A jornada do TIP em 2020 - Confira o ano em retrospectiva e se prepare para muito mais em 2021. O TIP continua criando valor para a indústria.
A demanda por melhor conectividade continua a crescer e 2020 demonstrou o papel vital que desempenha em todas as áreas da vida. Queríamos aproveitar este momento para olhar para o que alcançamos juntos no ano passado.
O TIP está acelerando o desenvolvimento e implantação de soluções abertas, interoperáveis, desagregadas e baseadas em padrões para fornecer a conectividade de alta qualidade de que o mundo precisa.
Essas soluções trazem três tipos diferentes de benefícios para a indústria:
- Uma cadeia de abastecimento de rede menos frágil e mais flexível, reduzindo os riscos de interrupção para provedores de serviços e criando incentivos para investimento em melhorias de conectividade;
- Mais inovação nas funcionalidades de rede, já que uma comunidade crescente de inovadores pode usar interfaces abertas para criar novos produtos que melhoram o desempenho da rede e possibilitam enfrentar os desafios atuais de conectividade,
- Um business case aprimorado para conectividade, por meio de reduções no custo total de propriedade (CTO) ou permitindo novos fluxos de receita para provedores de serviços, além da conectividade básica.
O TIP é um veículo fundamental para a indústria construir essas novas soluções de rede. O TIP é uma comunidade diversificada, incluindo provedores de serviços, fornecedores de tecnologia, integradores de sistema e outras partes interessadas em conectividade, que coleta requisitos técnicos de casos de uso orientados a negócios e cria, testa e valida produtos e soluções, com base em padrões abertos, para atender a esses requisitos. Mais especificamente, o TIP ajuda a indústria:
- Definir e coordenar roadmaps da indústria para tecnologias abertas e desagregadas, priorizadas de acordo com os requisitos de negócios;
- Obter economias de escala em teste e validação, por meio de uma abordagem colaborativa para testes de laboratório e de campo,
- Reduzir o tempo de entrada no mercado e minimizar os riscos para implantações comerciais, usando o TIP Exchange como um mercado para produtos e soluções validados, com seu nível de maturidade qualificado por meio das TIP Badges, selos de qualidade criados e fornecidos pelo TIP.
Este ano, vimos como nossa comunidade atingiu um impulso significativo no caminho para concretizar nossa visão. Os produtos e soluções TIP, em diferentes camadas de rede, já são uma realidade comercial global, e começamos a expandir nosso escopo para incluir mais parceiros no ecossistema para construir soluções fim-a-fim.
Eventos 2020
Na ausência de eventos físicos em 2020 devido ao COVID-19, o TIP trouxe a comunidade online ao organizar e participar de mais de 20 eventos virtuais. Um dos principais destaques inclui nossa primeira TIP Insights Series, que apresentou um evento Global seguido por 4 eventos regionais cobrindo as regiões LATAM, APAC e EMEA, onde palestrantes de toda a comunidade TIP discutiram as conquistas recentes e planos para o progresso futuro. Nosso programa geral de eventos contou com a participação de mais de 900 empresas, mais de 3.900 participantes e mais de 80 palestrantes de todo o mundo.
Obrigado aos 14 patrocinadores que participaram dos nossos eventos este ano!

Atualizações dos Grupo de Projeto
Nossa comunidade trabalha em conjunto para expandir a cadeia de suprimentos e impulsionar a inovação em todo o cenário das telecomunicações. Nós coletivamente projetamos, construímos, testamos e validamos soluções abertas, eficientes e interoperáveis que atendem aos requisitos técnicos de nossos membros para implementações comerciais. Este ano, fizemos progresso em nossa comunidade nessas áreas. Leia alguns destaques abaixo.

Ideate - Ideação
Este ano, anunciamos o lançamento do 'Grupos de Soluções' . Este novo tipo de Grupo de Projeto se destina a codificar elementos de rede aberta, desagregada e interoperável, incluindo tecnologia incubada pelo TIP em todas as camadas de rede, em uma ampla gama de soluçõesfim-a-fim para casos de implantação específicos que podem ser usados por operadoras e outras partes interessadas da conectividade.
As tecnologias incubadas pelo TIP foram implantadas em ambientes comerciais em todo o mundo e os Grupos de Soluções integrarão esses componentes em soluções fim-a-fim. Isso permitirá a diversidade de fornecedores em toda a rede, aumentará as oportunidades de automação e, potencialmente, entregará novos modelos de negócios. Os primeiros grupos de soluções que lançamos são Network as a Service (NaaS) , Mobile Data Offload, Infraestrutura de cidades conectadas, Automação aberta .
Também anunciamos a simplificação de nosso OpenRAN, simplificando os grupos de projetos OpenRAN e OpenRAN 5G NR. Para atender à crescente demanda da indústria por tecnologia RAN incubada pelo TIP, a nova carta foi desenvolvida para acelerar o desenvolvimento e implantação de soluções OpenRAN em 2G, 3G, 4G e 5G NR. Este novo grupo simplificado está inicialmente focado em cinco subgrupos, incluindo RAN Intelligence and Automation (RIA), que permitirá ao ecossistema OpenRAN alavancar Inteligência Artificial (AI), Machine Learning (ML) e tecnologias de ciência de dados para melhor atender às necessidades do mercado RAN e melhorar a economia da rede.
