Colaboração da indústria para realizar o primeiro teste de campo de rede privada 5G no maior hospital da América Latina
O Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) no Brasil está lançando seu primeiro teste de campo de uma rede privada 5G. O projeto ficará sediado no InovaHC, Centro de Inovação do Hospital das Clínicas, e é coordenado pela Deloitte em colaboração com Telecom Infra Project (TIP), Itaú Unibanco, NEC, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Inter-American Development Banco (BID) e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
O teste de campo avaliará a capacidade de transmissão de dados 5G, o tempo de resposta e a viabilidade de realizar exames remotos usando a maior velocidade e menor latência que a rede privada 5G de próxima geração oferece. A prova de conceito do projeto, OpenCare 5G, se concentrará inicialmente na viabilidade de realizar exames de ultrassom remotos usando conectividade 5G com infraestrutura de rede privada no local.
O projeto seguirá a estrutura do TIP 5G Private Networks Solution Group, que reúne uma variedade de especialistas do setor para desenvolver, testar e implantar essa solução baseada em tecnologia para ajudar no avanço da saúde para um desempenho aprimorado de diferentes aplicações e casos de uso. As partes envolvidas nos testes do OpenCare 5G incluem:.
- A Deloitte coordenará o projeto, propondo modelos de negócios sustentáveis para o ecossistema.
- O InovaHC contribuirá com suas instalações de pesquisa e experiência na atração de investidores das indústrias de tecnologia, telecomunicações e farmacêutica para promover a pesquisa acadêmica e fomentar a tecnologia nacional.
- O Itaú Unibanco fornecerá sua expertise em tecnologia, sendo o primeiro banco do Brasil a usar Open RAN para fornecer conexão 5G, alocando parte da capacidade de seu data center.
- O Telecom Infra Project (TIP) 5G Private Networks Solution Group apoiará este caso de uso desenvolvendo e publicando um blueprint em colaboração com a NEC e a Deloitte que ajudará a dimensionar e escalar a solução para futuras implantações em todo o mundo.
- A NEC atuará como integradora de sistemas da camada de rede, gerenciando a instalação, configuração e comissionamento da rede 5G indoor no InovaHC e no data center do Itaú Unibanco.
- A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está apoiando o projeto de incentivo à adoção de novas tecnologias e novos modelos de negócios, a fim de contribuir para maior produtividade do setor industrial e competitividade no país.
- A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) será responsável pela arquitetura do sistema e pela metodologia de pesquisa durante a implementação dos testes de olho no futuro, ciente de como a tecnologia impactará o desenvolvimento de novas soluções.
Giovanni Guido Cerri, presidente da Comissão de Inovação (InovaHC) do Hospital das Clínicas e presidente do Conselho de Administração do Instituto de Radiologia, disse: “Este projeto terá um impacto positivo na prestação de cuidados ao paciente - acelerando a digitalização, medicina personalizada, melhorando o acesso e reduzindo custos. Sem dúvida, será um impulso para novos investimentos em saúde e desenvolvimento de tecnologia, além de melhorar o acesso e reduzir as desigualdades. Também contribuirá para melhorar a qualidade do diagnóstico e a saúde digital.”.
Márcia Ogawa, sócia e líder da área de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte Brasil, disse: “Este projeto é de grande relevância social e econômica. É fundamental para a saúde pública e o desenvolvimento de pesquisas e produtos na área de conectividade no Brasil. O uso do 5G na área da saúde e este ensaio promovem grandes impactos positivos, atraindo investimentos para o país e o desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar a qualidade do atendimento ao paciente, ampliar o acesso à saúde pública e um atendimento melhor e mais rápido nas emergências. Temos o prazer de trabalhar com várias organizações líderes dos setores de tecnologia, telecomunicações e bancário, para desenvolver este projeto dentro do Hospital das Clínicas, um dos principais hospitais universitários da América Latina, que beneficiará o sistema de saúde brasileiro (Sistema Único de Saúde).”
