OpenWifi: mais benefícios e como participar deste projeto do TIP

 

Parte 1: Conhecendo o TIP OpenWifi: um movimento do setor para destravar a inovação da infraestrutura Wi-Fi para a próxima década

Parte 2: Um recorte sobre o OpenWiFi


Forte demanda do provedor de serviços


OpenRoaming* como um driver-chave

OpenRoaming* tem sido um caso de uso chave que impulsiona a adoção inicial do OpenWiFi entre os provedores de serviços. OpenRoaming* é um recurso valioso que facilita o uso do Wi-Fi como complemento à conectividade celular, com uma experiência perfeita do usuário. Durante 2020, a comunidade TIP OpenWiFi iniciou vários testes OpenRoaming* em todo o mundo. Estes incluem:

  • Nos EUA, a Boingo e a NetExperience, em colaboração com a Wireless Broadband Alliance (WBA), estão testando o OpenRoaming* usando a infraestrutura OpenWiFi
  • A American Broadband, em colaboração com duas operadoras de nível 1 dos EUA, fez uma parceria com a Edgecore Networks para realizar testes dos padrões Passpoint* 2.0 e OpenRoaming* da WBA
  • O equipamento OpenWiFi foi validado com o serviço Orion OpenRoaming*  do Google

"A WBA trabalhou em estreita colaboração com a comunidade TIP OpenWiFi durante o desenvolvimento da plataforma OpenWiFi para garantir que o Passpoint* e o OpenRoaming* fossem suportados fora da caixa, garantindo conformidade de padrões, facilidade de implantação e desempenho de recursos", disse Tiago Rodrigues, CEO da Wireless Broadband Alliance.

Diagrama  Descrição gerada automaticamente

Impulso crescente entre os operadores da comunidade TIP

Construindo seu suporte inicial para a plataforma OpenWiFi, várias operadoras dentro da comunidade TIP e uma diversidade de órgãos do setor também anunciaram planos para testar e implantar soluções baseadas no OpenWiFi.

Na Europa, a Deutsche Telekom (DT), que também co-gerencia o grupo de soluções TIP Wi-Fi e está ativa na construção do OpenWiFi e na definição dos requisitos para o OpenWiFi, iniciou testes em seus laboratórios em Berlim com planos para testes de campo em Darmstadt, Alemanha

"A rede OpenWiFi multi-fornecedor, com sua capacidade de misturar e combinar fornecedores que são especialistas em serviços de software e desenvolvimento de hardware, nos oferece as melhores opções de todos os mundos para criar uma rede Wi-Fi competitiva e econômica para melhorar a experiência de nossos clientes residenciais, ou em ambientes corporativos, seja como uma rede autônoma ou complementar ao celular como parte de uma solução convergente", disse  Daniel Brower, VP Technology Business Operations da Deutsche Telekom. "Como co-presidentes dos grupos Wi-Fi, estamos muito satisfeitos em ver o movimento OpenWiFi reunir o melhor do desenvolvimento comunitário de código aberto com o rigor das boas práticas de desenvolvimento de produtos OEM."

A Vodacom da África do Sul é líder ativa na definição dos cenários front-end e nos casos de uso para a plataforma OpenWiFi do TIP. A Vodacom iniciou testes OpenWiFi de vários fornecedores para testar e demonstrar o valor de uma rede Wi-Fi interoperável de nível Enterprise, "plug and play".

"A Vodacom está avaliando como o OpenWiFi pode formar uma espinha dorsal econômica e gratuita para uma rede Wi-Fi resiliente que pode atender ao segmento de nossos negócios, enquanto trabalha ao lado de nossas redes 4G e 5G, para oferecer uma ótima experiência sempre no cliente", disse Khetan Gajjar, Chefe Executivo, Líder Fixo & Móvel (Técnico & Comercial), Vodacom.

Na África, a MTN está avaliando o OpenWiFi como uma plataforma econômica que pode ajudar a lidar com vários casos de uso para serviços gerenciados pelas empresas.

"A MTN opera em vários países com diferentes desafios de negócios. A arquitetura desagregada do OpenWiFi abre oportunidades para fornecer flexibilidade necessária aos nossos clientes empresarias. Junto com o 5G, o W-Fi é uma ferramenta essencial em nosso portfólio, para atender às necessidades do futuro digital da África", disse Leanne Da Cerca, gerente sênior de conectividade do MTN Group Enterprise.

CableLabs e TIP, em uma demonstração de colaboração de grupos do setor, se uniram para iniciar os primeiros testes de interoperabilidade na sede da CableLabs em Louisville, CO. CableLabs é um laboratório de inovação e desenvolvimento sem fins lucrativos para a indústria de cabos.

"O Wi-Fi gerenciado é a base de uma grande experiência do cliente, e o TIP OpenWiFi é para aumentar a disponibilidade e a adoção de soluções Wi-Fi gerenciadas. Em busca dessa visão, o CableLabs está muito animado em fazer parceria com o TIP, dando início a um dos primeiros testes de vários fornecedores para o OpenWiFi", disse Josh Redmore, Arquiteto Principal, R&D Wireless, CableLabs
Na LatAm, o CPqD no Brasil, fez parceria com a Edgecore Networks, NetExperience e  TP-Link, em seus laboratórios, para validar o OpenWiFi para os casos de uso específico e requisitos dos Prestadores de Serviços Brasileiros.

