Compartilhe:
Siga o Teleco
Compartilhe:
Siga o Teleco
A IFC e o Telecom Infra Project são parceiras para promover a conectividade digital em mercados emergentes
A International Finance Corporation (IFC) e o Telecom Infra Project (TIP), uma comunidade global de empresas e organizações focadas em soluções de infraestrutura para o avanço da conectividade em todo o mundo, anunciaram hoje uma nova parceria que visa acelerar a implantação de redes celulares novas e mais econômicas, especialmente em áreas do mundo que são mal servidas ou desconectadas.
Embora a conectividade já tenha remodelado a vida das pessoas que vivem em países desenvolvidos, a infraestrutura que a sustenta precisa ser disponibilizada globalmente para que mais pessoas possam se conectar a serviços digitais.
De acordo com a Comissão de Banda Larga da ONU, quase metade - 46,5% - da população mundial permanece desconectada . Apesar da crescente disponibilidade de tecnologia de baixo custo, o setor muitas vezes tem se esforçado para fornecer conectividade adequada em áreas onde o caso de negócios não é tão robusto. Mesmo entre aqueles que têm acesso, as restrições de largura de banda impedem que muitos usuários experimentem todos os benefícios da conectividade.
A pandemia e suas consequências socioeconômicas enfatizaram a urgência de ações coordenadas entre todas as partes interessadas da indústria e em todas as regiões.
Em muitas partes do mundo, a conectividade de banda larga continua proibitiva. De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), somente o preço dos serviços móveis de voz e dados, excluindo equipamentos, ainda representa até 12% da Receita Nacional Bruta (RNB) mensal per capita nos países menos desenvolvidos .
A acessibilidade é crítica para conectar os desconectados. A mudança para redes abertas e desagregadas melhorará a acessibilidade e contribuirá para um ecossistema de cadeia de suprimentos mais vibrante com novos fornecedores de tecnologia, reduzindo os riscos de negócios e, em última análise, possibilitando maior escolha e flexibilidade nas implantações de rede.
A comunidade TIP e a IFC estão se unindo para acelerar a implantação de soluções de rede como serviço (NaaS) que alavancam tecnologias e modelos de negócios inovadores, infraestrutura ativa e passiva compartilhada e custos mais baixos para ajudar a fechar a brecha digital, especialmente em mercados emergentes.
O TIP trabalhará em estreita colaboração com a IFC para garantir que a sustentabilidade financeira, ambiental e social tenha um papel central na implantação da infraestrutura digital. A IFC disponibilizará seus recursos de estruturação e experiência em investimentos em tais setores em mercados emergentes aos participantes do Grupo de Soluções TIP NaaS.
“A IFC dá as boas-vindas à parceria com o TIP para trabalharmos juntos no desenvolvimento e financiamento de soluções práticas que possibilitem maior conectividade em mercados emergentes. A inovação é necessária para reduzir o ponto de equilíbrio na implantação da rede, aumentar a acessibilidade e reduzir a divisão digital, e o NaaS pode desempenhar um papel importante nesse sentido. O TIP oferece um fórum exclusivo para financiadores, formuladores de políticas, operadoras e outras partes interessadas do setor para orientar a tomada de decisões e a solução de problemas em torno do desafio contínuo de acessibilidade ”, disse German Cufre, gerente global de investimentos em telecomunicações, mídia e tecnologia da IFC.
“Estamos entusiasmados com a união de forças da IFC com o TIP, porque é preciso mais do que tecnologia para resolver os problemas de conectividade em todo o mundo. A IFC traz sua profunda experiência em financiamento de projetos, governança corporativa e estruturação operacional para o Telecom Infra Project e nosso Grupo de Soluções NaaS, que ajudará a alinhar nossos esforços com a comunidade de investimentos mais ampla ”, disse Attilio Zani, Diretor Executivo do Telecom Infra Project. “Para o NaaS em particular, a IFC e o TIP desenvolverão novas abordagens para a comunidade de investimentos para ajudá-los a acessar o grande mercado endereçável criado pela adoção do modelo de negócios NaaS.”
O TIP e a IFC também estão incentivando outras organizações de financiamento a se unirem em seus esforços para ajudar a eliminar a exclusão digital por meio de modelos de negócios inovadores que oferecem conectividade celular escalonável e de alta qualidade para aqueles que atualmente não a possuem. Junte-se ao Grupo de Soluções TIP NaaS para se envolver.