Um Roadmap da comunidade do TIP para acelerar o OpenRAN

 

A missão do Telecom Infra Project (TIP) é acelerar o desenvolvimento e a implantação de soluções abertas, desagregadas e baseadas em padrões que forneçam conectividade de alta qualidade que o mundo precisa, agora e nas próximas décadas.

Ao unir a indústria alinhando e priorizando os requerimentos em Roadmaps técnicos, como primeiro passo do processo fim-a-fim do TIP, os grupos de projetos do TIP estão liderando o caminho na priorização de tecnologias. Em linha com os objetivos dos governos de garantir conectividade rápida, segura, confiável e onipresente, as soluções do TIP desempenham um papel fundamental para evitar a fragmentação do setor e acelerar as implantações comerciais.

Um excelente exemplo é o trabalho que está sendo feito no TIP OpenRAN Project Group e seu recém-lançado Release2, iniciado pelo Technical Priorities Document (Documento de prioridades técnicas) e publicado pelo OpenRAN MoU Group – DT, Orange, Telefonica, TIM e Vodafone. O TIP coletou os comentários sobre o documento de requisitos dos participantes do Grupo de Projeto entre provedores de serviços e fornecedores de tecnologia para criar uma linha de base comum que serve como um Roadmap para o setor, contribuindo para moldar os futuros lançamentos de produtos dos fornecedores da indústria.

Os produtos resultantes passarão pelo Framework de Teste & Validação do TIP, para avaliar seu nível de maturidade em relação aos requisitos técnicos. Produtos, soluções e projetos serão premiados com TIP Badges & Ribbons e exibidos no TIP Exchange, que podem ser utilizados pelas prestadoras de serviços em seu processo de aquisição.

 

 

Yago Tenorio, TIP Chairman & Fellow and Network Architecture Director da Vodafone: “No TIP, promovemos a harmonização dos requisitos de sistemas abertos e desagregados, trabalhando com as operadoras para entender suas necessidades e com os fornecedores para mapear essas necessidades em uma oferta de roadmap única, com visão consistente, e imparcial do que é o estado da arte na indústria. Graças aos Grupos de Projetos como OpenRAN, como provedor de serviço você encontrará uma definição de requisitos já endossada pelos principais players – e também terá uma visão clara e atualizada de quais fornecedores estão mais avançados em sua entrega. Como fornecedor, você pode encontrar aqui uma direção clara para suas prioridades de desenvolvimento que lhe trarão mais clientes mais rapidamente.”

Olivier Simon, Director, Radio Innovation, Orange Group: “No atual contexto socioeconômico, é primordial que o ecossistema trabalhe em conjunto para um objetivo comum de avançar a conectividade sem fio em todo o mundo, por meio de redes abertas e desagregadas, de maneira mais eficiente. A comunidade do TIP provou ser um catalisador para isso, especialmente em termos de pavimentação do caminho para a produção com roadmaps centralizados e soluções testadas e validadas disponíveis no TIP Exchange, para que as operadoras possam se referenciar na emissão de suas RFI/RFPs. Incentivamos todas as partes a se juntarem e contribuírem ainda mais para continuarmos construindo juntos.”

Abdurazak Mudesir, SVP Technology Architecture & Innovation, Deutsche Telekom: “O TIP OpenRAN Project Group estabeleceu fortes parcerias em todo o setor com organizações como GSMA, ONF e O-RAN ALLIANCE para unir o ecossistema e estabelecer uma abordagem holística para a construção da próxima geração da RAN (Radio Access Network). Esta iniciativa é uma plataforma chave para as operadoras de todo o mundo unirem forças para receber parceiros do ecossistema e facilitar o desenvolvimento, verificação, integração e teste de seus componentes RAN desagregados (como estamos fazendo no novo i14y Lab em Berlim) que alimentarão os esforços de outras organizações da indústria”.

José Luis Esplá, Access Network and Devices Director no GCTIO, Telefónica: “A Telefónica acredita que o desenvolvimento de um ecossistema Open RAN saudável é essencial para atingir as metas do 5G nos próximos anos. O TIP é uma ótima estrutura para projetar globalmente os requisitos publicados pelo Open RAN MoU Group, reunindo e alinhando a indústria ao longo de um Roadmap de desenvolvimento claro. Agora é a hora de fornecedores e operadoras de todo o mundo se juntarem a nós enquanto harmonizamos os requisitos de Open RAN para acelerar as implantações comerciais.”

Daniele Franceschini, Innovation, Standardization, IPR e Portfolio Director, TIM: “Convidamos outras operadoras em todo o mundo a contribuir com seus casos de uso e requisitos para o Grupo de Projetos TIP OpenRAN, e nos alinharmos em um roadmap OpenRAN harmonizado para abordar os desafios mais importantes e oportunidades para transformar a rede em uma plataforma em nuvem capaz de suportar a criação de novos serviços digitais de forma programável. Nesta linha, também incentivamos os fornecedores de tecnologia a participar da estrutura de teste e validação do TIP para criar um amplo ecossistema aberto e interoperável.”

Manish Gangey, Head – Network Architecture e R&D, Airtel: “Um ecossistema variado e colaborativo é fundamental para o sucesso das implantações OpenRAN. Nesse sentido, o TIP desempenha um papel fundamental na construção do ecossistema, atendendo a todos os requisitos comuns necessários para construir, testar e validar produtos em escala. Ir ao TIP Exchange para soluções qualificadas de diferentes fornecedores ao lançar RFXs permite que operadores como nós se concentrem em atividades exclusivas para cada um de nós.”

Mohamed H Almarzooqi, Acting Chief Technology Officer, Etisalat International: “As operadoras de todo o mundo estão se unindo por meio de colaborações regionais e globalmente por meio de organizações como o TIP para aproveitar o valor claro que as tecnologias desagregadas e interoperáveis podem fornecer à indústria e aos nossos consumidores. Na Etisalat, apoiamos os esforços do TIP para acelerar o desenvolvimento do OpenRAN para trazer os benefícios de maior eficiência de rede e ecossistema de RAN diversificado para ajudar a reduzir a divisão digital em mercados emergentes. O Documento de Prioridades Técnicas serve como uma ferramenta essencial para harmonizar o setor em nível global com um conjunto comum de requisitos e incentivamos todos os participantes do setor a se envolverem.”

Amith Maharaj, MTN Group Executive: “O OpenRAN pode desbloquear o cenário de fornecedores – aumentando a concorrência, melhorando potencialmente os custos em escala e, por fim, acelerando a inovação. Ao fazer parte da vanguarda do ciclo de desenvolvimento do OpenRAN, por meio do TIP, temos a capacidade de garantir que nossa arquitetura de rede se ajuste à tecnologia emergente, permitindo-nos continuar a oferecer uma experiência excepcional ao cliente e, finalmente, desempenhar nosso papel no aproveitamento do poder da tecnologia para liderar soluções digitais para o progresso de África.”

 

.