é fundamental. Permite a gestão e operação de infraestrutura utilizando uma abordagem definida por software.
As vantagens incluem:
- Automatiza gestão e operações de infraestrutura
- Gerencia cálculos, armazenamento e redes
- Automatiza tarefas repetitivas comuns
- Reduz a sobrecarga administrativa
- Facilita o gerenciamento do ciclo de vida da aplicação
- Reduz significativamente o tempo e o esforço para configurar a rede
- Aumenta a utilização de recursos e a eficiência do consumo de energia
Trazendo um site
Uma vez configurada a infraestrutura, o próximo passo é prover o serviço ou colocar um site de rádio em funcionamento. O Zero Touch Provisioning (ZTP) é a maneira automatizada de provisionar um serviço sem necessidade de intervenção manual.
As principais vantagens do ZTP são:
- Automatiza instalação e configuração de software
- Diminui a complexidade
- Reduz o tempo, erros e custos
- Relativamente seguro para instalação ran
- É mais fácil implantar um grande número de sites, já que não são necessárias visitas ao site
Testes e atualização
Uma vez que a rede/serviço tenha sido provisionada, quaisquer novos recursos, correções de bugs ou upgrades de software e downgrades são feitos através da automação utilizando a Integração Contínua/Entrega Contínua (CI/CD).
Sem automação, pode se tornar uma tarefa tediosa enviar pessoas ao site para atualizações e testes de software. Isso pode ser demorado, caro e propenso a erros.
Com a automação de software CI/CD, upgrades e downgrades podem ser feitos em segundos ou minutos sem intervenção manual. Isso pode levar a uma redução significativa nos custos e no tempo.
Otimização
Uma vez que a rede ou serviço tenha sido provisionado, também é necessário monitorar e otimizar a rede para melhorar e ajustar para atender à experiência necessária do usuário. Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) são ferramentas fundamentais para fornecer gestão inteligente e operações da rede.
As redes são cada vez mais complexas, e a única maneira de gerenciar tais redes é tendo uma ferramenta de autoava aprendizado e autodecração que automatiza o gerenciamento e as operações da rede.
O Open RAN foi construído nativamente em uma estrutura de IA/ML na arquitetura RAN com funções de controlador de inteligência de controle de inteligência de RAN próximos e não-RT. Com a ajuda de rApps e xApps, o Open RAN integra a tomada de decisão baseada em IA/ML na solução.
Os modelos ML são treinados para analisar rApps RIC não-RT com base em dados recebidos de diferentes funções na rede. Os modelos são então usados para fazer a inferência e agir de acordo em outros nós RAN para ajustar a rede e fornecer a melhor experiência do usuário final.
Resumo
Com redes Open RAN compatíveis com O-RAN em nuvem que utilizam ferramentas e técnicas de automação, os MNOs recebem uma solução Open RAN ágil, flexível, eficiente e elástica que lhes permite aumentar sua rentabilidade e reduzir custos.
Saiba mais sobre a solução Parallel Wireless e o poder da automação em redes Open RAN.