Define -Definir
o documento de Requisitos Técnicos TIP OpenBNG lançado este ano, como resultado da colaboração entre a Telefónica, Deutsche Telekom, BT e Vodafone, com redes de fibra para casa (FTTH) de grande escala, no âmbito do TIP. OpenBNG é uma iniciativa dentro do subgrupo Disaggregated Open Routers (DOR) do Open Optical & Packet Transport (OOPT).
Também anunciamos , juntamente com a Deutsche Telekom, MTN, Orange, Telefónica, Telia Company e Vodafone, a criação de um novo subgrupo dentro do grupo de projetos Open Optical & Packet Transport, denominado MUST (Requisitos obrigatórios de caso de uso para SDN para transporte). O principal objetivo do MUST é acelerar e impulsionar a adoção de padrões SDN para tecnologias de transporte IP / MPLS, óptico e de microondas.
Nosso novo OpenCore Project Group divulgou seus requisitos técnicos para aplicativos de função de rede e serviços de uma implementação de rede central aberta. Eles descrevem as funções de software necessárias e os requisitos que a implementação precisa atender para ser implantada nas redes das operadoras específicas que participam desta especificação.
Build - Construir
Axiata, Deutsche Telekom, MTN, Telefónica e TIM Brasil coordenaram uma RFI conjunta este ano para avaliar o cenário de tecnologia global para a construção das primeiras soluções de backhaul sem fio abertas e desagregadas voltadas para provedores de serviços do mundo como parte do Grupo de projetos de backhaul sem fio do projeto Telecom Infra (WBH PG). Os principais fornecedores de tecnologia de hardware e software da indústria foram convidados a participar da RFI, compartilhar informações sobre suas capacidades técnicas atuais e recursos de suporte para medir o nível de conformidade e seus planos para construir soluções que atendam aos requisitos técnicos OpenSoftHaul (OSH) desenvolvidos no TIP.
Vários fornecedores de tecnologia responderam ao RFI, com foco em um ou vários componentes do sistema de backhaul sem fio e passaram por uma avaliação técnica detalhada com os operadores de todas as respostas RFI
Além disso, a edotco e o TIP disseram que estão no caminho para desbloquear novas eficiências de rede que irão melhorar a conectividade urbana e a cobertura interna em áreas carentes no sudeste da Ásia e no sul da Ásia, começando com a Malásia.
“Com o aumento da demanda de novas redes e a necessidade crítica de conectar comunidades carentes, devemos acelerar a adoção de soluções de próxima geração. Essas novas soluções, baseadas em hardware neutro de fornecedor e tecnologia definida por software, apresentarão uma revolução tecnológica para conectividade perfeita em comunidades carentes, ao mesmo tempo em que oferecem opções econômicas para operadoras de rede ”, disse o CEO interino da edotco, Datuk Izzaddin Idris.
Test - Teste
Em outubro, o TIP hospedou um Workshop PlugFest de configuração de site rural de 3 dias com uma discussão dos principais resultados no primeiro dia (gravação acessível no Atlassian apenas para membros do PlugFest) seguido por dois dias de painéis ao vivo focados em um tema de implantação de site rural.
Na Europa, hospedamos um TIP e O-RAN PlugFest conjunto para soluções OpenRAN no Community Lab & O-RAN Open Test e Centro de Integração (OTIC) da Deutsche Telekom em Berlim, juntamente com a Deutsche Telekom, TIM, Telefónica, Orange e BT.
Equipes da Vodafone e da Parallel Wireless contribuíram com um Playbook para o OpenRAN PG que captura os aprendizados dos testes de campo do OpenRAN na Turquia, onde os locais brownfield foram trocados por soluções OpenRAN para 2G / 3G / 4G, para avaliar os KPIs técnicos e operacionais no processo. Isso ajudará os membros da comunidade OpenRAN, provedores de solução RAN, operadores de rede e integradores de sistema a adotar uma abordagem informada para a seleção de tecnologia e o planejamento de implantações OpenRAN.
A Telefónica e o Grupo de Projetos OpenRAN da TIP também anunciaram que uma primeira versão da Plataforma de Integração Contínua, Entrega Contínua e Implantação (CI / CD) OpenRAN agora está disponível para membros da TIP para avançar no desenvolvimento de casos de uso, tecnologia e soluções de CI / CD.
Release & Deploy - Implantação
O TIP Exchange reúne o ecossistema para levar ao mercado novas soluções de conectividade. Houve um tremendo crescimento em 2020 agora com 110 Badges ganhos e 94 tecnologias listadas de 42 fornecedores. O TIP Exchange continua a crescer com novas ofertas qualificadas do TIP, permitindo que os membros do TIP exibam seus produtos e soluções para que os provedores de serviços possam avaliar facilmente as parcerias de tecnologia e tecnologias para soluções de conectividade flexíveis e inovadoras. Leia abaixo os destaques das soluções TIP este ano.
