Compartilhe:
Siga o Teleco
Compartilhe:
Siga o Teleco
Colaboração do setorimplementa a primeira rede óptica desagregada da América Latina
A Mundo Pacífico, um provedor de telecomunicações com sede no Chile, anunciou que está aumentando sua capacidade de rede para as principais cidades da região central do Chile, implantando o HyperNET, uma rede IP definida por software baseada em Cassini (o Switch Coherent desenvolvido no Telecom Infra Project).
O HyperNET é baseado no Cassini, um switch coerente desagregado e um transponder de pacote aberto da Edgecore Networks, que fornece comutação de alto desempenho junto com módulos ópticos coerentes de longo curso CFP2. Ao contrário das abordagens tradicionais, o Cassini recolhe as camadas Óptica e IP em uma única plataforma, tornando-a muito eficiente para gerenciar grandes volumes de tráfego.
Ao usar o CFP2-DCO (Digital Coherent Optics) de fornecedores como a Acacia Communications, a Mundo Pacifico criou a rede de maior capacidade na região, interconectando cidades e vilarejos com troncos de 200 ou 400 Gbps para cobrir distâncias significativas sem a necessidade de recursos ópticos externos e amplificação, na maioria dos casos.
O software de rede é baseado no OcNOS da IP Infusion, o primeiro sistema operacional de rede com recursos completos do setor para soluções de rede desagregadas whitebox e fornece transição perfeita das redes tradicionais para as redes abertas.
Em vez de uma solução proprietária e fechada pelo fornecedor, o modelo de rede, um modelo de rede desagregado permite que as operadoras de rede criem e gerenciem redes abertas, implantando rapidamente novos recursos e serviços de rede com menos TCO (Custo de Propriedade). O OcNOS possui recursos avançados, como amplo suporte aos protocolos de comutação e roteamento. Utilizando o TAI (Transponder Abstraction Interface) do TIP, o OcNOS suporta facilmente módulos ópticos coerentes de qualquer fornecedor, de maneira uniforme.
A arquitetura de rede foi projetada pela equipe de arquitetura da Mundo Pacifico. A Whitestack forneceu uma integração ponta a ponta da comutação e da tecnologia óptica, e a camada de automação da Whitestack para serviços de provisionamento, em tempo real, como um serviço importante de valor agregado.
“Diferenciamos nossosserviços, fornecendo a nossos clientes astecnologias de ponta desenvolvidas pelos líderes em tecnologia e adotadas pelas operadoras de telecomunicações mais disruptivas. Estamos orgulhosos de liderar as redes de alta capacidade na região ”, observou Enrique Coulembier, CEO da Mundo Pacífico.
“A crise do Coronavírus exigiu que as pessoas permanecessem em suas casas, criando um aumento sem precedentes no tráfego de rede. Com essa abordagem desagregada, graças ao rico conjunto de recursos da IPInfusion, à interoperabilidade e à capacitação de desagregação e ao suporte da Whitestack, podemos aumentar nossa capacidade, em vez de nos limitarmos aos transportes tradicionais, pilha MPLS e IP ”, disse Marcos Alcayaga , Gerente de rede da Mundo Pacifico.
“A Mundo Pacifico está aproveitando os 20 anos de experiência da IPInfusion no fornecimento de sistemas operacionais de rede líderes para operadoras que estão implementando redes abertas e desagregadas”, disse Atsushi Ogata, Presidente e CEO da IPInfusion. “Nossa solução de sistema operacional de rede desagregada permite que a Mundo Pacifico cubra suas áreas geográficas específicas e se expanda no futuro com uma alternativa comprovada à opções proprietárias e fechada dos provedores tradicionais." Essa solução de rede desagregada oferece agilidade à inovação na implantação de novosserviços e atende às crescentes demandas de tráfego da Mundo Pacifico.
” A grande inovação do Cassini "é que a solução foi desenvolvida por um consórcio de empresas agrupadas no Telecom Infra Project, uma iniciativa focada no desenvolvimento de tecnologias de rede disruptivas destinadas a fornecer acesso à Internet a mais pessoas", acrescenta Gianpietro Lavado, arquiteto sênior da Whitestack, que liderou o projeto e o primeiro teste desta tecnologia no Peru.
“Parabenizamos a Mundo Pacifico, a IPInfusion e a Whitestack por esse grande marco, uma conquista importante para a equipe de Open Optical Packet Transport - e para toda a indústria - que demonstra que, quando os jogadores colaboram juntos, eles podem produzir soluções brilhantes para problemas muito concretos com resultados altamente bem-sucedidos ”, disse Attilio Zani, diretor executivo do TIP.
“Com o switch Cassini, a Edgecore Networks continua fornecendo soluções de rede aberta para uma ampla gama de casos de uso para operadores ópticos, de data center, provedores de serviços e redes corporativas. Estamos satisfeitos que a Mundo Pacifico tenha selecionado o HyperNET baseado no Cassini para ajudar a expandir sua capacidade de rede ”, disse George Tchaparian, CEO da Edgecore Networks.
"A combinação dos robustos recursos do software OcNOS e dos comutadores de alto desempenho da Edgecore traz benefícios significativos de negócios e tecnologia para a Mundo Pacifico com uma nova infraestrutura de rede aberta".
Sobre o Telecom Infra Project
O Telecom Infra Project (TIP) é uma comunidade global de empresas e organizações que estão impulsionando soluções de infraestrutura para promover a conectividade global. Metade da população mundial ainda não está conectada à Internet e, para aqueles que são, a conectividade geralmente é insuficiente. Isso limita o acesso à infinidade de benefícios comerciais e para o consumidor fornecidos pela Internet, impactando, assim, o crescimento do PIB globalmente. No entanto, a falta de flexibilidade nas soluções atuais - exacerbada por uma escolha limitada de fornecedores de tecnologia - torna desafiador para as operadoras criar e atualizar redes com eficiência. Fundada em 2016, a TIP é uma comunidade de diversos membros que inclui centenas de empresas - de provedores de serviços e parceiros de tecnologia a integradores de sistemas e outras partes interessadas em conectividade. Estamos trabalhando juntos para desenvolver, teste e implante soluções abertas, desagregadas e baseadas em padrões que oferecem a conectividade de alta qualidade de que o mundo precisa - agora e nas próximas décadas.
Saiba mais: www.telecominfraproject.com
Imprensa: mpocione@fb.com