Compartilhe:
Siga o Teleco
Compartilhe:
Siga o Teleco
TIP e CPqD divulgam o test report dos primeiros resultados com Cassini e DCSG no Brasil
No final de 2020, o CPqD em conjunto com o TIP e membros parceiros do projeto anunciaram os primeiros resultados do teste com as soluções Cassini e DCSG. Ambas as soluções foram desenvolvidas como parte das iniciativas do Grupo de Projetos TIP OOPT (Open Optical and Packet Transport).
O CPqD abriga o TIP Community LAB em Campinas desde 2018. O CPqD vem testando e validando soluções abertas e desagregadas como DCSG, Cassini e OpenRAN.
O Cassini e o DCSG foram demonstrados pelo CPqD pela primeira vez na Futurecom em 2019 e desde então, em conjunto com os membros a Padtec, Edgecore, Lumentum, IPInfusion e Viavi vêm executando um protocolo abrangente de testes para diferentes casos de uso no laboratório.
Desde março de 2020 o teste vem sendo realizado, sofrendo interrupção devido ao COVID-19, sendo reiniciado em setembro. Durante os testes foi possível a realização da transmissão de 100/200Gbps ao longo de 2000km sem regeneração para cenário de longo curso usando o amplificador óptico híbrido da solução Padtec.
Além disso, a solução foi testada com sucesso para metrô estendido (850Km) e metrô (até 100Km) também. Os canais 100G e 200G DWDM são transportados como comprimentos de onda alienígenas em um sistema de transporte terceirizado, mostrando a flexibilidade do equipamento, tanto no metro quanto em long-haul, além de demonstrar o conceito de desagregação em ação.
"Tornar-se membro da comunidade TIP foi uma experiência gratificante para nós", diz Argemiro Sousa, Diretor de Negócios e CEO interino da Padtec. "Estamos muito felizes com os resultados alcançados pelo esforço conjunto de todos os parceiros. Essa participação reforça o papel da Padtec como empresa de alta tecnologia que investe fortemente em P&D e contribui para a formação de um ecossistema na área de sistemas ópticos", acrescenta. Como parte do teste, a Padtec forneceu oLS DWDM de última geração (Open Line System), incluindo ROADM (Reconfigurable Optical Add-Drop Multiplexer), uma combinação de transponders de 200 Gbs e 1,2 Tbps, amplificadores ópticos híbridos compactos (EDFA+RAMAN) e swicthes ópticos.
Atsushi Ogata, presidente e CEO da IP Infusion disse: “A IP Infusion está entusiasmada por ter colaborado com a TIP para demonstrar e provar como a desagregação oferece inovação mais rápida e reduz o TCO. Neste teste bem-sucedido, nosso sistema operacional de rede OcNOS®, combinado com Cassini e DCSG, provou mais uma vez que alta capacidade e novos serviços avançados podem ser alcançados com soluções desagregadas.”
Gustavo Correa, Especialista em Tecnologia, CPqD, comentou: “Com este ensaio, o TIP Community Lab do CPQD espera ter cumprido seu papel como promotor de tecnologias inovadoras, como as soluções abertas e desagregadas do projeto TIP OOPT, Cassini e DCSG. Além disso, também contribuímos para a integração de tecnologias desenvolvidas pelo próprio CPQD ao longo dos anos e transferidas para a indústria nacional, neste caso para a Padtec.”
Confira no test report a topologia, especificações de hardware e software, os resultados dos testes e outros documentos úteis. Acesse clicando aqui.
Sobre o Cassini
Cassini é um transponder de pacote aberto/óptico desenvolvido que integra a comutação de 200GbE com funções de transporte óptico layer-1 como módulos de cartão de linha, e abrange casos de interconexão, metro e backhaul de data center. Atualmente, é o transponder de pacotes Whitebox de maior capacidade do setor.
Sobre o DCSG
O DCSG é um roteador de site de celular totalmente caracterizado de 1RU com uma ampla gama de opções de conectividade Ethernet para lados de clientes e rede. Como um gateway de site de celular, o DCSG suporta recursos de Camada-2, Camada-3 e MPLS – com protocolos nativos de sincronização de tempo, como IEEE-1588 v2 e Síncronte Ethernet para as estações base móvel.