A Infinera anunciou que a Telefónica Peru implantará comercialmente a solução Disaggregated Cell Site Gateways (DCSG) desenvolvida pelo TIP usando o hardware DRX-30 da Infinera e o Sistema Operacional de Rede Convergente (CNOS). A implantação faz parte do Projeto Fusión da Telefónica, uma iniciativa que visa transformar sua rede de transporte global, simplificando as operações de rede e aumentando a capacidade de seus clientes. A implantação da solução DCSG do TIP no Peru tem como objetivo oferecer suporte à conectividade móvel 4G e 5G e serviços de acesso fixo em toda a presença global da Telefónica.
A MTN usará tecnologias incubadas pelo TIP para apoiar a evolução de sua infraestrutura de transporte, que a empresa vê como uma plataforma para o sucesso futuro. A capacidade de transporte de comunicação baseada em tecnologias incubadas e testadas dentro do Grupo de Projeto OOPT será implantada para apoiar o crescimento do tráfego nos próximos três anos. Além disso, também oferecerá suporte a novos serviços como parte da evolução do 5G e de novos serviços corporativos. Isso também reduzirá o tempo de lançamento no mercado por meio de um provisionamento de serviços ágil mais focado.
“ Por meio do uso de protocolos e interfaces abertos e da capacidade de incorporar inovações específicas focadas no desempenho de cada componente de rede, as redes de transporte abertas desagregadas e baseadas em padrões podem ajudar a MTN a se aproximar de sua infraestrutura de transporte ideal ”, afirma David Hutton, Engenheiro-chefe do TIP.
A Vodafone anunciou a implantação comercial no Reino Unido com 2.600 locais no País de Gales e no sudoeste da Inglaterra e 30 na Irlanda, após anunciar os resultados de seu RFI para 4G / 5G RU. Na Irlanda, a Vodafone está planejando trabalhar com integradores de sistema e ferramentas de software dentro do TIP (por exemplo, estrutura CI / CD para OpenRAN) para melhorar a automação operacional para RAN.
A Airtel assumiu um papel ativo no OpenRAN por meio da participação e liderança no TIP. No início deste ano, com base na visão desagregada do OpenRAN e seus benefícios associados, a Airtel está conduzindo implantações em escala do OpenRAN, incluindo Evenstar Radio Units (RUs) começando em 2021. Airtel CTO, Randeep Sekhon, compartilhou planos para o futuro da empresa no OpenRAN durante seu palestra principal no evento TIP Insights Series Global.
Atualização de políticas
O trabalho que a comunidade TIP está realizando beneficia não apenas a indústria, mas também as comunidades, cidades, vilas e empresas conectadas com soluções abertas, interoperáveis e desagregadas. A pandemia COVID-19 tornou a conectividade maior e de qualidade ainda mais urgente, pois o trabalho remoto, a educação online e as reuniões virtuais se tornaram a norma. Além disso, a conectividade continua permitindo os aplicativos 5G mais transformacionais e desbloqueando valor econômico.
Os legisladores e reguladores desempenham um papel fundamental na promoção da inovação e na garantia da conectividade de alta qualidade, e no ano passado o TIP envolveu ativamente os líderes governamentais com a visão de fazer uma mudança fundamental em direção a soluções de rede abertas e uma cadeia de suprimentos mais diversificada de equipamentos de telecomunicações.
Na Indonésia, a liderança e o apoio do governo ajudaram a impulsionar a colaboração Público-Privada do TIP lançada em julho. A parceria tem feito grandes avanços com o compromisso de várias operadoras com os testes e testes de campo do OpenRAN no TIP Community Lab hospedado pela Telekom University. Com os objetivos nacionais da Indonésia em torno da transformação digital e capacidade doméstica, o TIP e suas iniciativas - incluindo laboratórios de integração e aceleração de startups - se tornaram um parceiro natural no apoio às metas governamentais. Também no ano passado - durante nossa série Insights - o TIP teve o prazer de apresentar funcionários do governo do Reino Unido abordando as possibilidades estratégicas da arquitetura de rede aberta e o papel que os formuladores de políticas podem desempenhar na aceleração das implantações.
Atualizações do TEAC - Cultivando a inovação no espaço das telecomunicações
No início do ano, em janeiro, especialistas sênior em rede e tecnologia da BT e TIP selecionaram seis startups para sua terceira cohort em seu centro TEAC. As startups dos campos Edge Computing e 5G Private Network foram: ADVA , CloudBackend , Condense Reality , DoubleMe , Ori Industries e TDCOMM . DoubleMe, membro do TEAC UK, lançou posteriormente TwinWorld, um aplicativo Microsoft HoloLens aclamado como o futuro da realidade holográfica social. Em outubro, SK Telekom, Deutsche Telekom e hubraum deram as boas-vindas a 10 novas startups nos Centros de Aceleração de Ecossistema do TIP durante um evento de lançamento do TEAC da Alemanha e da Coreia. Fechando o ano, Ori do TEAC UK sediou seu edgehog day inaugural em novembro em parceria com a Alteran. O evento online viu líderes de todo o mundo compartilharem suas visões sobre Edge Computing e 5G.