Na Ásia, a ITRI  anunciou planos para colaborar em testes de laboratório em Taiwan, com base no modelo de teste de ponta a ponta para redes baseadas em OpenWiFi, bem como criar uma caixa de areia para testar redes de vários fornecedores de classe Enterprise, no campo.

 

Fornecimento diversificado de vários fornecedores

 

Um portfólio diversificado de Access Point (Indoor e Outdoor)

Três provedores de hardware Access Point ODM, CIG,  Edgecore Networks e  TP-Link,  anunciaram a disponibilidade de 14 projetos de access point para casos de uso interno e externo, e mais de 30 projetos são esperados até o final de 2021, incluindo ODMs adicionais.

Tela de um aparelho celular  Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

Uma proliferação de soluções wi-fi comerciais inovadoras

Vários provedores de software membros do TIP, incluindo  ADTRAN,  Benu Networks,  Indio Networks,  Kloudspot, NetExperience,  Plume,  Plumeria Networks e  VVDN Technologies estão construindo soluções inovadoras baseadas no OpenWiFi do TIP, que serão testadas dentro da comunidade TIP e listadas no TIP Exchange com badges refletindo a maturidade do produto e validação da interoperabilidade final.

"O modelo inovador de Access Point multifornecedor do OpenWiFi cria um caminho acelerado para os parceiros de hardware implantarem tecnologias Wi-Fi de alto desempenho", disse Nick Kucharewski, vice-presidente e gerente geral de Infraestrutura sem fio e networking da Qualcomm Technologies, Inc. "Como fornecedor líder de silício para projetos do OpenWifi Access Point, a Qualcomm continua nossa história como uma forte defensora de iniciativas wi-fi de código aberto e como um motor crítico de inovação para o setor."

 

OpenWiFi dentro do TIP

 

O grupo de projetos Open Converged Wireless

O OpenWiFi do TIP é gerenciado dentro do grupo de projetos Open Converged Wireless (OCW)do TIP. Como em outros grupos de projetos, o grupo de projetos OCW permite a colaboração do setor para construir, testar e validar produtos que fornecem os requisitos de casos valiosos de uso dos provedores de serviços. Isso é benéfico tanto para os provedores de serviços quanto para os fornecedores de tecnologia:

  • Os provedores de serviços economizam tempo, recursos de engenharia e dinheiro quando podem implantar produtos que foram validados contra os requisitos técnicos de seus casos de uso de Wi-Fi, que contribuem para o grupo de projetos
  • Os fornecedores de tecnologia OpenWiFi se beneficiam do foco em fornecer soluções aos requisitos reais dos provedores de serviços, respondendo às necessidades comerciais, além disso, eles também recebem uma validação neutra de sua conformidade com esses requisitos, incluindo sua adesão ao TIP OpenWiFi e sua capacidade de operar em um ecossistema de vários fornecedores.

 

Linha do tempo OpenWiFi – O que vem a seguir

 

 

Como participar?

 

Existem várias maneiras de consumir, implantar e contribuir para o progresso do OpenWiFi. Você pode baixar o software de código aberto gratuitamente e avaliá-lo em um laboratório; você pode contactar um fornecedor comercial de soluções de construção com a plataforma; e você também pode participar ativamente da comunidade e contribuir para o andamento do projeto. Consulte Getting Started with OpenWiFi para obter mais detalhes.

 

Como contribuir para o TIP OpenWiFi

A comunidade TIP desenvolve o OpenWiFi como um produto de código aberto dentro do grupo de projetos Open Converged Wireless, que é aberto a todas as empresas. Este grupo de projetos mantém reuniões semanais de standup e sprints mensais de desenvolvimento que estão abertos a todas as empresas que assinaram um acordo de participação com o TIP. O grupo Open Converged Wireless está desenhado para expandir a pilha OpenWiFi para incluir SmallCells & Switching para um sistema sem fio totalmente convergente. Inscreva-se  aqui, participe das reuniões semanais e contribua (sem taxas de participação!). Entre em  contato conosco noa TIP para obter mais informações.

Como participar do grupo de soluções Wi-Fi do TIP

O grupo de soluções TIP Wi-Fi  colabora com o grupo de projetos de software TIP OCW no avanço da visão para redes interoperáveis abertas de vários fornecedores. O grupo de soluções Wi-Fi define casos de implementação agnóstico, cenários de negócios e uso de operadoras para redes Wi-Fi. Em seguida, a comunidade constrói soluções para lidar com esses casos de uso, aproveitando a plataforma OpenWiFi. Essas soluções são testadas e validadas de acordo com os requisitos do grupo de soluções e listadas no marketplace TIP Exchange, incluindo badges refletindo seu nível de conformidade com os requisitos. Os testes utilizam o documento de modelo de teste de laboratório TIP OpenWiFi produzido dentro do WiFi SG, e incluem a validação da interoperabilidade dos diferentes elementos baseados no OpenWiFi que integram a solução, incluindo produtos de diferentes fornecedores em pontos de acesso de hardware, controladores, portais cativos e sobre os principais aplicativos, em um ambiente de laboratório. Entre em contato conosco no TIP, para obter mais informações.