“A rede privada 5G leva a evolução das redes para o próximo nível. As empresas veem o potencial de colher os benefícios do 5G com infraestrutura dedicada para uma experiência de usuário imersiva. A TIP, em colaboração com a Deloitte, NEC e OEMs (Original Equipment Manufacturer), está fornecendo uma plataforma para todos os parceiros incubarem casos críticos de uso de saúde da Inova neste teste de campo, expandindo a relevância da comunidade para verticais empresariais, abrindo as portas para mais casos de uso”, explica Sriram Subramanian, líder técnico do Grupo de Soluções de Redes Privadas 5G do TIP.
Sobre a InovaHC
O Centro de Inovação Tecnológica – InovaHC – conecta empreendedores e recursos para gerar soluções de inovação em saúde mais eficientes para gestores, médicos e pacientes. Para isso, atua em três frentes: In.cube (Incubadora de ideias), In.pulse (Aceleradora de Negócios) e In.pacte (impacta as pessoas apoiando o potencial e a escalabilidade dos negócios desenvolvidos). Sua proposta geral está de acordo com as leis estaduais e federais, que são motivadas a tornar a inovação tecnológica um componente estratégico da economia e do desenvolvimento. Para mais informações, acesse www.inovahc.com.br.
Sobre a Deloitte
A Deloitte é a maior organização de serviços profissionais do mundo, com 345.000 profissionais gerando impactos que realmente importam em mais de 150 países. Com 175 anos de história, atualmente oferece serviços de auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes públicos e privados dos mais diversos setores. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é líder de mercado, com 6.000 profissionais e atuação nacional, a partir de 13 escritórios. Para mais informações, acesse: www.deloitte.com.br.
Sobre o Itaú Unibanco
O objetivo do Itaú Unibanco é promover o poder transformador das pessoas por meio de uma agenda estratégica focada no cliente e na transformação digital, também baseada na diversidade de nossa gente. O Itaú Unibanco é o maior banco da América Latina, com presença em 18 países e mais de 56 milhões de clientes pessoas físicas e jurídicas de todos os segmentos, aos quais oferecemos a melhor experiência em produtos e serviços financeiros. O Itaú Unibanco foi escolhido pela 21ª vez consecutiva para integrar o Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), sendo a única instituição financeira latino-americana a integrar o índice desde sua criação em 1999.
Sobre a NEC no Brasil
Com 52 anos de história no mercado brasileiro, a NEC é uma das mais importantes fornecedoras do país de tecnologias voltadas para redes de comunicação e segurança pública e cibernética, atendendo operadoras de telecomunicações, empresas e governos. A empresa possui décadas de expertise na implantação e integração de projetos e soluções ponta a ponta de alta complexidade, além de atuar em diversos segmentos, como supercomputação. A empresa é uma subsidiária da NEC Corporation, um grupo que atua há mais de 120 anos, que promove a segurança, proteção, justiça e eficiência da sociedade. Sob a mensagem corporativa da empresa, “Orquestrando um mundo mais brilhante”, a NEC visa ajudar a resolver uma ampla gama de questões desafiadoras e criar um novo valor social para o mundo em mudança do amanhã. Para mais informações, visite a NEC em https://br.nec.com.
Sobre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) trabalha para que o setor produtivo nacional aumente sua produtividade, competitividade e rentabilidade. A partir da formulação de programas e serviços, a ABDI contribui efetivamente para o desenvolvimento econômico. Mais recentemente, as atividades se concentraram no incentivo à transformação digital, novos modelos de negócios e uso de tecnologias em cidades inteligentes. A ABDI é indutora da cultura da digitalização na economia nacional, gera inteligência competitiva e é responsável pela articulação entre os agentes públicos e privados, sempre com foco no desenvolvimento do setor produtivo brasileiro.
Sobre a Escola Politécnica da USP
Com mais de 125 anos de existência, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) é considerada a escola de engenharia mais completa da América Latina. Com recursos humanos qualificados e infraestrutura diferenciada, a Poli se destaca pela excelência em ensino e pesquisa. Formou gerações de engenheiros que se distinguiram não apenas em suas especialidades profissionais, mas também na vida política do país e na administração de empresas e órgãos públicos.
Assista a apresentação feita por Márcia Ogawa no evento Telco Club 2021:
https://telecomwebinar.com/webinar/opencare5g-transformando-a-saude-atraves-do-5g/
.